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O QUE É O SCRUM?

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Ter problemas com prazos na execução de tarefas é muito comum no departamento de Marketing, principalmente quando a equipe não sabe o que é o Scrum, ou quando ele não é utilizado.

E é fundamental que esses problemas sejam solucionados, pois eles influenciam diretamente a entrega de resultados. 

Além disso, não saber o que é o Scrum ou uma metodologia ágil, pode comprometer todo o planejamento e as estratégias desenvolvidas. 

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Por esse motivo, iremos explicar o que é o Scrum e como você pode começar a utilizar essa metodologia a seu favor no seu departamento de marketing. 

 

Saiba o que é uma metodologia ágil 

Antes de entrarmos exatamente no entendimento de o que é Scrum, é preciso pensar um pouco no que é uma metodologia ágil

A metodologia ágil é um conjunto de técnicas e estratégias, que tem como objetivo otimizar o gerenciamento de projetos.

Com isso, as atividades podem se desenvolver com mais rapidez, eficiência, fluidez e flexibilidade, o que é essencial em um time de marketing. 

Além disso, utilizar uma metodologia ágil também contribui para que os processos sejam mais simples, interativos e dinâmicos, criando uma equipe multidisciplinar.

Entre as características que fazem parte deste tipo de metodologia estão: 

  • Melhoria contínua;
  • Cooperação entre equipe e cliente;
  • entregas mais rápidas e de qualidade;
  • Flexibilidade no escopo do projeto;
  • Desenvolvimento de valor progressivo; 
  • Atendimento às necessidades do cliente;
  • Adaptação às mudanças; 
  • Alto nível de inovação.

Entendemos que unir todos esses aspectos em um departamento de marketing pode não ser algo simples, e neste ponto o Scrum irá te ajudar.

O que é Scrum? 

O Scrum é uma das metodologias ágeis, que existem exatamente para melhorar a execução dos processos que envolvem a gestão de projetos.

Essa é uma ferramenta que foi desenvolvida por Ken Schwaber e Jeff Sutherland e registrada no The Scrum Guide, que é um guia completo de regras e processos do Scrum.

Em sua estrutura, as equipes trabalham juntas, ao contrário do método Waterfall (cascata), que executa suas atividades de maneira  sequencial e individualizada. 

Dentro do Scrum as equipes são estimuladas a desenvolverem aprendizado com base nas experiências, e a manter a organização para buscar soluções.

A ideia de o que é Scrum foi apresentada inicialmente para as equipes de desenvolvimento de software, no entanto, podem ser aplicadas em todos os trabalhos de equipe.

E no departamento de marketing o Scrum tem um papel muito importante e assertivo, auxiliando no planejamento e mantendo os prazos em dia. 

Quais são os artefatos do Scrum

A definição de o que é Scrum não se baseia apenas em um conceito, na verdade, há artefatos dentro do Scrum. Veja quais são: 

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Backlog do produto 

O primeiro artefato do Scrum que iremos citar é o backlog do produto, ele é essencial para o desenvolvimento de qualquer projeto. 

O backlog do produto é uma lista de todo o trabalho que precisa ser feito e permanece com o proprietário ou gerente de produtos. 

O que a lista apresenta são os recursos, requisitos, o que precisa ser aprimorado e as correções. 

Em outras palavras, é uma “To Do List” para a equipe que irá desenvolver o projeto, e será utilizada em diversos momentos. 

É importante destacar que a lista de afazeres, deve sempre passar por uma revisão, conforme a ideia for sendo aprimorada. 

DICA: no Marketing, o Backlog do Produto pode ser uma lista de tudo que é necessário para criar um E-book gratuito, para o desenvolvimento de um formulário de contato ou de uma página de vendas.

Sprint Backlog 

A Sprint Backlog contém as histórias de usuário, que basicamente é uma explicação informal sobre o que está sendo desenvolvido, na visão do usuário final. 

Desta forma, essa história deve ser dividida em pequenas partes, com intuito de serem desenvolvidas em cada sprint. 

Uma Sprint Backlog pode ter diferentes tempos de duração, mas, em geral, é definida em 2 ou 3 semanas. 

No período de duração da sprint o time de desenvolvimento possui uma meta a ser cumprida, que não pode ser comprometida.

Por isso, antes de cada sprint é feita uma reunião de planejamento, para definir quais serão as atividades e as metas  para o período. 

DICA: No marketing, as Sprints Backlog podem ser definidas como as etapas que antecedem a produção de um conteúdo, por exemplo, a definição de persona, pesquisa de palavras-chave e estruturação de pauta. 

Incremento

O terceiro artefato do Scrum é o incremento, que é basicamente a meta de cada sprint. Ele aparece como um produto final. 

O incremento deve ser apresentado na demonstração final de cada sprint, seu conceito está relacionado com a conclusão de algo. 

No entanto, a ideia prática do que é a conclusão de uma etapa será influenciada diretamente pelo objeto de trabalho e pela própria equipe. 

Em seu departamento de Marketing, por exemplo, é possível considerar como um incremento o lançamento de uma LP com recursos básicos.

Em outro sprint podem ser definidos elementos extras a serem adicionados na LP e assim sucessivamente até o projeto estar de fato pronto.

DICA: O produto final de uma Sprint no Marketing pode ser um E-book gratuito, uma LP, um conteúdo postado em blog post, uma página de simulação ou orçamento automático. 

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O que é importante nos projetos que utilizam o Scrum? 

Para que a metodologia Scrum dê certo e traga os resultados esperados, é preciso manter alguns pontos importantes sempre em dia. 

Dessa forma, é importante que em todos os projetos do Scrum tenha:

  • Reuniões diárias: que duram no máximo 15 minutos e tem o objetivo de cada um apresentar o que já fez, o que está em andamento e o que será feito. Além de repassar pontos e solucionar impedimentos. 
  • Definição de prioridades: para que o projeto seja bem desenvolvido é preciso ter uma prioridade por vez. Nesse sentido, no Scrum deve ser feita uma lista de prioridades para ser seguida. 
  • Comunicação entre as equipes: não existe estratégia que funcione sem a comunicação entre as equipes. O time de desenvolvimento deve estar atento e sempre buscar soluções possíveis, assim que surge um impedimento.
  • Comprometimento com a entrega de resultados: as metas devem sempre serem cumpridas no Scrum, é exatamente por isso que os projetos são divididos em pequenas sprints, a ideia não é sobrecarregar o time e sim criar uma fluidez nos processos. 
  • Alinhamento dos times: toda a equipe precisa estar alinhada e entender exatamente o que está sendo desenvolvido, mesmo que não seja sua função. No Scrum as ideias e entendimentos não ficam limitados. 

Quais profissionais compõem o Scrum Team? 

Para que a metodologia Scrum seja colocada em prática é necessário ter um Scrum Master, Product Owner e os Desenvolvedores. 

O Scrum Master irá atuar como um líder, para resolver problemas, auxiliar e alinhar toda a equipe de desenvolvimento. 

O Product Owner (PO) é o “dono do produto”, ele irá definir todos os pontos que compõem o Backlog do produto e define as prioridades de cada sprint. 

Além disso, o PO deve conhecer todas as informações do produto, bem como a história do usuário, por esse motivo ele é chamado dono do produto.

Enquanto os Desenvolvedores compõem a equipe que irá colocar em prática todas as atividades, criando um plano para a sprint que será adaptado com as metas.

É o time de desenvolvedores que irá produzir o incremento utilizável ao final de cada sprint. 

O que faz um Scrum Master? 

O profissional que atua com Scrum Master tem o papel de gerenciar toda a equipe, bem como garantir as práticas da metodologia Scrum. 

Na prática, o Scrum Master é responsável apresentar toda a teoria e prática de o que é o Scrum e garantir sua eficácia dentro de uma instituição.

Dessa forma, podemos ver que esse profissional atua como um líder para o Scrum team e tem uma visão macro de todos os processos. 

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O Scrum Master pode treinar os membros da equipe, ajudar o time a focar na criação de incrementos de alto valor e solucionar impedimentos. 

Além de garantir que todos os eventos sejam produtivos e positivos, ajudar a estabelecer um planejamento empírico do produto, aconselhar e ajudar os colaboradores.

DICA: no Marketing, o Product Owner pode ser representado pelo Gestor de Projetos, os Desenvolvedores pelas equipes de Marketing de Conteúdo, CS, UI, Ux Design e outros.

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Entenda o que o Framework Scrum define

Para conseguir organizar e orientar todos os processos que envolvem o desenvolvimento de um projeto é necessário separar o Scrum em algumas etapas. 

Dessa forma, ao implementar o Framework Scrum é preciso desenvolver suas cerimônias, que são:

Refinamento: é uma cerimônia utilizada para começar a definir e aprimorar todas as ideias que envolvem o projeto final. 

Sprint: é o período definido para que o time de desenvolvedores trabalhe para cumprir com a meta de um incremento.

Sprint Planning: é um evento que acontece para iniciar um Sprint, definindo o que pode ser entregue no período e como isso será feito.

Sprint Review: deve ser feita no final de cada sprint, para apresentar o que foi feito durante a sprint para a equipe responsável pelos produtos.

Sprint Retrospective: é uma reunião que acontece com o Scrum Master, para ver o que ocorreu bem, o que pode ser melhorado na equipe antes do próximo Sprint Planning.

 

Quem participa do Daily Scrum? 

O Daily Scrum é um evento que deve acontecer todos os dias em 15 minutos para que toda a equipe possa sincronizar suas atividades. Cada colaborador deve apresentar:

  • O que fez ontem;
  • O que já fez hoje;
  • O que vai fazer em seguida.

Quem deve participar do Daily Scrum é o time de desenvolvedores e o Scrum Master. O PO pode participar, mas o objetivo principal da reunião é para os desenvolvedores falarem sobre o seu dia a dia.

EXEMPLO: no departamento de Marketing, o Designer apresenta que já fez a arte para a LP, para que o desenvolvedor de Web possa iniciar a criação, enquanto o Marketing de conteúdo busca estratégias de divulgação.

Entender o que é o Scrum é importante para trabalhar a metodologia não só em empresas de tecnologia, como também em um departamento de Marketing. 

Como foi possível perceber nos exemplos, o Scrum pode auxiliar muito no desenvolvimento das suas estratégias de Marketing. 

Por esse motivo, vale a pena saber o que é o Scrum e como aplicá-lo de maneira cada vez mais correta no seu departamento de Marketing. 

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads. Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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