ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE PUBLICIDADE DIGITAL E MARKETING DIGITAL
Você considera publicidade digital e marketing digital como sinônimos? Sabe qual é a diferença entre esses dois termos e como tratá-los de forma individual na sua empresa? Hoje criamos este artigo para mostrar para você exatamente qual é a diferença entre marketing e publicidade digital. Apesar de muitas empresas considerarem ambos iguais, eles são distintos […]
Publicado por carratu
Você considera publicidade digital e marketing digital como sinônimos? Sabe qual é a diferença entre esses dois termos e como tratá-los de forma individual na sua empresa?
Hoje criamos este artigo para mostrar para você exatamente qual é a diferença entre marketing e publicidade digital.
Apesar de muitas empresas considerarem ambos iguais, eles são distintos e devem ser analisados de forma separada quando você verifica a performance do seu negócio.
Então vamos ao artigo para tirarmos as suas dúvidas sobre este tema.
O que é publicidade digital?
A publicidade digital faz parte do marketing digital, pois ela representa um dos 4Ps, relacionado à promoção.
De forma geral, essa publicidade busca divulgar a marca online. Isso pode ser feito de diversas formas. Uma das mais comuns é através de mídias pagas, com campanhas que podem ser em vídeos, imagens e textos. O meio de divulgação pode ser o YouTube, Google ou até mesmo as redes sociais, como o Facebook e o Instagram, por exemplo.
Porém, a publicidade digital também acontece através de formas orgânicas. Isso acontece por meio de posts nas redes sociais ou pelo uso de estratégias de SEO para produzir textos para blogs, por exemplo.
O que é marketing digital?
Já o marketing digital é muito mais completo e complexo. De forma geral, ele busca aplicar os 4Ps do marketing no ambiente online, que são: promoção, preço, praça e produto.
E quando falamos em ambientes online, muitos estudiosos já consideram os 8 Ps do marketing, acrescentando pessoas, processos, posicionamento e performance.
Alguns conceitos e termos são bastante importantes nesse cenário. Um deles é o de persona, que representa a pessoa para quem você escreve.
Entender exatamente qual é o perfil da sua persona faz toda a diferença para você conversar com o seu público da maneira correta e assertiva, com maior chance de gerar conversão.
E se você trabalha com marketing digital, provavelmente já ouviu de outros termos como lead, funil de vendas e CRM. Tudo isso é bastante comum na rotina da equipe de marketing.
Um lead é aquela pessoa ou empresa que tem potencial de se tornar um cliente. Sabe quando a pessoa se inscreve em sua lista de e-mail? Ela faz isso de forma voluntária. Dessa forma, passa a ser um lead, com interesse em sua empresa.
Já o funil de vendas, por exemplo, representa toda a trajetória que um lead percorre até realizar uma compra. E o CRM é a plataforma de automação que você utiliza para lidar com seus processos e contatos.
Ou seja, existem diversos conceitos nesse segmento e o mundo do marketing digital é bastante amplo e complexo. É exatamente por isso que ele é tão importante, porque pode modificar a forma como as pessoas enxergam o seu negócio.
Quais são as semelhanças entre marketing e publicidade?
Como a publicidade faz parte do marketing digital, os dois conceitos possuem semelhanças.
Em ambos, por exemplo, você encontra um amplo alcance e tem acesso a diferentes métricas para medir o seu resultado. Algumas delas são custos por lead, custo por clique e custo por aquisição.
Quais as diferenças entre marketing e publicidade digital?
Apesar de algumas semelhanças serem bem claras, também existem diferenças entre marketing e publicidade. Assim, queremos ressaltar isso aqui.
Foco no público externo
A primeira delas é o foco no público externo, que acontece na publicidade digital. Já o marketing também se preocupa com o público interno. É o que acontece na estratégia de endomarketing, por exemplo.
Ou seja, o marketing digital busca atrair tanto o público externo quanto o interno, alcançando diversas frentes da empresa.
Habilidades
Também existe uma diferença em relação às habilidades que você deve procurar quando contratar um profissional de publicidade digital ou de marketing.
O profissional de marketing deve ser multidisciplinar. Ele precisa entender o mercado de forma geral, conhecer bem a sua persona e saber analisar dados para verificar o andamento da estratégia da sua empresa.
Enquanto isso, a pessoa da publicidade pode ser mais especializada na criação de campanhas, utilizando estratégias de copywriting, por exemplo
Além disso, o profissional de marketing digital também deve analisar toda a jornada de compra do cliente, conseguindo identificar gargalos no funil de vendas e propor melhorias.
Especializações
Sobre as especializações, como falamos acima, quando você for contratar um profissional de publicidade digital, pode procurar aquele mais nichado, com conhecimento em criação de campanhas de marketing.
Ou seja, essa pessoa deve conhecer gatilhos mentais para preparar posts de redes sociais e blogs, por exemplo. Ela também pode ser especializada em design ou criação de artes. Além disso, é interessante que ela saiba divulgar produtos e serviços em mídias pagas.
Já o profissional de marketing digital não precisa ter essa especialização tão profunda. Porém, ele precisa de outras habilidades para fazer um trabalho bem feito, como explicamos no tópico acima.
Mensuração de resultados
Tanto o marketing quanto a publicidade digital medem resultados. Porém, isso acontece de forma diferente nas duas áreas.
Na publicidade você pode mensurar dados de forma mais rápida. Se você faz uma campanha em rede social, por exemplo, pode verificar os números para descobrir dados como engajamento e conversão. A partir disso, você pode tomar decisões e fazer mudanças.
Mas para o marketing digital, essa avaliação não deve ser feita de forma individual. Para ele, a estratégia deve ser medida olhando para o todo, em períodos determinados pela equipe de marketing.
A estratégia de SEO, por exemplo, não gera resultado de um dia para o outro, isso leva tempo. Por isso, para identificar os resultados das suas estratégias de marketing digital, você deve determinar uma periodicidade para fazer essa avaliação.
O marketing e a publicidade podem se unir?
Marketing e publicidade podem caminhar juntos, mas sem serem vistos como iguais. Mesmo assim, é muito importante que eles se unam para o sucesso do seu negócio.
Quando você faz uma análise do seu marketing digital, pode usar esses insights nas suas campanhas de publicidade digital, por exemplo.
Ou seja, não adianta uma campanha performar bem se a estratégia como um todo não está atendendo às necessidades da empresa. Por isso, queremos ressaltar a importância de unir esses dois fatores para o sucesso do seu negócio, mas entendendo que eles são diferentes.
Além disso, vale ressaltar que muitas formas de fazer publicidade irritam os consumidores, como quando aparece um pop-up ao longo de um texto, por exemplo.
Mesmo que isso gere vendas, pode não ser a melhor estratégia a se utilizar no marketing digital e essa equipe deve fazer esse tipo de análise para indicar ao time de publicidade como agir nas próximas campanhas.
Quais os benefícios dessa união para a sua empresa?
A união dessas duas áreas beneficia o seu negócio como um todo. Como comentamos, cada uma delas tem funcionários com habilidades específicas em que, trabalhando juntos, conseguem analisar o que funciona melhor para o negócio de maneira integrada e organizada.
Isso pode ser um diferencial competitivo muito interessante para a sua empresa. E também é importante para que a comunicação flua bem entre as equipes.
Como o marketing digital está sempre se modificando, ele deve ter uma boa comunicação com a área de publicidade para que, juntos, interpretem quais são as melhores estratégias para se utilizar em cada momento do negócio.
E se você tem uma equipe enxuta ou precisa de ajuda para cuidar do seu marketing digital, considere contratar uma agência especializada nisso para alavancar os seus resultados.
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carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.