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Google Analytics 4: Prepare-se para a mudança

Falar sobre o Google Analytics 4 (GA4), ainda é um grande desafio para muito profissionais de marketing, isso por que o Universal Analytics (UA) do Google deixará de coletar dados em 1º de julho de 2023 e pouco de sabe sobre a próxima geração do Analytics, que coleta dados com base em eventos de sites e apps.

Mas fique calmo, pois mesmo sabendo que ele irá parar de funcionar, durante seis meses após o dia 1º de julho de 2023 você ainda terá acesso aos dados históricos do UA. Depois deste prazo, os dados desaparecerão, então fiquem ligados, pois o Google Analytics 4 (GA4) será a plataforma padrão.

Com a nova versão, aparecem grandes mudanças nos dados e nas métricas com as quais você está acostumado, e elas podem causar muito estresse para profissionais de marketing, mas também podem trazer algumas bênçãos.

Com um bom planejamento e preparação antes do prazo, você pode encontrar novas oportunidades nessa mudança.

Então, vamos dar um passo de cada vez e focar no seu sucesso e sossego com o novo Google Analytics 4.

ga4

Você deve mudar imediatamente?

Você deve esperar até que o GA4 tenha mais integrações e funções?

Antes de tomar essa decisão, é importante entender o que está mudando entre o GA4 e o UA e por quê.

Para uma visão abrangente do que está mudando e como se preparar, baixe o nosso guia de Google Analytics 4 aqui.

O que é GA4?

GA4 significa “Google Analytics 4” e é a nova versão do Google Analytics.

Seu antecessor, o Universal Analytics, é o que a maioria das pessoas usam atualmente, mas, como já explicamos, em 2023 ele irá ser desabilitado.

O Google lançou o GA4 pela primeira vez em outubro de 2020 e, na postagem do anúncio, o Google citou as mudanças no comportamento do usuário e nos padrões de privacidade como os principais motivos para a mudança.

Se quiser continuar coletando dados no Google Analytics após o prazo de 1º de julho de 2023, você precisará fazer a transição para o GA4.

Assistir vídeo sobre Google Analytics 4

Qual é a diferença entre Google Analytics 4 e Universal Analytics?

Para ajudar você a entender melhor a diferença entre o UA para o GA4, vamos aprofundar no que eles se diferenciam.

Universal Analytics e sua história

O UA, que você provavelmente usou até agora, coleta dados com base em sessões e acessos da web, que são exibições de página ou eventos, que você pode gerar usando um conjunto restrito de descritores.

Ele é alimentado por cookies primários e de terceiros.

Por padrão, o rastreamento de eventos não está configurado e você deve configurá-lo manualmente.

Se você quiser rastrear dados de usuários de aplicativos móveis, precisará usar o Firebase SDK do Google e configurar o rastreamento específico da plataforma.

Em 2019, o Google lançou um tipo de propriedade web + aplicativo no Google Analytics, e o GA4 evoluiu a partir dessa abordagem combinada.

Google Analytics 4 e seus recursos

O GA4 apresenta um novo modelo de coleta de dados que visa resolver:

  • Uma necessidade de rastreamento que não discrimina pelo dispositivo.
  • Preocupações de privacidade sobre cookies de terceiros.
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O GA4 usa cookies e sinais primários para permitir a coleta e geração de relatórios de dados entre dispositivos.

ponto de dados principal no GA4 é um tipo diferente de evento.

Esses eventos do GA4 são muito mais granulares e descritivos da ação específica que os aciona por padrão. Além disso, você não precisa configurá-los manualmente.

O GA4 facilita o acompanhamento da jornada de um visitante sem a necessidade de implementar o Gerenciador de tags do Google.

Portanto, enquanto o modelo de dados está mudando, o GA4 facilita o rastreamento entre dispositivos e os pontos de dados são mais precisos.

O que está mudando no GA4?

Então, o que isso significa para você e sua estratégia de análise existente?

GA4 será uma folha em branco – então faça backup de seus dados

Logo de cara, você terá que configurar novas propriedades no GA4.

Você não pode importar seus dados de UA porque a estrutura não é a mesma; o método de coleta de dados está mudando, assim como muitas das métricas.

Se você deseja manter os dados históricos do seu site ou dos sites dos clientes, precisará exportar os dados do UA e usar um aplicativo diferente para visualizá-los.

GA4 combinará dados da Web e móveis, e integrará apps

O modelo de dados do GA4 é uma evolução do Firebase SDK do Google. Ele permite que o GA4 rastreie e gere relatórios sobre usuários de diferentes dispositivos.

Antes, se você acessasse um site pelo notebook e pelo celular, o GA interpretava esses dados como 2 usuários diferentes. Agora, ele já consegue identificar que se trata da mesma pessoa em diferentes positivos. Isso é muito interessante pois permite uma análise mais fiel da realidade.

Para empresas que possuem tanto aplicativos quanto sites, o GA4 também chega como uma revolução. Ele consegue integrar essas duas frentes, o que não era feito pelo GA Universal. Isso proporciona insights preciosos para os gerentes de marketing que precisavam olhar para os números do aplicativo e do site de forma separada.

Os cookies de terceiros estão desaparecendo

Como você percebeu, o GA4 não rastreará cookies de terceiros; seu foco será em cookies primários.

A privacidade é um dos principais motivos pelos quais os cookies de terceiros estão sendo eliminados.

Qual é a diferença entre cookies primários e cookies de terceiros? Por que isso Importa?

  • Cookies primários são os que rastreiam sua atividade em um site e foram colocados lá pelo proprietário desse site.
  • Cookies de terceiros são os que foram colocados em um site por alguém que não é o proprietário desse site, permitindo que sua atividade seja rastreada automaticamente por terceiros.

O Google está removendo cookies de terceiros do Analytics e do Chrome.

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A remoção de cookies de terceiros altera o que o Google e outros anunciantes podem rastrear e como eles coletam dados.

O GA4 mudará as principais métricas, como taxa de rejeição

Um modelo de coleta de dados diferente significa que muitas das métricas com as quais você está acostumado não podem permanecer as mesmas.

Um exemplo de métrica que está mudando é a taxa de rejeição.

A taxa de rejeição é uma porcentagem de sessões que terminam sem nenhuma interação em uma página.

O GA4 substitui a taxa de rejeição pela taxa de engajamento.

O que é taxa de engajamento?

A taxa de engajamento é uma porcentagem de “sessões engajadas”.

Estas sessões ou:

  • Durar mais de 10 segundos.
  • Tenha um evento de conversão.
  • Ter pelo menos duas exibições de página ou exibições de tela.

Como a Carratu explica em seu e- book do GA4, a taxa de engajamento não é um inverso direto da taxa de rejeição.

Se você for uma agência, precisará gastar algum tempo ajustando como relatar a seus clientes sobre essas novas métricas.

Como a taxa de engajamento do GA4 vs. A taxa de rejeição da UA oferece melhores oportunidades

Com a mudança vem a oportunidade, especialmente quando você tem tempo suficiente para se preparar.

Como você verá no exemplo de taxa de engajamento abaixo, você está obtendo informações mais úteis do que as fornecidas pela taxa de rejeição.

Kayle Larkin, colaboradora da SEJ e especialista em análises, argumenta que a taxa de rejeição não é necessariamente uma medida útil de engajamento ou da eficácia das páginas porque ela se concentra nas ações e não no tempo.

Por exemplo, um usuário que lê uma postagem de blog inteira de 2.000 palavras e depois sai sem nenhuma outra ação é considerado um bounce no modelo antigo. Mas eles estavam claramente envolvidos com o conteúdo.

Ao adicionar um elemento de tempo, a taxa de engajamento inclui leitores e é um melhor indicador da eficácia de uma página.

Pode levar algum tempo para mudar seus processos de relatórios e educar os clientes, mas você pode encontrar muitos resultados positivos.

Saiba mais sobre o que você perderá e o que ganhará ao mudar para o GA4 com o guia do CallRail para o GA4 para agências .

Novos proprietários de sites devem usar GA4 ou UA?

Se o seu site for totalmente novo, sua nova conta terá como padrão o GA4. Você provavelmente não deve se esforçar para configurar o UA, pois ele está indo embora, então não faz sentido configurar duas novas propriedades.

Comece a trabalhar com a nova tecnologia e não se preocupe se houver uma curva de aprendizado, isso faz parte do jogo e todos estão vivenciando isso em conjunto, logo haverão muitos tutoriais como esse nosso.

Os proprietários de sites já existentes devem usar GA4 ou UA?

Não exclua suas propriedades UA ainda! Faça backup deles, primeiro!

Leia também:  QUAL A MELHOR METODOLOGIA DE ANÁLISE DE DADOS NO MARKETING?

Além de perder seus dados, todas as ferramentas integradas também serão interrompidas se você fizer uma troca forçada agora.

A boa notícia é que você ainda tem muito tempo para molhar os pés.

Dica profissional: comece a mudança mais cedo para poder começar a coletar dados ano a ano agora.

Apenas certifique-se de que todas as ferramentas de terceiros que você usa foram atualizadas antes de mergulhar. Ou, se você não espera que eles sejam atualizados a tempo, procure novas ferramentas.

As agências devem usar GA4 ou UA?

Para agências e profissionais de marketing, a situação é mais complicada.

Se você deseja dados anuais para o próximo ano , já deve ter o GA4 configurado. Se não, comece agora. Quanto mais tempo você deixar, mais tempo terá que esperar pelos dados de comparação ano a ano.

Mas você pode ter que ficar com a UA por um tempo também.

Todos os seus clientes farão isso em um ritmo diferente. Alguns podem nem estar cientes de que precisam fazer a mudança. Muitos não esperam mudanças significativas nos relatórios que você fornece.

Você pode ter vários membros da equipe que precisam aprender o GA4.

Você também precisará iniciar um arquivo de dados se ainda não tiver um.

Enquanto você está fazendo tudo isso e mudando seus processos para dar conta dos novos tipos de dados, você quer que o atendimento aos seus clientes permaneça interrompido.

Você precisará de um plano de gerenciamento de projeto claro para a migração de cada cliente se lidar com suas contas analíticas.

Provavelmente, você terá que continuar usando o UA juntamente com o GA4 até que seja oficialmente aposentado.

Como configurar o GA4

Existem duas situações que você pode se deparar ao ter que configurar o Google Analytics 4. Ou você precisará fazer isso pela primeira vez, pois o seu negócio nunca teve UA, ou você terá que migrar os dados do antigo Universal Analytics para o novo Google Analytics 4. Veja qual é a sua situação.

Como configurar o GA4 do zero

Configurar uma nova conta do GA4 do zero é simples.

É uma questão de configurar uma nova conta do Google Analytics ou uma nova propriedade do GA4 em uma conta existente.

A documentação do Google pode guiá-lo passo a passo.

Como migrar do UA para o GA4

Se você estiver usando uma conta UA existente e quiser atualizá-la, o Google criou um assistente de configuração útil.

Lembre-se de que você não precisa cancelar seu UA e apostar tudo no GA4 agora. Mas se você quiser dados de comparação ano a ano no próximo ano, configure suas contas do GA4 neste momento.

Isso é muito importante para conseguir avaliar o andamento do seu negócio.

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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