LUGAR DA MULHER NO MARKETING DIGITAL
Lugar da mulher no Marketing: A representatividade histórica da mulher nos meios de produção é escassa e isso não é diferente quando falamos em tecnologia e, mais especificamente, em marketing digital. Para falarmos sobre isso precisaremos imergir em alguns questionamentos: como surgiu a era digital e qual o lugar da mulher nessa trajetória? Pois bem, […]
Publicado por Maria Luiza Januario
Lugar da mulher no Marketing:
A representatividade histórica da mulher nos meios de produção é escassa e isso não é diferente quando falamos em tecnologia e, mais especificamente, em marketing digital. Para falarmos sobre isso precisaremos imergir em alguns questionamentos: como surgiu a era digital e qual o lugar da mulher nessa trajetória? Pois bem, o lugar da mulher é onde ela quiser e for capaz de desenvolver habilidades relacionadas a sua área de trabalho, bem como qualquer outro ser humano. Mas se a resposta é tão simples, por que ela ainda é uma problemática? E como podemos fazer a diferença quanto profissionais da área? É sobre isso que falaremos agora.
A era digital teve seu start com a geração Millenium, no fim do século XX, quando a evolução disruptiva encontrou cada vez mais formas de desintermediar o conhecimento e a comunicação. Nesse caminho, sem surpreender ninguém, os homens foram grandes protagonistas, ou receberam maior destaque. Apesar de a indústria tecnológica crescer esporadicamente, o número de mulheres em posições de liderança, no mercado geral, corresponde apenas a 16% de acordo com pesquisa da Grant Thorton, isso se deve a marcante segregação de gênero presente no mercado que ainda negligência a equidade, principalmente salarial, no âmbito profissional.
Algumas mulheres procuraram e encontraram o seu lugar nas conexões do marketing digital, seja no inbound ou no outbound, a presença feminina se mostra cada vez mais eficaz, e ao contrário do que muitos pensam, isso não diz respeito ao seu gênero, mas às suas habilidades. Como mulheres no mercado de trabalho, essas são seres humanos brilhantes, se liga aí:
Emília Chagas
Fundadora da plataforma facilitadora de gestão da produção de conteúdos: Contentools. Empresa fundada em 2013, desafiando os ideais do digital, já que era uma prática ainda não difundida no Brasil. No ano de 2017 contava com dois escritórios em território nacional e passava por um processo de internacionalização. Hoje a plataforma conta com diversas ferramentas detalhadas e focadas no sucesso do cliente.
Lisiane Lemos
Profissional reconhecida pela Forbes como uma das pessoas mais jovens, abaixo de 30 anos, que fazem a diferença no Brasil, ela é especialista em soluções de suporte da Microsoft, além de ja ter atuado como mentora de diversas empresas como por exemplo a Revista Voto e a Magazine Luiza. Fazendo ainda, parte da liderança do comitê de igualdade racial do grupo mulheres do Brasil, atuando também como consultora da UNESCO. Atendeu a clientes de altíssima relevância no mercado, como a Petrobrás, America Movil e Odebrecht. Lisane nos mostra cada vez mais através do seu trabalho e engajamento político-social que toda mulher tem seu lugar.
Thaísa Borgoni
Com participação ativa no mercado de comunicação e marketing, Thaisa possui mais de 12 anos de experiência na área. Com sua visão sistêmica em análise de mercado e alta capacidade analítica, se destaca por sua atuação como Analista de projetos na Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento da PUCPR e por sua atual gestão como Gerente de Marketing e Relacionamento e Gerente Comercial do grupo Clubcom, mostrando assim que as mulheres devem e podem fazer a diferença onde quiserem.
Liliane Ferrari
Falou em mídias sociais o nome dessa mulher surge como um pop-up. Apontada pelo IG como uma das 10 mulheres mais influentes da internet brasileira, a jornalista e professora das mais renomadas escolas de comunicação, desenvolveu diversos projetos digitais para a TV Globo, Caixa Econômica Federal, O Boticário e a Editora Trip, por exemplo. Completamente presente no meio digital, Liliane nos mostra como é possível uma mulher ter seu trabalho reconhecido em nosso país.
Inseridas no mercado de trabalho, o lugar da mulher é na área de marketing digital, essas servem de inspiração para caminharmos cada vez mais longe, cada vez com mais justiça e foco para nunca desistirmos dos nossos sonhos e objetivos e de fato fazermos a diferença e deixarmos nossa marca na era digital.
Maria Luiza Januario