APRENDA A FAZER POSTS PARA REDES SOCIAIS COMO UM PROFISSIONAL
Criar posts para redes sociais pode parecer simples, mas você, gerente de marketing digital, sabe que não é bem assim. Muitas pessoas pensam que basta criar uma imagem e fazer uma legenda interessante para ter sucesso nas redes e conseguir muitos seguidores. E tudo isso gerar conversão. Mas isso não é verdade. Para ter […]
Publicado por carratu
Criar posts para redes sociais pode parecer simples, mas você, gerente de marketing digital, sabe que não é bem assim.
Muitas pessoas pensam que basta criar uma imagem e fazer uma legenda interessante para ter sucesso nas redes e conseguir muitos seguidores. E tudo isso gerar conversão.
Mas isso não é verdade. Para ter uma rede social de sucesso existem muitas estratégias em volta disso. E é muito importante você saber usá-las para realmente criar posts para redes sociais que sejam profissionais, diferindo a sua empresa de um usuário comum, por exemplo.
Neste artigo, mostraremos a importância de criar posts para redes sociais, como ele pode ajudar o seu negócio a prosperar e dar algumas dicas para você conseguir profissionalizar as suas redes. Assim, você pode obter melhores resultados que convertem e engajam.
Por que fazer posts para redes sociais é importante?
Podemos citar diversos motivos que fazem investir em redes sociais valer a pena. E explicaremos aqui os principais deles:
- As redes sociais melhoram o seu relacionamento tanto com os leads quanto com os seus atuais clientes, te aproximando deles;
- Isso também é importante para fidelizar os clientes que já compraram com você;
- Você aumenta a autoridade da sua marca, tirando dúvidas e explicando assuntos relevantes para o seu público;
- Essa também é uma forma de gerar tráfego para o seu site. Você pode usar posts, stories e até a sua bio para direcionar os visitantes para o seu blog ou e-commerce, por exemplo;
- Também aproveite as redes sociais para se conectar com outras empresas e criar laços que podem gerar possíveis parcerias.
- As redes sociais são mensuráveis. A maioria delas entrega a você dados, como número de visitantes, comentários ou cliques em seu site, por exemplo. Isso é muito interessante para você analisar as suas métricas e criar estratégias a partir disso. Mas tenha cuidado para não cair nas métricas de vaidade e tomar decisões erradas.
Como fazer posts profissionais para redes sociais?
Agora, daremos algumas dicas que você pode aproveitar para profissionalizar o seu negócio, melhorando o engajamento da sua rede com os seus clientes. E, é claro, aumentando a sua conversão.
Faça um planejamento mensal
A primeira dica é ter um planejamento mensal para que você possa criar um calendário de conteúdos e o seguir. Ou seja, não crie postagens da sua cabeça quando você considerar que certos assuntos são relevantes.
Com planejamento você consegue se preparar para atingir diferentes etapas do funil de vendas e até diferentes tipos de persona, se for o caso. Dessa forma, você consegue aumentar a sua chance de conversão e de se conectar com o seu público.
Por meio de um planejamento, é mais fácil, também, aproveitar datas comemorativas, visto que cada mês tem seu próprio feriado ou data importante, por exemplo. E, pensando nisso com antecedência, você consegue conectar essas datas com a sua empresa, criando conteúdos criativos que se relacionam com o que está sendo vivido no momento.
Então não seja negligente com o planejamento para que a sua estratégia de redes sociais funcione bem.
Defina a rede a atuar
Outra dica é definir em quais redes sociais o seu negócio vai atuar. Você pode até considerar que é importante estar presente em todas, mas isso nem sempre é viável ou vantajoso para a sua empresa.
Diante disso, identifique onde está o seu público para analisar quais redes merecem mais atenção. Se o negócio for B2B, por exemplo, o LinkedIn pode ser uma ótima ideia. Mas se você quer conversar diretamente com o consumidor final, o Instagram ou o Facebook pode merecer uma maior atenção.
É claro que você pode aproveitar o mesmo post para diferentes redes. Mas faça as adaptações necessárias para que cada uma delas fique com a linguagem que faz mais sentido para a rede.
O LinkedIn, por exemplo, costuma ter textos mais longos. Mas se você reproduzir isso no Instagram, as pessoas podem não ler a legenda e passar batido pelo que está sendo dito.
Ou seja, não copie e cole o conteúdo produzido em todas as redes sociais. Faça as adaptações necessárias para ter o melhor resultado.
Escolha o formato do post
Também escolha o formato do post de cada conteúdo. Você pode determinar diferentes estratégias para cada um.
Em certo post pode valer a pena fazer um Reels, em outro investir no carrossel, em outro uma simples imagem. Tudo isso pode interferir no tipo de CTA que você coloca na legenda.
Então defina no seu planejamento sobre qual é o tipo de post de cada conteúdo mensal. Porque isso também interfere bastante nos resultados, inclusive no alcance que cada postagem recebe.
Crie legendas e imagens
Crie legendas e imagens com estratégia. Você pode aproveitar os emoticons para deixar o texto mais divertido, leve e fácil de ser lido.
Também lembre-se de deixar um CTA ao final de suas legendas, convidando o leitor, por exemplo, a comentar no texto, enviar o post para um amigo ou clicar no link da bio.
E utilize legendas criativas para não cansar seu público. Também aproveite os gatilhos mentais para conquistar as pessoas com as quais você está conversando.
Programe os posts e mantenha uma frequência de postagem
Programe os posts para serem publicados em dias certos, a fim de ter uma frequência de postagem e um calendário editorial.
Isso também beneficia você quando falamos do algoritmo das redes sociais. Se precisar, pode usar uma ferramenta de automação de marketing para isso.
Conclusão
Criar posts para redes sociais vai muito além de colocar uma foto e uma legenda e publicar na rede. Há muita estratégia por trás para que as postagens sejam profissionais e consigam alcançar os leads da forma que você deseja.
E isso faz toda a diferença no momento de aumentar o engajamento do seu público com a sua marca e melhorar a convenção que essas redes geram para a sua empresa. Então aproveite as dicas que demos neste artigo para profissionalizar ainda mais os posts para redes sociais.
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carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.