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O QUE É GOOGLE AD GRANTS?

O Google Ad Grants foi criado para auxiliar o crescimento de instituições sem fins lucrativos e funciona como a publicidade on-line do Google Ads, exibindo sua mensagem para pessoas que estão pesquisando organizações como a sua. Massa, né? Então vamos ver como isso acontece!

E ai, como funciona o Google Ad Grants?

Não é novidade que o Marketing Digital está cada vez mais conquistando, nos últimos anos, um maior espaço no Brasil e o Ad Grants veio para somar nessa conquista! Com o objetivo de auxiliar organizações sem fins lucrativos a ter maior visibilidade, o Google oferece de forma gratuita um subsídio de USD 10,000,00 mensais para que este tipo de instituição possa fazer anúncios no Google através do Google Ads, a sua plataforma de anúncios.  

Esse tipo de divulgação funciona de forma parecida com a de qualquer outro anúncio pago, todavia, caso outra instituição pague para exibir a mesma palavra-chave escolhida para um conteúdo com incentivo, o mesmo será exibido abaixo do pagante.

analise-de-marketing

Assim que os seus anúncios estiverem no ar, você pode usar o Google Analytics e o rastreamento de conversões para saber sobre o seu desempenho. Quais palavras-chave são mais fortes? Quais anúncios estão impulsionando as doações ou atraindo voluntários? Veja essas e muitas outras respostas que podem auxiliar na elucidação dos seus dados.

Tá, mas como qualificar minha instituição?

Para que a sua empresa seja uma beneficiária, você deve atender a certos critérios de qualificação para participar do Google Ad Grants e, consequentemente, manter essa qualificação ativa. Se liga no que é necessário:

  • Seja uma UPF, ONG ou OSCIP registrada no governo ou apresente comprovação de atuação sem fins lucrativos;
  • Tenha um site ativo e com conteúdo relevante sobre a sua instituição;
  • Aceite os Termos e Condições previstos pela plataforma;
  • Por fim, para manter a sua qualificação basta obedecer às políticas do programa.

Infelizmente, entidades e organizações governamentais, hospitais e grupos médicos, escolas, instituições acadêmicas e universidades não se qualificam para o Google para organizações sem fins lucrativos. No entanto, instituições filantrópicas de instituições de ensino são elegíveis.

E como faço para usar melhor essa ferramenta?

Oxe, é fácil! Pensando na melhor forma de usar o Google Ad Grants, apresentamos aqui algumas diretrizes e métricas a serem consideradas:

Para uma melhor experiência na utilização deste recurso é preciso que você entenda como funciona o Google. Essa incrível ferramenta te cobra por cada clique no seu anúncio (CPC), que no Ad Grants custa sempre 2$. Eles também contam impressões (CPM), ação responsável por te informar quantas vezes o seu anúncio foi mostrado a partir da palavra pesquisada, também representado pelo termo  “conversão” (CPA).

Avalie qual é o seu target

Entender e conhecer quem são as pessoas a quem a sua instituição deseja alcançar são atitudes essenciais para otimizar o seu tempo e o seu serviço, de modo a tirar o melhor proveito dessa ferramenta.

Assim, você poderá direcionar seu esforço e conteúdo para um público interessado e engajado que trará retorno.

Crie a sua estratégia apenas com textos

Para divulgar a sua instituição será necessária a elaboração de um pequeno texto, com no máximo 25 caracteres e uma descrição de até 35 caracteres.

É importante também que todas as iniciais sejam escritas em maiúsculas no título, pois é uma das formas que o google leva em consideração para otimização do seu anúncio.

Um título atrativo, criativo (mas simples!) e objetivo também vão te ajudar a conquistar os olhares e cliques.

Estabeleça uma lista com as palavras-chaves que você deseja anunciar

Este é um passo que pode ser dado até mesmo antes de se cadastrar na plataforma. Pensar no seu anúncio estrategicamente consiste em prepará-lo da melhor forma possível e isso acontecerá com a definição prévia de quais serão as palavras-chave utilizadas.

Vixe, e como eu faço isso? É simples! O próprio Google te oferece o Keyword Planner que é uma ferramenta gratuita que te permite buscar algum conteúdo e ter como resposta uma série de palavras-chave relacionadas que são buscadas pelos usuários do Google. Além dessa existem diversas outras ferramentas como o SEMRush, o Keyword tool ou o Ubersuggest.

Defina o quanto pretende gastar em cada anúncio

Essa é uma etapa importantíssima para que o seu anúncio dê certo! Se aprochegue, vamos entender isso!

É de grande relevância que você saiba quantos anúncios planeja fazer durante a campanha, dividindo esse valor pelo tempo em que tem a intenção de deixá-la no ar.

Dados os fatos de que, segundo alguns parceiros do Google, O CPC perfeito deve ser determinado utilizando estratégias de ROI (retorno sobre investimento). Algumas instituições relatam que uma boa taxa de retorno é 5:1, ou seja, representa a conversão de cada real investido em publicidade, há o retorno de cinco reais. É possível usar essa média para avaliar qual o retorno desejado pela sua instituição e adaptar este panorama a sua realidade.

Boas práticas para agilizar esse rolé:

  1. Direcione sempre o anúncio para um conteúdo seu ao formatar o seu Ads e esteja sempre focado em levar o seu lead para um conteúdo pertencente a um domínio seu já que o intuito é direciona-lo a sua página e convertê-lo em apoiador da sua causa;
  2. Insira a palavra-chave escolhida no título da sua campanha, além disso, é importante que essa mesma palavra-chave seja encontrada em, pelo menos, um local do site ou blog para onde a pessoa for levada;
  3. Faça pelo menos 1 alteração a cada 90 dias, todavia, sugerimos fazer essa organização semanalmente, de forma a  garantir resultados melhores, bem como um conteúdo sempre atualizado
  4. Acompanhe sempre como está o CPC do seu anúncio e faça alterações no seu conteúdo, caso seja necessário, para atrair um número maior de leads;
  5. E por último, mas não menos importante, orientamos mais uma vez que a sua instituição tenha conteúdos claros e objetivos, direcionando sempre o leitor à solução de seus problemas.  

Além das nossas orientações você pode dar dar uma sacada no Guia de Ad Grants e ficar ainda mais preparado para entrar nessa jornada.

Case #duCarratu em Ad Grants: FCAP Jr.

fcap jr

Em 2 anos a FCAP Jr. Consultoria, uma empresa federada ao Movimento Júnior, conquistou um retorno financeiro relativo há 28 anos de história e nós tivemos um pézinho nesse crescimento! Saiba como o Google Ads trouxe sucesso às estratégias desta empresa aqui.

Leia também:  AS 10 PRINCIPAIS MÉTRICAS DE MARKETING PARA FICAR DE OLHO

Cases de sucesso do Google Ad Grants

Algumas instituições pelo mundo recorreram a essa incrível ferramenta do Google para aumentar o seu alcance online e consequentemente trazer novos adeptos de suas causas! Agora sem arrodeios vamos ver e nos inspirar em algumas delas:

Mutirão no Bem – São Paulo, Brasil

O Mutirão no bem é uma entidade sem fins lucrativos da Sociedade Civil, qualificada como organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e teve como metas de marketing aumentar a conscientização acerca dos problemas oftalmológicos, direcionar tráfego para o site e aumentar o número de doações. Em 5 meses, as impressões chegaram a 1.000.000, os cliques em anúncio foram para 15.000 e as inscrições de voluntários online teve um crescimento de 40%.

Segundo Luciano Bresciani, o presidente da Mutirão no Bem, “O Ad Grants ajudou a aumentar o número de visualizações do nosso site. As ferramentas permitiram que nós segmentássemos o público que queríamos, especialmente as regiões geográficas onde esperamos conquistar voluntários. Graças ao AdWords Express e ao Ad Grants, as pessoas que estão buscando oportunidades de voluntariado e estão interessadas em fazer doações podem encontrar o Mutirão no Bem nos resultados da pesquisa.

SOS Children`s Villages – Nova Déhli, Índia

A SOS Children`s Villages é uma instituição que tem como objetivo apoiar as crianças orfãs da Índia, ou cujas famílias não podem oferecer cuidado. Suas metas de marketing eram voltadas a aumentar o número de doações, difundir a missão da organização de forma consciente e criar a sua presença online. Sua adesão ao Ad Grants gerou um aumento de mais de 100% nas visitas mensais do site, bem como o alcace de 40.000 INR em doações mensais e por fim o aumento de 30% no tráfego anual do site.

O Diretor de Parcerias Individuais, Desenvolvimento de Fundos e Comunicações da SOS Children’s Villages, Kanchan Sen, diz que “O Ad Grants possibilita que organizações com recursos limitados conquistem os próprios objetivos e alcancem o público certo.

GlobalGiving – EUA

A GlobalGiving é um empreendimento social com o objetivo de unir benfeitores à suas organizações ao redor do mundo. Suas metas de marketing envolvem o aumento de visitas às páginas do projeto do site, expandir o impacto em novos países e estimular as doações online. Suas conquistas com o Ad Grants foram colossais: Mais de 4.000 conversões, mais de 390.000 cliques de acesso ao site e 5.000 doações!

Segundo Kevin Conroy, o diretor de produtos da GlobalGiving “O Google Ad Grants ajudou a atrair mais de 350.000 visitantes para nosso site, gerando outros US$ 440.000 provenientes de mais de 5.000 doações, tudo isso sem nenhum custo para nossa organização.”

Envie sua conta para análise!

Depois de criar a conta e definir as metas de suas campanhas a gente está aqui, para sugerir que você envie sua conta do Ad Grants para análise aqui na Carratu Digital, e pode deixar, que o resto a gente cuida com carinho, principalmente para o CTR não ficar abaixo de 5%, ok?

Mas lembre-se de dar o primeiro passo fazendo o mais rápido possível o seu cadastro, afinal o ad grants é um recurso que precisa da aprovação do Google.

Leia também:  COMO MELHORAR SUA TAXA DE CONVERSÃO COM O GOOGLE ADS?

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Foto de Maria Luiza Januario

Maria Luiza Januario

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