Blog Carratu

MICRO MOMENTOS: O QUE SÃO E COMO IMPACTAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

A popularização dos smartphones modificou diversas relações sociais e o vínculo entre as marcas e os consumidores. É por meio deles que surgem os micro momentos, conceito desenvolvido pela Google para representar novas situações de consumo originadas a partir da transformação digital.

O aparelho, que antes era utilizado apenas para realizar ligações, agora armazena uma quantidade cada vez maior de informações e de dados pessoais. Ele também nos permite uma conectividade que seria impensável em tempos atrás.

E o que isso significa para as marcas e para a experiência do consumidor? Continue a leitura e confira a resposta para essa e outras perguntas sobre o tema!

Aproveite para Iniciar sua estrategia de Inbound Marketing 1

O que são micro momentos?

Os micro momentos são situações em que temos algum intervalo — seja no farol vermelho, na mesa do bar com os amigos ou até mesmo na academia — e puxamos o celular para passar o tempo. Comumente, é quando acessamos alguma rede social ou fazemos uma pesquisa.

A ultra-conectividade proporcionada pelos smartphones também criou novas situações de consumo. Como sabemos, somos bombardeados por uma variedade de informações e anúncios assim que clicamos nos ícones do Facebook, do Instagram, do Twitter ou quando redigimos uma busca no Google, por exemplo.

O termo também é representativo do quanto a nova jornada do consumidor é fragmentada e iniciada no mobile. No Brasil, o acesso à Internet via smartphone já é superior às conexões via desktop, e a tendência é que essa diferença continue sendo ampliada.

Por que entendê-los?

O seu consumidor está conectado 24 horas por dia, sete dias por semana. Até pouco tempo, isso não era uma realidade e, para atingir esse público, a comunicação das marcas tinha uma característica muito mais invasiva que a experiência fornecida nos dias atuais — os comerciais da televisão são o maior exemplo disso.

Leia também:  O QUE É LEAD NO MARKETING DE EMPRESAS?

Assim como o smartphone, você também pode estar no bolso do seu cliente a qualquer hora do dia. Para tanto, é de fundamental importância ter amplo conhecimento sobre seu público e suas personas para, então, oferecer um conteúdo relevante.

Como eles impactam o consumo?

Além de impactar, os micro momentos são capazes de criar novas experiências de consumo. Até dez anos atrás (ou menos), seria impensável fechar uma compra no conforto de sua casa, e hoje isso é extremamente possível — essa analogia vale para o tempo gasto no trânsito, na fila do banco e em outras situações cotidianas.

Com uma diversidade de opções, é fundamental se fazer presente aos clientes nos micro momentos mais relevantes para eles. Se você está se perguntando como identificar as situações mais importantes para o público-alvo, acompanhe os próximos tópicos.

Como identificar os micro momentos?

A identificação dos micro momentos depende de um conhecimento aprofundado sobre os hábitos de consumo de seus clientes. É preciso questionar e avaliar:

  • Quantas vezes por dia o seu cliente acessa as redes sociais?
  • Quantas vezes ele faz uma busca no Google?
  • Quais os principais interesses dele?
  • Como estar inserido na rotina do cliente sem impor a sua presença de forma maçante?

Por conta disso, as marcas precisam traçar novos modelos para suas pesquisas de mercado, uma vez que ações utilizadas anteriormente encontram-se defasadas para lidar com a complexidade da nova jornada do consumidor. Entre as práticas recomendadas pelo próprio Google para identificar os micro momentos, estão:

  • entender quais as perguntas mais associadas à sua marca;
  • descobrir o que os seus consumidores pesquisam online;
  • reformular as suas pesquisas de consumo;
  • testar diferentes modelos de entrevista no seu ponto de venda.
Leia também:  VENDARKETING, COMO APLICAR NA SUA EMPRESA?

Como incluí-los em sua estratégia de marketing?

Os micro momentos podem ser classificados em quatro tipos de situações:

  • quero saber;
  • quero ir;
  • quero comprar;
  • quero fazer.

Entender cada uma delas ajuda sua marca a se posicionar e identificar quais momentos estão mais alinhados com o perfil de compra dos seus clientes para, posteriormente, poder incluí-los em uma estratégia de marketing mais ampla.

Quero saber

A etapa “quero saber” é o momento da jornada em que o consumidor está buscando uma informação, que pode ser simples ou complexa. É quando fazemos uma busca para saber “o que são os micro momentos” ou quando perguntamos ao Google “qual o melhor alimento para o meu gato”, por exemplo. Que tipo de informações estão associadas à sua marca para que você possa estar presente nos micro momentos dos seus clientes?

Quero ir

O momento “quero ir” está diretamente relacionado à atividade dos estabelecimentos. Aqui, o consumidor está interessado no endereço, horário de funcionamento e outros dados relevantes sobre um determinado local antes de se deslocar. Uma boa dica é acompanhar as novidades e explorar os serviços oferecidos pelo Google Meu Negócio, que pode trazer grande relevância ao seu empreendimento.

Quero comprar

Esse momento é exemplificado por buscas relacionadas a uma intenção de compra. Como identificá-las? Fácil! Normalmente, essas pesquisas perguntam o preço de determinado produto e também procuram por descontos. Esse momento precisa estar constantemente no radar dos e-commerces que, cada vez mais, devem se preparar para a compra mobile.

Quero fazer

Quem nunca pesquisou um tutorial na internet? Desde trocar a resistência do chuveiro até o passo a passo correto de uma receita, o momento “quero fazer” acontece quando o seu cliente busca uma informação mais prática.

Leia também:  MERCADO IMOBILIARIO: ANO NOVO, EMPRESA NOVA!

Vídeos podem ser muito úteis (e mais relevantes) para marcas que têm consumidores que passam por esse micro momento, uma vez que permitem uma maior absorção do conteúdo quando comparados a um texto, por exemplo.

A nova jornada do consumidor oferece diversas oportunidades aos profissionais de marketing. A ultra-conectividade permite uma maior proximidade entre marcas e consumidores. Ao mesmo tempo, as exigências aumentam: a necessidade de uma entrega relevante e ágil é cada vez mais essencial para o bom desenvolvimento desse relacionamento.

Os micro momentos têm revolucionado a forma como pesquisamos e consumimos online, e as marcas precisam tirar proveito disso da melhor forma possível para criar suas estratégias, melhorar o serviço ou produto oferecido e para alcançar resultados cada vez melhores.

Quer entender mais sobre o tema e descobrir como aprimorar a jornada do seu consumidor? Entre em contato com a gente e vamos marcar uma conversa!

CTA NEWSLETTER2

Foto de carratu

carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?