O QUE É LEAD NO MARKETING DE EMPRESAS?
Muita gente sabe o que é lead no marketing, mas isso não é o suficiente para atrair novos clientes. Além de entender o conceito, você precisa criar estratégias para atrair leads qualificados, e não apenas um grande número de contatos. E é por isso que criamos este artigo, para explicar a você, não apenas o […]
Publicado por carratu
Muita gente sabe o que é lead no marketing, mas isso não é o suficiente para atrair novos clientes. Além de entender o conceito, você precisa criar estratégias para atrair leads qualificados, e não apenas um grande número de contatos.
E é por isso que criamos este artigo, para explicar a você, não apenas o conceito do lead, mas como atrair pessoas realmente interessadas em adquirir a sua solução por meio de um marketing digital bem estruturado.
Então continue a leitura para entender melhor esse assunto e fale conosco se quiser se especializar em Inbound Marketing ou Google ADS.
O que é lead no marketing B2B?
O lead é uma pessoa que, por algum interesse, ofereceu o seu contato para a sua empresa, seja email, telefone, ou outros dados. Tudo isso em troca de algo de valor que o seu negócio oferece, como um ebook, uma planilha, ou um webinar, por exemplo.
Sendo assim, essa é uma pessoa que demonstrou interesse no seu empreendimento ou no conteúdo que você oferece. Ou seja, ela tem bastante interesse naquele assunto e pode dar preferência ao seu produto ou serviço.
Podemos dizer que essa é uma pessoa que pode ser facilmente abordada por um profissional da sua equipe comercial. No entanto, para isso, é importante que o contato seja feito no momento certo.
Ao falarmos em B2B, estamos nos referindo aos potenciais clientes empresariais. E a geração de leads é a primeira etapa no processo de vendas.
Desse modo, os leads qualificados são as empresas que possuem interesse no seu negócio pelos produtos ou serviços que a sua empresa oferece.
Como gerar leads qualificados?
Gerar leads qualificados é o mesmo que montar estratégias de marketing digital com a finalidade de transformar pessoas desconhecidas, que possuem interesse no contexto e mercado em que a sua empresa atua, em conhecidos. Isso pode ser feito, principalmente, por meio de Inbound Marketing ou mídia paga.
Esse processo pode acontecer por meio da geração de conteúdos relevantes para o público. Sendo assim, as pessoas escolhem de forma espontânea entregar os seus dados, iniciando um relacionamento em que acontece a troca simultânea de valor.
Um lead qualificado consome informações relevantes para ele e vê valor em sua empresa, é claro. Ou seja, produzindo conteúdos para redes sociais e blogs, você consegue organizar a jornada de compra do possível cliente. E a nutrição de leads também é fundamental para o seu time de vendas ter sucesso com esses contatos.
Por que se preocupar com os leads?
Os leads são pessoas que possuem um certo interesse no seu conteúdo, produto ou serviço. Sendo assim, são contatos que estão realmente interessados em consumir o seu conteúdo e saber mais informações sobre o que a sua empresa oferece.
De fato, quando pensamos em um público de 1.000 pessoas, apenas 6% ou 7% dessa população terá interesse em saber sobre o seu produto. Então, significa que esses podem ser os seus potenciais clientes.
Se essa pequena parcela realmente tem interesse na sua empresa, por quê desperdiçar algo que pode se transformar em venda?
Vale a pena investir nessa pequena parcela para utilizar a sua equipe nos contatos com maior potencial de compra.
Agora que você já sabe o que é lead no marketing, veja quais são as ferramentas que podem ajudar na captação de leads.
Ferramentas de captação de leads
Para fazer a captação de leads, você precisa contar com algumas estratégias e formas de fazer essa captação. Para isso, separamos algumas ferramentas para ajudar você nesse processo.
Whitepapers
Uma das formas mais comuns de colocar essa estratégia em prática é por meio do fornecimento de informação. E o Whitepaper é excelente nisso porque ele funciona como um verdadeiro manual sobre determinado assunto, com informações ricas.
Desse modo, você pode apresentar conteúdos relevantes para o seu público, e existe uma chance considerável de as pessoas se interessarem em fornecer dados para baixar esse material.
Webinars
Os webinars são ótimas formas de garantir que o público conheça um conteúdo ou algo que a sua empresa oferece.
Essa estratégia acontece de forma online, por meio de uma apresentação. Desse modo, isso pode ocorrer por meio de uma entrevista, simples apresentação e até mesmo palestra.
E-book
Os e-books também são ótimas formas de captar leads. Esses são conteúdos digitais em formato de livros e contam com conhecimentos e informações mais aprofundadas sobre determinado assunto.
Desse modo, você pode colocar como conteúdo do ebook o principal serviço que a sua empresa oferece ou algo que esteja relacionado ao seu negócio e seja do interesse da persona. Assim, ela preencherá dados seus para receber esse material rico.
Além disso, é importante ressaltar que esses conteúdos devem ser mais densos e de fácil entendimento do potencial cliente ou empresa, em caso de B2B.
Por que fazer o gerenciamento de leads?
Se você está pensando em ter estratégias de inbound marketing dentro da sua empresa, em algum tempo, terá uma dúvida: o que fazer com tantos leads? Isso é algo comum entre empresas que não conseguem colocar uma equipe comercial para entrar em contato com esses leads.
Então, só gerar leads não é uma ótima opção. Afinal, os consumidores engajam com de 3 a 5 conteúdos antes de iniciar a conversa com um vendedor, de acordo com a pesquisa de 2021 Content Preferences Survey.
Sendo assim, é essencial ajudar esses potenciais clientes a descerem no funil de vendas. Assim, você consegue entregar para a equipe comercial os leads que estão mais propensos a realizar a compra.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é lead no marketing de empresas e as principais informações, deve ter percebido o quanto isso é importante para o seu negócio.
O responsável pelo setor de marketing de uma empresa precisa contar com estratégias de inbound marketing que trabalhem bem estratégias de captação de contatos.
Essa é uma das principais formas de alcançar resultados positivos e ter uma grande lista de leads. Além disso, é importante garantir que o processo do funil de vendas seja realizado. Desse modo, será possível entregar leads mais qualificados para o setor comercial da sua empresa.
Aproveite todas as dicas sobre como captar leads e aproveite todos os benefícios que o inbound marketing pode oferecer e, consequentemente, aumentar a rentabilidade do seu negócio.
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.