O QUE É MÉTRICA E COMO ESCOLHER?
O que é métrica e como escolher as melhores para avaliar o seu negócio B2B? Essa é uma dúvida muito comum entre os gerentes de marketing, que são cobrados sobre resultados e têm dúvidas de como proceder. O ideal é que essas métricas surjam de um planejamento, porém isso nem sempre acontece. Por isso, mostraremos […]
Publicado por carratu
O que é métrica e como escolher as melhores para avaliar o seu negócio B2B? Essa é uma dúvida muito comum entre os gerentes de marketing, que são cobrados sobre resultados e têm dúvidas de como proceder.
O ideal é que essas métricas surjam de um planejamento, porém isso nem sempre acontece. Por isso, mostraremos as métricas básicas que devem ser avaliadas quando o assunto é marketing.
Ou seja, recomendaremos métricas que podem ser avaliadas para negócios de forma geral. Mas vale ressaltar que só você conhece o seu negócio e a sua realidade. Por isso, deve ser a pessoa a avaliar o que vale mais a pena.
Mas indicamos que, mesmo tocando a operação utilizando as métricas que demos, não deixe de fazer um planejamento para, a partir disso, medir os números que façam mais sentido de acordo com a sua empresa.
Falando sobre planejamento de marketing
Mas por que se planejar? Primeiramente, todo profissional de marketing deve ter em mente que o sucesso vem quando ele sabe onde quer chegar.
E é a partir disso que surge o planejamento, por meio da união de opiniões das pessoas que comandam a empresa. Quando ocorre o debate e os stakeholders decidem o que faz mais sentido para o negócio, eles podem se planejar tendo em vista os objetivos e metas principais.
Ou seja, o planejamento de marketing deve indicar quais números podem ser medidos para mostrar o sucesso que a empresa está buscando. Quando você acompanha essas métricas, pode identificar o andamento das estratégias de marketing e identificar se está havendo colaboração para o sucesso do negócio e o que precisa ser modificado.
Então, todo o planejamento de marketing precisa ter objetivos claros que estão associados às principais métricas que os responsáveis pela empresa buscam mensurar.
E nós deixamos o alerta: sem planejamento, sem sucesso.
KPIs e métricas
KPI é a sigla em inglês de Key Performance Indicator, ou seja, isso não é a mesma coisa que uma métrica.
Na verdade, os KPIs são os principais indicadores a serem acompanhados de uma empresa. Então imagine que você meça dez métricas diferentes para o seu negócio. Os KPIs podem ser as três principais, por exemplo, aquelas que realmente mostram se sua empresa está no caminho certo.
Mas apesar de não terem o mesmo significado, faz sentido definir os KPIs e as métricas juntos, para que eles possam ser mensurados de forma coerente.
O que fazer quando não tenho planejamento, mas penso em criar um?
Se você ainda não tem um planejamento e pretende criar um, podemos ajudar mostrando quais são as principais métricas de marketing, ou seja, aquelas mais recorrentes. Assim, quando você for cobrado, saberá como se posicionar.
Dentre as muitas métricas de marketing, uma das mais importantes é a taxa de conversão de visitantes para leads Ela mostra o percentual de visitantes do seu site ou redes sociais, por exemplo, que de fato convertem e se tornam leads ou vendas.
Outro valor importante é o CPL, o custo por lead. E podemos citar diversas outras métricas, como a quantidade de visitantes do seu site e o engajamento das suas redes sociais.
Tudo isso é relevante. Mas, como já comentamos, vale a pena você analisar qual desses dados faz mais sentido de acordo com o que a sua equipe de marketing espera.
O que é métrica importante para o seu chefe
Neste tópico, vamos falar o que é métrica de atração orgânica e paga, ok? Tudo para passar o máximo de informações valiosas para você.
Agora que você já sabe exatamente o que é métrica e como ela funciona, entenda que você pode medir diversos fatores diferentes.
Aqui nós selecionamos métricas importantes para o seu chefe, ou seja, aqueles números principais que você será cobrado.
O que os seus superiores querem saber é se essas estratégias utilizadas realmente estão gerando lucro e vendas.
Nesse contexto, algumas métricas interessantes de mostrar para eles são:
- A taxa de conversão para vendas;
- O custo por lead;
- O custo por clique e o custo por aquisição.
Essas são métricas relacionadas à realidade financeira e geram análises importantes para os seus superiores.
Se você estiver analisando um blog, por exemplo, o seu chefe dificilmente estará interessado em valores como taxa de rejeição ou usuários únicos, por exemplo, e nem em métricas de vaidade. O que ele quer saber é se o conteúdo está gerando leads, vendas e se o processo de conquista está sendo econômico..
Quando falamos em mídia paga, existem três métricas principais a serem analisadas:
- O custo de aquisição por cliente;
- O custo de aquisição por lead;
- O retorno sobre o investimento.
Se você utilizar Google Ads, Facebook Ads ou outras ferramentas relacionadas, é fácil ter esses dados, pois a própria plataforma os fornece. Mas você também pode buscar ferramentas adicionais para analisar esses números.
Quais métricas importam para o gerenciamento do trabalho do seu time operacional
Mas também existem as métricas essenciais para você gerenciar o seu time operacional de marketing.
Imagine, por exemplo, que você esteja adotando uma estratégia de focar em produção de conteúdo para o blog.
Nesse caso, faz sentido você analisar dados relacionados a isso como:
- Pageviews;
- Taxa de conversão;
- Usuários únicos.
Tudo depende da sua estratégia e objetivo.
Mas se você está em uma campanha de e-mail marketing, é interessante analisar as taxas de abertura e de clique no e-mail e bounce rate.
Tudo isso pode te mostrar se o título do e-mail está com um copy interessante ou se a ferramenta de automação escolhida está fazendo o e-mail chegar ao inbox dos clientes, por exemplo.
E isso é importante para você gerenciar a sua equipe e saber quais mudanças devem ser feitas.
Considerações finais
Fizemos este texto para explicar o que é métrica e KPI, para que você consiga medir os números mais importantes para o seu negócio da melhor forma.
Agora, você já sabe que os indicadores interessantes de mostrar ao seu chefe diferem daqueles mais importantes para medir a performance da equipe de marketing.
Então, se você ainda não tem um planejamento, mas pretende criar um, comece a analisar as taxas que falamos ao longo deste texto, para que você possa começar a verificar se a sua estratégia de marketing está trazendo os retornos esperados e alcançando seus objetivos.
E se você precisar de ajuda para saber trabalhar bem com tantos dados, conte com o time da Carratu, pois somos uma agência multidisciplinar e com vasta experiência no mercado de Inbound Marketing.
E aí, ficou por dentro de o que é métrica? Compartilhe com seus amigos a importância de saber escolher a sua!
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.