O SEGREDO DO SUCESSO

O segredo do sucesso é um post que comecei a escrever de madrugada, com uma inspiração incomum. Tudo isso para entregar para os nossos amigos que leem o blog, um texto de reflexões e compartilhamento de experiências de tudo o que vivemos neste ano.

Geralmente eu escrevo para personas, mas hoje eu estou escrevendo para todos que se interessam sobre crescer como seres humanos e profissionais, principalmente na área de marketing.

Mas para eu te contar o meu segredo, antes eu preciso fazer um acordo com você.

Quero que este post seja um momento de reflexão que cause algum tipo de mudança na sua vida.

Não gostaria de te entregar a leitura deste post sem antes avisar, que ele foi feito do fundo do meu coração para que possa mudar vidas e não trazer resultados financeiros, ok?

Por isso ao terminar de ler este post, você vai prometer para mim que aplicará ou ainda tentará aplicar as regras do segredo do sucesso no seu dia a dia em 2019, combinado?

Qual é o segredo do sucesso?

Para falarmos sobre o segredo do sucesso, é necessário antes definirmos o que é sucesso.

Você já perguntou as pessoas que estão a sua volta o que é o sucesso para elas? Se não fez, faça hoje mesmo, e procure entrevistar o maior número de pessoas que puder de maneira informal, registrando as respostas.

Eu aposto que você irá se surpreender com o que elas irão te responder, e ao mesmo tempo, você iniciará uma análise se aquela resposta faz sentido para você ou não.

Posso te dizer que o primeiro passo para entender o que é sucesso, é compreender que ele está relacionado só a você e mais ninguém. Por isso eu sugiro que você comece agora mesmo a fazer uma autoanálise profunda, e descobrir quais são seus maiores desejos e então definir seus objetivos.

Como definir o que é sucesso para mim?

Olha, é natural você se questionar como conseguir definir o seu sucesso. Por isso quero compartilhar agora uma técnica que eu mesmo pratiquei por conta própria, sem nenhum embasamento de estudo, mas que deu muito certo.

Há tempos atrás eu me questionei, eu qual o tipo de música eu gostava. Claro que a resposta foi rock! Mas qual o tipo de rock? Então comecei a buscar bandas que eu já conhecia e fazer playlists no aplicativo de música spotify.

Este simples exercício me fez enxergar algo que eu não sabia com clareza, mas eu descobri que gosto de rock australiano, principalmente da década de 80 e 90. Sabe quando descobri isso? Com 35 anos, impressionante!

Este foi um importante passo de muitos outros da autoanálise que mencionei que você deverá exercitar, para entender mais sobre você e como você definirá o seu sucesso.

Para fazer uma autoanálise mais profunda e séria, sugiro fazer o teste de personalidade criado por um renomado Psiquiatra com o intuito a auxiliar pessoas e departamento de recursos humanos de empresas.

Caso queria fazer algo mais superficial, então deixo algumas perguntas para serem respondidas como:

  • Descubra qual a cor você mais gosta
  • Descubra qual os tipos de comida e qual a gastronomia que você mais gosta
  • Descubra qual o tipo de esporte você mais se adequa, ou não
  • Descubra quem são as pessoas que te fazem bem e por qual motivo
  • Descubra qual o tipo de filme que você mais curte
  • Descubra qual o tipo de roupa tem a sua personalidade
  • Descubra qual a religião você simpatiza mais, ou nenhuma
  • Descubra o que te faz sorrir

Depois de responder a algumas ou todas estas perguntas que apresento acima, sugiro você desenhar o seu personagem no papel grande que será colado na parede do seu quarto, cozinha, banheiro, enfim onde achar melhor.

Ah, mas você não sabe desenhar bem?

Não tem problema, nem os super heróis sabem desenhar bem. Apele para o tradicional desenho da cabeça de bolinha e corpo de tracinhos, pode ser a salvação do seu planejamento.

Em torno do desenho, coloque as respostas das perguntas e personifique o desenho com roupas e costumes descritos.

Sem dúvida alguma, isso te ajudará a definir melhor a sua personalidade e então você estará preparado para a próxima etapa.

Estou perto de descobrir o meu sucesso

Olha que bacana o que este post está fazendo com você, hein?

Aposto que se você chegou até aqui é por que o que escrevi faz muito sentido e você já começou a refletir sobre os pontos que apresentei e está tomando a decisão de descobrir o segredo do sucesso.

Claro que você já entendeu que o sucesso é algo relativo, e muito ligado as características de cada pessoa e a cultura e crenças que ela está inserida.

Quando você se conhece melhor, começa a entender no jogo da vida o que é bom ou ruim para você e neste momento algo muito bacana começa a ficar esclarecido, quem você realmente é.

Mas em função de uma vida social (não estou falando de dinheiro e sim de convívio), todos nós, sem distinção, somos tolhidos pelos preconceitos que a comunidade impõe, isso devido a influência da religião e aspectos culturais ultrapassados.

Com esta etapa de autoconhecimento que eu sugeri, e com as respostas bem definidas sobre quem você é, acho que você está mais perto de descobrir qual o segredo do sucesso e o caminho para chegar lá pode prosseguir com estas 4 perguntas:

  1. Quem eu quero ser?
  2. Tenho sido o tipo de pessoa que quero ser?
  3. O que me motiva hoje?
  4. Quais são meus erros mais comuns?

Sugiro responde-las em um papel de formato grande e repita a mesma ação do tópico anterior, de colar na parede do seu quarto, banheiro ou onde achar melhor, para vê-las todos os dias.

Com estas respostas sempre a sua frente, não tenho dúvida que você começou a se provocar um processo para sair da sua zona de conforto, e buscar o segredo do sucesso da sua vida.

Como planejar o sucesso sem segredos?

Planejar é música para os meus ouvidos, e é uma das coisas que eu mais gosto de fazer na vida. Faço isso brincando, e acho que é por isso que eu adoro refletir sobre o passado, presente e futuro.

Então finalizando as minhas sequências de dicas, depois de você passar pelo processo de autoconhecimento, se perguntar sobre qual o seu papel no jogo da vida, acho que agora chegou o momento de definir metas e marcar os gols para chegar no seu sucesso.

Primeira coisa, escreva em um outro papel para você mesmo, o que é sucesso.

Ah e sempre faça isso só, sem a interferência de algo ao seu lado. Isso é algo muito pessoal.

Sabe aquele mural que você está construindo com o desenho e as 4 perguntas do jogo da vida que eu mencionei no tópico anterior, cole esta resposta do lado deles.

E se questione se o sucesso que você descreveu na resposta faz parte da sua vida ou não.

SIM
Se você já tiver o que definiu como sucesso na sua vida, meus parabéns.
Além de ser uma pessoa de muita sorte, irá a partir de agora viver uma vida com mais certezas, menos inseguranças e mais distantes dos preconceitos sociais.

NÃO
Se ainda não tem o seu sucesso, chegou a hora de executar o plano.
Elenque um total de 12 dos seus pontos fortes e os pontos fracos, baseados nas 4 perguntas que você respondeu. Defina um plano simples de estratégia com cada um dos pontos criados (12) e então use o desafio dos 30 dias para resolve-los um a um por cada período.

Os pontos fracos, você deverá melhorar ou então elimina-los de sua vida.

Os pontos fortes, você deverá potencializa-los através de estudos e conhecimentos gerais.

Tudo certo para começar a trilhar o segredo do sucesso?

Que maravilha, então quer dizer que a partir de agora é com você, não é mesmo?

Agora o sucesso só depende de você

É bem verdade que quando chegamos nesta etapa, tudo fica obscuro e ao mesmo tempo claro. É igual no filme do Rocky Balboa, quando ele mais precisava do técnico/treinador, o cara morre.

Mas lembre-se, para ter sucesso, mesmo aplicando estas dicas que compartilhei com você, se prepare pois a batalha será pesada, mas se você fizer tudo certinho, terá o seu prêmio ao final, o seu sucesso.

Daqui por diante é com você!

E se você acha que eu escolhi esse gif do Rocky Balboa por acaso, veja o vídeo da minha palestra sobre Inbound Marketing, onde uso uma introdução super legal.

Ah, por falar nisso, todas estas dicas que passei para se trilhar o segredo do sucesso, servem também para suas estratégias profissionais.

Vou dizer que todo o tipo de mudança que você busca na sua vida, precisa começar dentro da sua cabeça, ou como dizemos no marketing, é uma mudança de mindset.

Você tem neste texto a possibilidade de mudar a sua vida ou simplesmente dizer: Ah, este é mais um desses textos sem sentido de internet.

Olha, tudo o que eu escrevi aqui foi baseado e construído com a minha experiência de vida e posso dizer que não escreveria este texto tão longo se não fosse pela alegria que tenho de poder compartilhar o segredo do sucesso que tenho hoje com quem mais me apoia, os leitores do nosso blog.

Por isso acredite, você pode sim fazer esta mudança e se fizer, compartilhe comigo.

Uma das coisas que me deixam mais felizes na vida é saber que estou ajudando pessoas e profissionais a darem um passo a frente no que muitos chamam de sucesso, mas para mim eu chamo de felicidade.

Comentários
Por Ubirajara Carratu

Siga-nos

Quer nos conhecer?

Newsletter

Materiais Gratuitos