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APRENDA A CONSTRUIR UM PERFIL DE SUCESSO NO LINKEDIN

Descubra como construir um perfil de sucesso no Linkedin em poucos passos práticos e fáceis de serem aplicados. Você está buscando um emprego, um cargo melhor, conquistar parceiros ou novos clientes? Esta plataforma é uma rede de relacionamento com milhões de usuários que buscam o networking digital! Não perca tempo e entre nessa também.

Para começar vamos entender o que é o Linkedin!

O Linkedin é a rede social mais profissional do meio digital. A cultura perpetuada pela plataforma é extremamente ética. Assim, ele detém uma credibilidade maior para as empresas e se torna referência para a capitação de novos colaboradores. É o lugar ideal para conseguir um emprego e para isso você precisa ter um perfil completo e bem feito!

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Quais as vantagens de ter um perfil do Linkedin?

Como relatei acima, o Linkedin detém um certa autoridade entre as outras redes sociais em questão de credibilidade para as empresas que buscam novos funcionários na plataforma. Ou seja, esta rede pode ser a porta de entrada no mercado de trabalho para muitos ou também a consolidação da vida profissional.

Além disso, o Linkedin é um espaço riquíssimo para networking, para estabelecer uma rede de contatos na sua área de atuação. Conhecer e aprender com profissionais da sua área, encontrar potenciais parceiros e clientes, se conectar com marcas e empresas, aprender e compartilhar conhecimento.

Outra coisa que nem todo mundo sabe é que o próprio Linkedin é uma plataforma pensada para o consumo e a produção de conteúdo. Além das várias maneiras para compartilhar conteúdo, as quais já conhecemos das outras redes sociais, Fotos, vídeos e posts no feed por exemplo. O diferencial desta rede são os Artigos, uma função exclusiva da plataforma.

Chega de enrolação, agora vou ensinar como criar um perfil de sucesso no Linkedin!

Bom, o primeiro passo é se cadastrar no Linkedin. Eu preparei um mini tutorial básico para efetuar o cadastro, acompanhem abaixo:

1- Cadastro:

Preencha suas informações básicas como nome, sobrenome, email e senha. É importante que todas as informações sejam reais, lembrem que o Linkedin é um rede profissional e você está construindo o seu perfil e ele funciona como uma espécie de “currículo digital”.

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2- Localidade:

Insira suas informações sobre sua localidade, país, estado e cidade. Note a mensagem que o Linkedin apresenta logo no início: “Crie seu perfil para se conectar com profissionais que têm os mesmos interesses que você” Já fica claro, nesse ponto, que o Linkedin é um rede social pensada pra profissionais e para eles se conectarem entre si. Termine de preencher e clique em Avançar.

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3- Cargo:

Insira seu cargo mais recente e a empresa que em atuou ou está atuando no momento. É importante notar se a empresa que você trabalha já está cadastrada no Linkedin. Assim que forem preenchidas as informações, o Linkedin já irá fornecer algumas informações, como por exemplo na imagem abaixo. 11 pessoas com o cargos semelhantes ao que eu escolhi, na mesma localidade que eu, estão no Linkedin. Como também, mostra quantos pessoas trabalham na mesma empresa que eu selecionei estão presentes no Linkedin.

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Caso você não tenha experiência profissional nenhuma, clique na opção “Sou estudante” e você será direcionado para o o próximo passo do cadastro. Não se sinta inferior as pessoas já entram no Linkedin e já tem um emprego. Essa rede social pode ser o diferencial e a porta de entrada para o mercado de trabalho. Siga todas as minhas instruções, elas podem te ajudar bastante!

Vamos seguir!

4- Validação de conta:

O Linkedin irá enviar um código de confirmação para o seu email, que foi cadastrado no primeiro passo. Logo após. basta preencher o espaço com o código que foi fornecido e clicar em aceitar e confirmar.

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Em seguida, o Linkedin apresentará uma opção de importação de contatos, através do seu email, a qual você pode pular ou não. É interessante que você importe os seus contatos, pois na próxima etapa, começaremos a construir a sua comunidade dentro do Linkedin!

Bom, finalizamos a primeira etapa, que é o cadastro na plataforma. Agora iremos trabalhar pontos importantes para a construção do seu perfil de sucesso!

Continue lendo! Vamos trabalhar pontos e ferramentas importantes do seu perfil.

Foto de Perfil

A foto de perfil é extramente importante na plataforma, é imprescindível que você tenha uma foto de perfil. Deixe a vergonha de lado, você precisa ter uma foto sua. Nem pense em fotos de animes, desenhos ou artistas, você está construindo o seu perfil!

Mostre claramente o seu rosto, como falei acima, é o SEU perfil, então é importante que aparece seu rosto. É preferível que seja uma foto com uma qualidade boa, nada de selfies ou fotos 3/4.

Uma boa dica é escolher uma foto que você esteja sorrindo, que mostre o seu carisma. Uma foto que transmita sua felicidade em um dia de trabalho. São detalhes que no fim fazem a diferença e trarão resultados mais significativos.

Outra dica é usar o Photofeeler ou Snappr, que são sites que analisam a sua foto perfil, através da qualidade, iluminação, o seu sorriso e etc. Meio blackmirror, né? Mas essas ferramentas podem te ajudar escolher a foto ideal. São gratuitas, então é só dar um google e usar.

Foto de Capa

Ter uma foto de capa pode diferenciar você dos outros perfis, afinal a maioria não possui foto de capa e tem aquela padrão que a plataforma oferece. Vocês com certeza já devem ter visto.

Para a sua capa explore sua marca, se for um perfil empresarial, sua área de atuação, se for o perfil pessoal. Use bancos de imagens gratuitos, existem aos montes na internet. Deixe claro com o que você trabalha. Visto que a capa em conjunto com a foto de perfil são a primeira informação que os visitantes irão consumir.

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Já definimos a porta de entrada do seu perfil, agora vamos escolher as palavras chave!

Palavras chave? No Linkedin? Sim! Como já falei anteriormente, o Linkedin é uma maneira de você ser encontrado por possíveis contratantes. E como eles te acham na plataforma? através das palavras chave.

Essa rede social funciona como uma espécie de ferramenta de busca, quando você for definir suas palavras chave, leve em consideração pelo o que você quer ser lembrado, com o que você trabalha, suas aptidões e talentos. Assim você poderá ser achado por potenciais parceiros, recrutadores e clientes!

O ideal é que você defina no mínimo 8 palavras chave. Use essas oito durante a construção do seu perfil. Tem dificuldade em defini-las? Uma dica que eu dou é seguir a sua linha de atuação.

Por exemplo, as minhas palavras chave são: Redes Sociais, Redação para Web, Produção de conteúdo, Marketing digital, Mídias Sociais, Publicidade, Propaganda e Automação de marketing. Viu só? São áreas no qual estudo e trabalho.

Faça um brainstorm para desenvolver e selecionar as suas palavras chave

Definidas as palavras chaves vamos seguir para terminar a configuração do seu perfil. Agora iremos trabalhar o Título, Resumo, Competências e Experiências!

Título

O título é uma espécie de descrição que fica logo abaixo do seu nome do perfil. É aqui que começamos a aplicar as palavras chave. Escolha três ou quatro das suas palavras chave para utilizar nesse momento, as mais importantes.

O Seu título aparece em todas as interações que você faz nessa rede social, seja um comentário ou uma publicação, o seu título irá acompanhar o seu dia a dia na plataforma. Portanto, atente para a escolhe das palavras que você irá colocar nesse espaço. Confira na imagem abaixo o meu título:

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Resumo

Esse é o espaço para você se vender, contar um pouco da sua trajetória como profissional, relacionar seus cargos e formações. É até bem simples, utilize uma linguagem descritiva e direta, com exemplos rápidos de resultados de trabalho.

Mas seja breve, não se estenda muito. Um Paragrafo com mais ou menos cinco linhas já é o suficiente. Afinal ao decorrer do seu perfil você poderá adicionar muitas outras informações sobre você. Deixarei o meu como base para vocês se inspirarem:

“Estudante de Comunicação Social- Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atualmente estagiário em Mídias Sociais na Carratu Digital, redação e produção de conteúdo para a web. Já trabalhei com automação de marketing para a Prima Choice, empresa dos Estados Unidos, através da INOUTMKT, empresa de consultoria em marketing Digital”

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Evite o Overselling!

Para quem não sabe, eu explico. O overselling é um termo referente a auto promoção exagerada, ou seja, quando alguém se descreve de forma exacerbada e até mentirosa.

Como já foi falado anteriormente, o Linkedin é uma rede altamente profissional, seja sincero, não invente coisas para parecer mais profissional ou qualificado. Seja humilde e verdadeiro na sua descrição para o Resumo.

Uma dica boa dica é pontuar trabalhos voluntários que você já fez. Seja em eventos, na faculdade, projetos de pesquisa, coisas como essas são sempre bem vistas por contratantes, então se você já efetuou algo assim não esquecer de somar ao seu resumo.

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Experiências

Este é o espaço no qual você irá estampar todos os seus certificados para todo mundo ver. Dessa vez não tenha vergonha e compartilhe todos os certificados que puder, das mais diferentes formações ou áreas de atuações.

É bem simples, então irei me estender tanto. Basta adicionar o certificado e a empresa ou instituição emissora. E se você não conseguir upar a url do seu certificado, você criar uma própria, como? Se liga nessa dica:

Upe seus certificados no google drive e compartilhe com link aberto!

Fazendo isso você poderá upar seu certificado no Linkedin sem problema nenhum. É normal encontrar problemas na plataforma para abrir o seu certificado. Pode acontecer dos links ficarem indisponíveis, upar o certificado no drive resolve esse problema e de quebra você tem todos os seus certificados guardados em um local seguro e fácil acesso.

Mídias

Neste espaço você pode adicionar mídias que envolvem trabalhos seus, apresentações de powerpoint por exemplo, links de textos que você já escreveu para web, fotos de exposições que você participou.

É uma área bem ampla, na qual você pode compartilhar qualquer conteúdo midiático que enriqueça o seu currículo e integre propriedade e autoridade para seu perfil!

Bom, se você seguiu todas as minhas instruções a risca o seu perfil no Linkedin está completo!

Finalmente né?

O Linkedin é uma plataforma complexa e por isso devemos atentar aos detalhes, agora que você tem um perfil completamente configurado, as chances de você ser encontrado por um recrutador é bem maior. Assim como oportunidades de networking, encontrar parceiros e clientes.

Essa plataforma, se for bem utilizada, pode trazer resultados muito significantes para sua vida profissional! O Linkedin também tem muitas funções que vão além de ser um “currículo” é uma plataforma para consumo e produção de conteúdo! Mas isso é conversa para outro texto, fique ligado no blog #Ducarratu que em breve ensinarei como produzir conteúdo para Linkedin.

Tem alguma dúvida? Entre em contato comigo através do Instagram da Carratu Digital. Estarei disponível para sanar suas dúvidas sobre o Linkedin!

 

Foto de Yorran Jordy

Yorran Jordy

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