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O QUE É MARKETING DE AFILIADOS E COMO UTILIZÁ-LO?

o que é marketing de afiliados

Quem sabe o que é marketing de afiliados percebe o quanto ele tem potencial de gerar receita de maneira exponencial.

Como profissional de marketing, muitas vezes, nós somos desafiados no nosso dia a dia e nem sempre sabemos como lidar. 

E o marketing de afiliados se mostra como uma ótima maneira de impulsionar as vendas. Assim, ele é extremamente benéfico para marcas e profissionais do setor. 

E essa estratégia é um novo impulso em direção a táticas menos tradicionais de marketing que, se bem aplicadas, geram excelentes resultados. 

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Isso é bastante valorizado atualmente, em um contexto de constante mudança. A nossa Pesquisa Sobre o Cenário Dos Profissionais de Marketing e Vendas mostrou a realidade dessas áreas no último ano.

E baseado nisso, nós preparamos este artigo. Tudo para ajudar você a utilizar essas estratégias a seu favor. 

Por isso, explicaremos exatamente como funciona e o que é marketing de afiliados, quais são as principais plataformas e como você pode utilizá-lo na empresa para aumentar a sua receita.

O que é marketing de afiliados e como ele funciona?

O marketing de afiliados é um sistema, onde qualquer empresa pode vender o seu produto, ganhando uma comissão. 

Isso proporciona a você diversos benefícios, como o custo baixo para atrair clientes. Como as outras empresas têm interesse nessa comissão, elas mesmas fazem a propaganda do seu negócio.

Dessa forma, todo mundo sai ganhando e o seu custo acaba sendo apenas a comissão que você paga para a empresa parceira. 

Muitos negócios já trabalham dessa forma. Uma das empresas mais famosas nesse ramo é a Amazon. 

Sempre que influenciadores ou blogueiros, por exemplo, anunciam algum produto Amazon e o cliente faz a compra clicando no link de afiliado, a Amazon paga um percentual da compra feita para a pessoa responsável pela venda. 

E o mercado de afiliados é muito interessante para empresas Saas, principalmente startups que buscam reduzir os seus custos tanto de marketing quanto de aquisição de clientes. 

Então, se você tem um produto ou serviço de tecnologia ligado à educação, finanças ou a algum segmento da engenharia, por exemplo, pode criar um sistema de afiliados para atrair novos clientes. 

Nesse contexto, se você tem uma empresa de energia renovável, por exemplo, trabalhar com sistema de afiliados pode atrair diversos parceiros que também têm interesse em ganhar uma comissão. É o caso de integradores e distribuidores, por exemplo. Assim, eles divulgam o seu trabalho gratuitamente e você só paga a eles se realmente acontecer uma conversão.

Ainda vale ressaltar que o marketing de afiliados envolve, principalmente, três partes: o vendedor ou o criador do produto, o afiliado ou anunciante e, por fim, o consumidor. Assim, nós explicaremos um pouco mais sobre cada um deles e seus papéis.

Vendedor e criadores de produtos

Nesse contexto, os vendedores e criadores de produtos são quem produzem o material que será oferecido. 

Ou seja, se você tem um curso de educação, por exemplo, e está interessado que o produto chegue a mais consumidores, isso pode ser feito através de você, com uma divulgação direta da sua empresa ou por meio do afiliado, que vai ganhar uma comissão sobre as vendas.

O afiliado ou editor

A segunda parte envolvida é o afiliado, que faz o intermédio entre o seu produto e o consumidor final. 

Esse afiliado, provavelmente, tem um público diferente do seu e pode alcançar pessoas que você não conseguiria sozinho. Assim, ele aumenta a sua receita, conseguindo gerar mais vendas. Porém, para isso, você paga uma comissão para ele, o que é justo e todos saem ganhando.

Porém, o mais interessante é que essa comissão é um custo de aquisição. Se você fizer um bom trabalho e quiser vender para esse cliente outras vezes, ele, provavelmente, fará a compra diretamente com a sua empresa.

Dessa forma, você não precisa pagar comissão outra vez para o afiliado. Isso também é uma grande vantagem do mercado de afiliados, pois a comissão acaba sendo por aquisição de cliente e não por venda.

Muitas empresas trabalham exclusivamente com esse tipo de venda, funcionando como um afiliado e ganhando apenas a comissão, mesmo sem ter nenhum tipo de produto. 

Quem conhece bem o seu público e sabe como usar o marketing de afiliados a seu favor, pode ter renda passiva. 

Um post de um blog com links para afiliados, por exemplo, que teve um custo único para ser produzido, pode gerar renda passiva por anos. Isso acontece porque cada compra feita por ali vira uma comissão.

O consumidor

Por fim, para saber o que é marketing de afiliados, existe a terceira parte envolvida: o próprio consumidor. Ele faz uma compra por meio de uma empresa ou pessoa em que ele confia. 

Esse é um erro que muitos influenciadores já aprenderam a lidar: não divulgar produtos que não sejam de qualidade. Isso é importante porque, depois, o público cobra pelos resultados esperados.

Por isso, as pessoas costumam confiar nos afiliados quando eles sugerem um produto. E isso é muito interessante. 

Na maioria das vezes, o consumidor nem tem consciência de que o afiliado ganha um percentual por aquilo. Ele apenas quer uma solução para as suas dores e procura um produto ou serviço de confiança. Assim, quando recebe uma indicação, isso passa autoridade e o motiva a comprar o produto.

Tipos de marketing de afiliados

Agora que você já sabe o que é marketing de afiliados, entenda que não existe uma única forma de fazê-lo.

Há diferentes tipos e, por isso, nós explicaremos um pouco mais sobre eles, para que você possa analisar qual estratégia faz mais sentido para o seu negócio.

Lembre-se de que todo planejamento de marketing é importante para aumentar as chances de obter melhores resultados com as táticas adotadas.

Desvinculado

O marketing desvinculado é aquele onde a empresa vendedora do produto e o afiliado não precisam ter conexão. Ou seja, o nicho deles não precisa ser o mesmo. 

Nesse caso, os afiliados recebem uma comissão para exibir os anúncios da marca. Apesar disso gerar vendas, muitos afiliados não têm interesse nesse tipo de marketing. Isso acontece exatamente porque o produto oferecido não necessariamente serve ao público dessa pessoa. 

Para analisar como isso funciona na prática, vamos utilizar o exemplo de você ter uma empresa de curso de educação. Outro negócio que oferece crédito imobiliário, por exemplo, pode até oferecer o produto e divulgar o seu anúncio no marketing de afiliado desvinculado. Mas ele tem uma chance muito menor de gerar conversão utilizando essa estratégia.

Relacionado

Já o marketing de afiliado relacionado é aquele onde o afiliado divulga produtos que têm a ver com o seu nicho, mas sem, necessariamente, já ter usado aquela marca. 

Isso gera uma chance maior de conversão porque o afilhado conversa com um público parecido com o seu, ou seja, com as pessoas que têm uma maior probabilidade de comprar o seu produto ou serviço, mesmo que o afiliado afirme nunca ter feito uso dele.

Envolvido

Já o marketing de afiliado envolvido é aquele onde o afiliado utiliza o seu produto e, se gostar, o divulga. 

Isso é o que a maioria dos influenciadores digitais costuma fazer porque, apesar de ganharem como afiliados, eles também não querem perder a confiança do seu público.

Por isso, apenas divulgam o que realmente gostam e acreditam ser de qualidade. Se você conseguir parceiros para trabalhar com você dessa forma, tem uma chance muito maior de converter.

Isso acontece porque esse é um dos tipos de marketing que mais traz um bom retorno, visto que as pessoas confiam na opinião de quem está indicando o seu serviço.

Como funcionam as plataformas de afiliados

As plataformas de afiliados são aquelas que reúnem diversos serviços ou produtos. Assim, as pessoas podem se cadastrar para vendê-los como afiliados, ganhando uma comissão.

Na maioria dos casos, essas plataformas reúnem produtos como cursos online ou e-books, por exemplo. 

E elas permitem que pessoas de diferentes segmentos trabalhem como afiliados. Assim, essas pessoas podem vender qualquer produto que as plataformas fornecem. 

Então, se você tem um curso online, por exemplo, e deseja adotar como estratégia o marketing de afiliados, pode colocar o curso em uma dessas plataformas. Tudo isso porque qualquer pessoa que seja afiliada a ela pode vender o seu curso ganhando uma comissão por isso.

Descubra algumas plataformas de afiliados que você pode utilizar

Aqui no Brasil, a plataforma mais famosa, provavelmente, é a Hotmart. Quem nunca fez algum curso online por lá? 

Por ser tão difundida, ela também é confiável e acaba sendo uma das mais utilizadas em todo o mundo. 

Há produtos que chegam a pagar 80% de comissão, o que vale muito a pena para o afiliado e para quem vende. E mais, isso pode ser feito por pessoas de qualquer país, o que potencializa ainda mais a capacidade de ganhos.

Outra plataforma que faz bastante sucesso por aqui é a Udemy, que é voltada para cursos online. Ela também é internacional e oferece treinamentos para diferentes áreas. 

Outra plataforma mais nova, mas com crescimento expansivo no país, é a Monetizze. Ela vende tanto produtos físicos quanto digitais. E ainda também tem o diferencial de oferecer variados tipos de comissão, o que pode ser interessante.

Por fim, também queremos comentar sobre a Eduzz. Ela  reúne diferentes tipos de produtos e também é bastante utilizada.

Diante de tantas plataformas, uma boa opção para você é verificar as formas de pagamento e tipo de comissão que cada uma delas oferece. A partir disso, você pode analisar o que considera mais interessante, a partir do custo-benefício que cada plataforma tem.

Considerações de o que é marketing de afiliados para o gerente de marketing que quer implementar isso em SaaS

Se você trabalha com SaaS e está pensando em criar um programa de afiliados para a sua empresa, queremos fazer algumas considerações. 

Isso é bastante interessante para você estruturar ainda mais o seu marketing, apostando em novas estratégias, além das que já utiliza em Inbound.

Assim, as pessoas podem descobrir o seu produto de forma natural, procurando nas plataformas de afiliados, por exemplo. 

Mas você também pode contatar parceiros e indicar que você tem esse produto, explicando para eles como funciona o programa de afiliados e mostrando que, se eles venderem os seus serviços, ganharão uma comissão. Assim, todas as partes saem ganhando. 

Por isso, depois de escolher a melhor plataforma de afiliados, você pode fazer uma busca ativa de parceiros para divulgar seus produtos. E seja criativo, pois vários nichos diferentes podem ter relação com o seu negócio. 

Mas queremos ressaltar que, mesmo que os resultados sejam expressivos, também não deixe de investir nas outras estratégias de Inbound Marketing. 

Alguns exemplos são analisar o SEO do seu blog, criar posts em redes sociais e enviar e-mails marketing. 

Tudo isso junto pode fazer o seu marketing alcançar resultados interessantes em prol do sucesso do seu negócio.

E aí, já sabe o que é marketing de afiliados e como utilizá-los na sua empresa? Compartilha com a gente essa experiência 🙂

Leia também:  GOLDEN CIRCLE: A BASE DO MARKETING DIGITAL

 

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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