MATURIDADE DE DADOS EM MARKETING: SUA EMPRESA TEM?
O termo maturidade de dados é algo que vem cada vez mais sendo questionado por departamentos de marketing de empresas que atuam em um nível de concorrência acirrado no mercado. Empresas SaaS, sejam elas startups ou não, já têm em sua cultura organizacional a coleta de dados em marketing. Porém ainda existem muitas dúvidas e […]
Publicado por carratu
O termo maturidade de dados é algo que vem cada vez mais sendo questionado por departamentos de marketing de empresas que atuam em um nível de concorrência acirrado no mercado.
Empresas SaaS, sejam elas startups ou não, já têm em sua cultura organizacional a coleta de dados em marketing. Porém ainda existem muitas dúvidas e mitos sobre como a tecnologia pode ajudar na análise de dados e oferecer uma visão de negócios.
Com o aumento de gastos em 2022 com análises de dados em marketing, parece que um novo mercado está se abrindo e segundo a pesquisa recente do PANORAMA DO MARKETING POR DADOS, realizada pela Opinion Box. Nela 79% dos profissionais de marketing alegam ter desafios em trabalhar com métricas, sendo que 58% dos profissionais de marketing alegam que o maior desafio com dados é não saber quais métricas usar e/ou não saber interpretar as informações.
Pois bem, temos um cenário de alerta vermelho para um futuro que voa para um rumo certo, o do data driven, que significa tomar decisões baseada em análise e interpretação de dados.
Mas como conquistar esse nível de maturidade de dados, ou ainda como entender que como iniciar nessa jornada que muitos acreditam que ainda é algo remoto da rotina dos profissionais de marketing?
Continue lendo esse artigo e se prepare para o conteúdo mais importante que você irá ler nesta sua jornada de maturidade de dados em marketing.
O que é marketing orientado a dados?
O marketing orientado a dados ou data driven marketing, é uma forma de trabalhar a enorme coleta de dados que as empresas realizam através de ferramentas, buscando melhorar as métricas da jornada de compra dos clientes. Esses dados são provenientes de registros tecnológicos que uma vez que são cruzados, geram respostas e, em seguida, são usados como base para gerar decisões mais otimizadas.
Como posso avaliar a maturidade dos dados em marketing?
Existem algumas abordagens para entender qual a Maturidade de Dados que a sua empresa está. Aqui na Carratu Digital, a nossa visão foi construída através de muitos anos de prática, estudos e entendimento do mercado, através dos inúmeros clientes que atendemos com demandas similares. A característica mais evidente que encontramos em empresas com um nível de maturidade mais alto são as orientadas por dados, ou seja, os dados são incorporados em todos os processos e todas as decisões são informadas de forma automatizada.
Registro de dados (Etapa 01)
A forma como estamos coletando dados, está cada vez mais rápida e precisa. E-mails são armazenados em bancos de dados corporativos, conversas de WhatsApp são digitalizadas. Muitas empresas estão criando grandes repositórios de dados (banco de dados), procurando manter um forte registro digital de tudo o que está acontecendo como, por exemplo, sistemas financeiros, sistemas de estoque, sistemas de vendas, até mesmo RH.
Este é o cenário de quem está neste estágio. Por isso, é comum os gestores pensarem que estão trabalhando com dados, mas na verdade estão somente registrando informações valiosas, que servirão em algum momento para ele entender o que aconteceu!
Integração de dados (Etapa 02)
Como mencionamos no tópico anterior, a maioria das empresas têm diversas fontes que geram dados sobre os dados do mercado e de seus potenciais clientes, mas eles são registrados em ferramentas que, muitas vezes, não se integram. Isso dificulta a análise humana para uma rápida tomada de decisão.
Entendo que a integração dessas ferramentas, bem como o entendimento de quais métricas analisar, ajudam a identificar o por que as coisas estão acontecendo da maneira que estão. Isso é fundamental para você entrar no jogo e começar a pensar em estratégias de marketing.
Análise com Inteligência Artificial (Etapa 03)
Bem, chegamos no estágio onde a maioria das empresas estão buscando evoluir. A análise de marketing abrange o uso de algoritmos baseados em IA, juntamente com a inteligência humana para entender melhor uma campanha de marketing malsucedida, média e/ou bem-sucedida.
Com tantos dados a serem analisados, processados e extraídos para insights, a inteligência humana pode interpretar de forma mais demorada e com falhas o desenvolver de estratégias de marketing sob medida. Já com a inteligência artificial é mais rápido para integrar e automatizar essas diversas e parâmetros complexos e obter uma campanha de marketing bem-sucedida.
Tomada de ações com Inteligência Artificial (Etapa 04)
Para se tomar uma decisão é necessário tempo para as análises se realizarem, além da segurança que você precisa ter que os algoritmos estão trabalhando no sentido correto dos seus objetivos. Nesta etapa, as empresas estão mais bem equipadas para combater desastres usando algoritmos de tomada de decisão de IA, detectar anomalias e prever comportamentos futuros.
A IA aprimora a automação e reduz o trabalho humano intensivo e as rotinas nas análises de previsão, que muitas vezes acabam tendo falhas, que a máquina supre facilmente em cálculos de rotina.
Afinal, em qual dessas etapas você identificou que a sua empresa ou departamento de marketing está? É natural que, uma vez que identificamos a etapa de maturidade de dados, pensemos em como evoluir para o próximo ou se queremos iniciar um projeto na empresa.
Como criar a cultura data driven marketing?
Toda empresa competitiva deve ter uma cultura estabelecida, e a mesma deve ser aplicada de alguma forma com a sua equipe, seja pelo RH ou por ações do time de marketing. Com a chegada de dados na empresa, estes devem ser os departamentos que devem iniciar as mudanças, sempre como apoio da equipe de TI.
Então o antigo RH se torna um RH Tech, e o antigo Marketing se torna um Smarketing. Mas não é a mudança de nomes que irá criar a nova cultura, ela só irá simbolizar essa mudança, pois as tomadas de decisões estratégicas utilizando a ciência de dados e a inteligência de mercado colocarão em prática decisões mais rápidas e seguras.
Dicas para criar uma cultura de maturidade de dados na empresa
- Faça uma avaliação do clima organizacional da sua empresa (comece pelos setores de RH e Marketing – todos os níveis hierárquicos);
- Descubra quais profissionais têm o perfil mais focado em analitico e empodere-os;
- Integre esses departamentos a equipe de TI, para que haja harmonia nos desafios a serem enfrentados;
- Faça com quem a cultura data driven comece top down, usando as pessoas mapeadas na avaliação do clima organizacional;
- Promova através de campanhas o hábito de explicar as escolhas através de análises.
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Como podemos ajudar?
Nestes 20 anos à frente da Carratu Digital, e especialmente na área de planejamento, vi e planejei para empresas de diferentes portes e tipos, e observei que todas enfrentarem desafios muito semelhantes. Fica claro, para mim, que quanto mais tempo as empresas demoram para começar a construir a sua maturidade digital, mais difícil fica, pois o mercado vai exigindo e pressionando cada vez mais, e você estará atrasado em relação à concorrência.
Esse é um processo em etapas, como mostro no início do artigo, e cada passo tem muito valor na construção, porque cada um traz aprendizados importantes. O que eu também sei pela minha experiência é que quando a empresa começa esse processo, ela vê o retorno disso em valor e resultado.
Nós trabalhamos lado a lado com os negócios que querem performar digitalmente. Ajudamos grandes marcas a consolidarem sua presença digital, a aproveitarem o potencial das redes e entregarem mais valor para os clientes.
Se você deseja começar essa trajetória, e saber mais sobre maturidade de dados temos uma equipe especializada que poderá te guiar nesse processo para que, juntos, possamos dar esses primeiros passos, tão importantes e necessários.
Vamos começar?
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.