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O QUE É DESIGN THINKING E PARA QUE SERVE EM 2023?

o que é design thinking e para que serve

Você sabe o que é design thinking e para que serve? Muitos gerentes de marketing têm dificuldade para tomar decisões. Quando procuram uma metodologia eficaz para ajudar nessa missão, acabam se deparando com o termo “design thinking”. 

Essa é uma metodologia focada em resolver os problemas do negócio focando nas pessoas. Por isso, se você quer encontrar a solução para os gargalos dos seus processos de marketing, o design thinking ajuda você a criar métodos eficazes direcionados para tratar as dores dos seus possíveis clientes.

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O que é design thinking e para que serve?

Dessa forma, para sermos práticos, o design thinking serve para resolver problemas. 

Podemos defini-lo como um processo em que um grupo de pessoas se unem para debater sobre os problemas existentes, de acordo com a experiência dos clientes. 

Assim, se a sua equipe de marketing tem como foco gerar mais leads para o time de vendas, ela pode se juntar para procurar compreender quais são os problemas pelos quais a sua pessoa está passando.

Além disso, após identificar o problema, vocês devem pensar quais ideias podem solucionar isso, transformando esses pontos fracos em oportunidades.

Assim, o design thinking serve para propor soluções com uma alta taxa de assertividade, visto que ele é focado nas pessoas que usam o seu serviço ou produto, ou seja, a sua persona, que é exatamente quem você quer conquistar.

Benefícios do design thinking para SaaS

Você já sabe para que serve o design thinking. Ele pode ser aplicado em diversos tipos de negócio e também traz benefícios para as empresas SaaS.

  • Um deles é o foco no usuário. Ou seja, o design thinking busca entender a sua persona através da empatia. Muitas vezes, as empresas são distantes do usuário final. O design thinking busca solucionar isso. 
  • Outro benefício é a capacidade de gerar diferentes ideias e realizar testes A/B para identificar qual delas funciona melhor de acordo com a necessidade da persona. 
  • Também vale a pena ressaltar que isso fortalece a cultura organizacional da empresa. Isso acontece porque os funcionários se unem para propor soluções, o que gera motivação e engajamento.
  • E essa metodologia fornece um custo-benefício bastante interessante, pois você pode aproveitar seus próprios funcionários para resolver problemas e ainda consegue resultados bastante assertivos. Isso também pode melhorar o clima organizacional e estimular a criatividade do seu time de marketing. 
  • Além disso, quando você busca entender melhor a sua persona, você fica mais preparado também para conversar com ela, ouvir feedbacks e entender pontos de melhoria. Isso pode ajudar a sua empresa em diversas áreas. 

Ou seja, são muitos os benefícios do design thinking e vale ressaltar que ele pode ser aplicado por negócios de variados segmentos.

Fases do design thinking

Agora vamos à prática, para você entender de fato como aplicar o design thinking no seu negócio. 

Empatia

A primeira fase é a da empatia. Esse é o momento de escutar a sua persona e entender quais são as suas dificuldades e necessidades. 

O foco aqui é não realizar um projeto com base em achismo, pelo que você considera que será o ideal para o seu público. Ou seja, você deve propor soluções depois de escutar e entender o que seus leads ou atuais clientes precisam.

Definição

A partir disso vem a segunda fase, chamada de definição. Depois de você escutar os seus possíveis clientes, vai definir quais são os problemas deles.

A partir disso, você e a sua equipe podem pensar nas soluções para isso, sempre com foco na persona. 

Idealização

E aí chega a terceira fase, de idealização. Depois que você ouviu a sua persona e descobriu qual é o problema dela, vai idealizar a forma de suprir essa necessidade.

Esse é um momento muito interessante para a sua equipe se unir e fazer um benchmarking, soltando a criatividade. 

Assim, vocês conseguem selecionar quais são as melhores ideias encontradas para decidir onde vale a pena investir. 

Protótipo

E a partir disso surge a quarta fase, o momento do protótipo. É aqui que você vai testar se a ideia sugerida funciona. 

Se você trabalha com uma empresa SaaS e cria um aplicativo de suporte ao cliente, por exemplo, é no protótipo que isso será colocado em prática e você vai observar se a solução implementada realmente satisfaz as necessidades do seu cliente. 

Você também pode descobrir se isso acontece de forma satisfatória ou se ainda surgem pontos de melhoria.

Testes

Você pode fazer testes para descobrir a eficácia da solução encontrada ou também testar outras opções. Até porque, quando a equipe se reuniu, ela pensou em várias ideias para a solução do problema. 

E tudo isso acontece na quinta fase de testes, que costuma ser conhecida como a última etapa do design thinking.

Aqui vale muito a pena trabalhar com métricas para você analisar se o protótipo foi satisfatório ou não. E, assim, você pode justificar o uso da solução para os seus superiores.

Lembre-se sempre de pensar como o usuário da sua plataforma e que seu foco é solucionar o problema dele.

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Considerações finais

Agora que você já sabe o que é design thinking e para que serve, já pode começar a aplicar isso em seu negócio para ter um maior índice de assertividade.

Então converse bastante com a sua equipe de marketing para deixar claro para eles como funciona a metodologia. Se você encontrar cursos gratuitos, por exemplo, pode indicar para a sua equipe o que fazer e aprender como utilizar o design thinking de forma mais prática.

Também vale lembrar que essa metodologia se aplica para diversos segmentos e áreas de empresas, trazendo resultados focados na persona, o que é bastante interessante e pode chamar a atenção dos funcionários.

E se você estiver tendo problemas de marketing que a sua equipe não está conseguindo solucionar, pense em contratar uma agência que pode ajudar você. A Carratu Digital é especialista em Inbound Marketing e Google Ads. Nós auxiliamos você a entender, na prática, para que serve o blog e tudo o que ele pode proporcionar a você.

Trabalhamos com empresas de diferentes ramos e consideramos os problemas dos clientes como nossos. Então converse com a gente e peça um orçamento.

 

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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