DIGITAL: CRESÇA COM OU SEJA ULTRAPASSADO
A presença digital é essencial, não há como negar. O seu negócio estará fadado ao fracasso se não aceitar a Transformação Digital. Quer um exemplo? Você conhece a Kodak? Maior empresa do ramo fotográfico que no final da década de 1970 tinha 90% das vendas de filmes e 85% das vendas de câmeras nos Estados […]
Publicado por Marcelo Fiuza
A presença digital é essencial, não há como negar. O seu negócio estará fadado ao fracasso se não aceitar a Transformação Digital.
Quer um exemplo? Você conhece a Kodak? Maior empresa do ramo fotográfico que no final da década de 1970 tinha 90% das vendas de filmes e 85% das vendas de câmeras nos Estados Unidos, além de uma presença fortíssima ao redor do mundo, incluindo o Brasil.
Possuía um lucro anual de bilhões. Masssssssss o seu império veio a baixo justamente por não aceitar o nascimento das câmeras digitais, mantendo como sua aposta as analógicas. Desta forma o seu maior erro foi não adotar a transformação digital. Com medo de inovar e prejudicar suas vendas de filmes e câmeras tradicionais, a Kodak optou por não aderir a mudanças. Assim, foi ultrapassada principalmente por gigantes japonesas como a Canon, Sony e Fuji. Em 2012 entrou com pedido de falência.
Atualmente estamos em tempos de mudanças decisivas, semelhante ao que a Kodak renegou. Há ainda quem negue ou não utilize as portas para o crescimento que a internet possibilita mas ela, de fato, é o futuro. Todo ano, o número de usuários cresce exponencialmente. Assim como a Kodak, se a sua empresa não adotar a transformação digital, a concorrência adotará e você cairá no esquecimento.
E aí, quer saber mais sobre a Transformação Digital e como ela pode impulsionar o seu crescimento? Acompanhe este blogspot até o final 😛
Marketing Tradicional
Para seguirmos adiante, preciso que você compreenda a diferença entre o tradicional e o digital, então vamos falar sobre o Marketing Tradicional.
Lembrando que Marketing é uma estratégia que tem por objetivo a venda através de divulgação para alcançar o maior número de pessoas possível. Abrange todo o processo de venda e a relação entre o consumidor e a empresa.
O Marketing Tradicional ocorre através de canais convencionais como a televisão, rádio, jornais, produtos impressos, anúncios em outdoors, propagandas na televisão, distribuição de panfletos no centro da cidade ou cartazes. Assim, a abordagem do marketing tradicional é bem “agressiva”, por assim dizer. O cliente é bombardeado de anúncios com mensagens sobre uma marca ou produto enquanto ele está em sua rotina comum, assistindo TV, ouvindo rádio ou quando lê algum material impresso.
Para funcionar requer um investimento bastante elevado, pois envolve toda a produção de peças publicitárias, além dos custos para a exibição nos grandes veículos de comunicação em massa.
Nesta estratégia, não é possível mensurar de forma ponderada os resultados, pois para tal é necessário medir através de relatos da experiência do cliente. É necessário medidas como perguntar ao consumidor o motivo da compra para ter certeza de sua eficiência na campanha.
Marketing Digital
Marketing Digital é utilizar de meios de comunicação digitais para vender/comunicar. Pois é comum utilizar meios online para trabalhar estratégias de marketing digital como sites, blogs, redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, outros), links patrocinados, mail marketing e por aí vai, são inúmeras possibilidades.
É importante (e uma das vantagens do Marketing Digital) a questão dos resultados, afinal, é uma estratégia que permite mensurar informações obtidas da sua campanha. Isto possibilita a conquista de melhores resultados, assim você tem a possibilidade de criar ajustes em tempo ágil de acordo com os números obtidos e estabelecer um novo plano para gerar resultados superiores.
Outro fator é o alcance do seu público-alvo com mais precisão, baseado nas informações disponíveis online. Assim, você pode investir em captar o cliente ideal, aumentando a sua taxa de conversão e venda, tendo como consequência o crescimento do retorno sobre o investimento das suas estratégias de marketing.
Mas que fique claro: para aderir a essas estratégias é necessário uma mudança de mindset. Não basta agregar novas tecnologias ou ter um perfil da empresa em uma rede social. É necessário se passar por uma educação digital para compreender a sua importância e, enfim, poder aplicar a Transformação Digital a sua empresa!
Inclusive, a Carratu Digital pode te ajudar solucionar problemas relacionados a implementação na sua empresa. Confira este Blogpost aqui. Nele a gente fala sobre os nossos serviços 😉
Afinal, o que é a Transformação Digital?
Como disse ela trata de uma mudança profunda e significativa. É necessário desvincular de certos empecilhos relacionados a estrutura das empresas como conhecemos hoje.
A transformação digital vai envolver toda uma mudança de estrutura dentro das organizações., pois o objetivo é fazer uso de tecnologias para melhorar desempenho, automatizar tarefas, aumentar alcance, mensurar e garantir melhores resultados!
Devido a isto, é o momento para que você quebre barreiras culturais que possam impedir a sua empresa de desfrutar dos bons resultados que o digital oferece. É preciso aplicar a Transformação Digital na rotina da sua empresa, fazendo com que ela aconteça internamente.
Ainda tem dúvidas da importância da Transformação Digital?
Pois irei tirá-las de uma vez!
Qual a importância da Transformação Digital?
A cada ano a internet torna-se mais presente no dia a dia das pessoas. Existem bilhões de usuários pelo mundo. Acordamos e dormimos conectadas ao wi-fi; utilizamos redes sociais para socializar, marcar date e fazer Networking; consumimos; usamos mecanismos de busca como a Google para solucionar problemas; falamos sobre o assunto em tendência no twitter; e por aí vai.
A internet faz parte da nossa rotina diária e não enxergar isto como oportunidade é dormir no ponto. O fato de as pessoas estarem sempre conectadas deve fazer você enxergar a internet como uma ótima plataforma para vendas e não dá mais para esperar. O termo se chama Transformação Digital e não Inovação Digital! Isto já é realidade há tempos de inúmeras empresas pelo Brasil.
A sua concorrência já pode estar aplicando. Quer ser a próxima Kodak do seu ramo? Pois é, eu também não iria querer.
E não pense que estratégias são voltadas a quem venda ou trabalhe com tecnologia digital. Você pode até não vender um aplicativo, por exemplo, mas a sua empresa torna-se conhecida, comunica, é julgada através de canais online. O digital tem de entrar na realidade da sua empresa para movimentar, inovar processos antigos e lentos, removendo o desconhecimento da sua existência para o consumidor.
Se você quer crescer com a Transformação Digital você precisa estar disponível agora. Tudo acontece ao vivo. Existem vendas online ocorrendo agora, poderia ser a sua empresa vendendo.
O fato é: todas as empresas devem ter presença digital e satisfazer seus clientes através de experiências online.
Como fazer acontecer a Transformação Digital?
Como eu afirmei anteriormente: não basta adicionar meios tecnológicos a sua empresa. É necessário fazer acontecer a Transformação Digital. E para auxiliá-lo nisto, elenquei três pontos importantíssimos: para você fazer acontecer a Transformação Digital:
Mudança de Mindset
É o início de tudo. Se você deseja os resultados positivos da Transformação Digital, mas não mudar o seu mindset não adiantará, pois é necessário toda uma alteração da sua linha de pensamento. Não basta apenas criar planos que fiquem no papel. É necessário iniciar uma transformação cultural antes do digital.
Deixe de lado a toda a comodidade, saia da zona de segurança. E claro, é essencial a colaboração da sua equipe. Afinal o intuito é que todo o time abrace a Transformação Digital e faça dela algo presente em sua rotina.
Sem isto, um projeto de transformação digital pode ser falho, principalmente por causa da falta de adesão de você/seu time ou devido ao medo de arriscar.
Repense seu modelo de negócio
A mudança deve ocorrer de forma estrutural, assim você deve repensar estratégias antigas e moldar para o digital. Analise todo o mercado a fim de identificar como você pode utilizar tecnologias digitais para o bem em seu negócio. Compreender o contexto e possíveis problemas que podem vir a surgir é importante para definir os pontos que deseja alcançar e onde pode chegar.
O intuito é transformar para o melhor todos os processos internos e externos a fim de utilizar as tecnologias de uma forma inteligente. Para que seja melhorado o desempenho, automatizado tarefas lentas, além de aumentar o seu alcance e poder mensurar e garantir melhores resultados.
Um bom exemplo de utilização inteligente do digital são os serviços em nuvem. Para que ter arquivos físicos ou salvos em computadores se é possível tê-los seguros em provedores online? Você ainda pode acessá-los de qualquer computador, de qualquer lugar sem o perigo de perdê-los devido a um acontecimento que fuja de seu controle.
É uma nova forma de lidar com a realidade da sua empresa, onde você baseia a interação com funcionários e clientes na experiência digital.
Qualificação Profissional
Claro, é essencial qualificar seu time. Para estabelecer a Transformação Digital é necessário romper com dificuldades técnicas. Pois elas são um dos principais impedimentos para o sucesso na implantação. Por isto, invista na capacitação da sua equipe.
O treinamento e qualificação constantes devem ser algo da rotina mensal da sua empresa. É essencial preparar o seu time de colaboradores para que as soluções sejam planejadas e executadas com maestria. Tenha em mente que isto não é um custo, e sim um investimento pois estará desenvolvendo as habilidades necessárias do seu time para conduzir a transformação digital.
Você deve se perguntar, através de onde você consegue uma Educação Digital de qualidade, certo?
Onde ocorre a Educação Digital?
Por incrível que pareça a própria internet é um ótimo lugar para estudar o digital. Existe inúmeros portais para que você obtenha conhecimento de como aplicar a sua realidade. A Carratu Digital é um grande exemplo deles, afinal, em nosso Blog publicamos diversos conteúdos sobre a área.
Você pode consultar outros grandes veículos também, como a Resultados Digitais, que também oferece uma ferramenta paga voltada ao gerenciamento de possíveis clientes. Voltada a Marketing de Conteúdo, temos a Reev. Existem inúmeros nomes relevantes que podem te ajudar neste progresso.
Inclusive, para você meu caro amigo nordestino dá uma sacada nessas dicas #DuCarratu!
Eventos sobre a Transformação Digital
Eventos sobre que abordam sobre o digital são excelentes pois além de aumentar o seu conhecimento, além de fazer network, prospectar clientes e fechar possíveis parcerias.
E para que você fique antenado, separei alguns eventos interessantes que você precisa confirmar presença!
Trakto Marketing Show
Ocorre em Maceió-AL com três dias de eventos contando com mais de 30 palestras, workshops e painéis de discussão. Ele é organizado Trakto e está em sua terceira edição. É uma ótima oportunidade para entender a importância do digital enquanto está próximo de diversos especialistas do mercado.
Digi & Tal
Ocorre em Curuaru-PE e é um evento voltado a incentivar o empreendedorismo e inovação no digital. Focado na troca de experiências, pois incentiva os participantes a mergulharem cada vez mais no mundo digital. Como é afirmado na página do evento: é voltado “aqueles que consomem, produzem e querem ganhar dinheiro com internet”.
Digibound
É realizado pela Carratu Digital na cidade de Natal-RN, ou seja, dê um carinho especial a este 😀
Está em sua terceira edição e este ano terá como tema principal a Transformação Digital. Será realizado através do compartilhamento de experiencias pessoais e profissionais. Pois o objetivo é demonstrar e inspirar com cases de sucesso o quanto o digital pode te ajudar a alcançar ótimos resultados.
Grandes profissionais da área no Brasil já participaram das edições passadas do Digibound. Dentre estes se encontram nomes como a Resultados Digitais, Reev.co, Rock Content e a Mlabs.
E este ano não será diferente, temos grandes profissionais confirmados, além de grandes marcas como Twitter, Facebook e Google que terão seus representantes oferecendo um estande na área comercial. Você não pode perder essa oportunidade! Se inscreva para receber novidades sobre o Digibound. Em breve anunciaremos mais detalhes sobre o evento.
Marcelo Fiuza
Sou a Eduarda Ferreira, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.