COMO MELHORAR O POSICIONAMENTO NO GOOGLE: 10 DICAS BÁSICAS (E EFICAZES!)

Uma pergunta muito comum para quem investiu na criação de um site e que, por vezes, gera até certa angústia e ansiedade é: como melhorar o posicionamento no Google? 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar, mas 70% deles não passam da primeira página de resultados.

Os sites que ocupam as primeiras posições ficam com 60% dos cliques. São pesquisas que mostram que melhorar posição no Google já não é mais luxo, mas obrigação das empresas.

Portanto, para começar a responder à questão proposta no título deste artigo, vamos falar de Search Engine Optimization (SEO) e entender a sua importância no posicionamento dos sites que aparecem no Google. Acompanhe!

O que é SEO?

Search Engine Optimization, conhecido como SEO, é um conjunto de estratégias e técnicas empregadas para otimizar os sites e deixá-los com a estrutura adequada para que buscadores (como o Google) considerem-nos relevantes durante a indexação e coloquem-nos em destaque quando usuários fizerem buscas relacionadas.

E o que é indexação? É nada mais que o ordenamento e classificação dos dados e, no caso do Google, significa a forma como ele julgará o seu site e se o colocará entre os primeiros resultados de forma orgânica, ou seja, sem que você tenha que pagar por um anúncio para alcançar isso.

As estratégias de SEO devem ser consideradas desde as fases de planejamento e execução até a etapa de manutenção. Ou seja: os textos e as imagens que são inseridos na plataforma também precisam seguir estratégias para manter a coerência e a relevância.

Como ter um site mais atrativo para buscadores?

A seguir, apontaremos 10 dicas que podem ajudar sua equipe na construção de um site mais atrativo para o Google e, claro, para os usuários. Confira!

1. Link building

Link Building é um trabalho criterioso que tem por objetivo criar e conectar os links de um site para que eles façam total sentido com o conteúdo apresentado e sejam relevantes para os indexadores.

Cada link correto e bem estruturado é considerado um “voto” para o Google. Um site com muitos votos é, dessa forma, tido como relevante, coerente e ideal — e passa a ter mais chances de aparecer em posições de destaque durante uma pesquisa. Analisar os links do seu site é, portanto, o primeiro passo para adequá-lo.

2. Sinais sociais

Os sinais sociais são recomendações de usuários, que mostram ao Google que aquele link recomendado é importante, relevante e merece destaque. Um retuíte, um compartilhamento no Facebook ou LinkedIn, um pin dentro do Pinterest e qualquer outra forma de divulgação de um link dentro do ambiente digital é considerado um sinal social.

Portanto, se o seu site traz, além de conteúdo relevante e bem estruturado, condições para que o link seja compartilhado com facilidade, ele estará mais propenso a conseguir sinais sociais e, consequentemente, maior destaque na rede.

3. Velocidade do site

O Google oferece um sistema de análise de sites chamado de “rede neural”. Projetado para agir como um cérebro humano, esse mecanismo analisa o volume de informações disponibilizadas pelo endereço para simular conversões e estabelecer as probabilidades de os usuários passarem mais ou menos tempo navegando por ele.

Esse sistema mostrou que páginas que demoram mais a carregar (ou seja: que são lentas) aumentam consideravelmente a probabilidade de desistência dos usuários que a acessam a partir de dispositivos móveis.

Portanto, é fundamental verificar se o seu site é rápido o suficiente. Caso não seja, os ajustes devem ser providenciados. O teste meu site, por exemplo, é uma ferramenta disponibilizada pelo próprio Google e ajuda a identificar os principais problemas relacionados à velocidade da sua página.

4. Análise das métricas

Uma análise consistente das métricas fornecidas pelo site também é um fator importante para quem deseja ganhar destaque no Google. Sistemas, como o Google Analytics, informam detalhes preciosos. São eles:

  • páginas mais visitadas;
  • origem das visitas;
  • tempo médio gasto nas navegações;
  • visitas únicas e visualizações de página;
  • taxa de rejeição e uma série de KPIs que traduzem aos profissionais quais são os pontos que precisam de melhorias.

Essa análise precisa ser feita constantemente para que as melhorias sejam contínuas, atendendo às necessidades dos algoritmos do Google e, principalmente, aos usuários que procuram por suas informações.

5. Palavras-chave

Na estrutura do site e nos textos inseridos, é preciso listar as principais palavras para o seu negócio. Dê preferência não às mais buscadas, mas às mais específicas.

Um morador de São Paulo que queira comprar itens naturais não vai procurar apenas pelo termo amplo “produtos naturais”. Ele vai, provavelmente, buscar por “lojas de produtos naturais em São Paulo” ou algo semelhante. Outra vantagem das palavras mais específicas é que a concorrência por elas é menor e o público atraído é mais qualificado.

6. Código-fonte

Você já viu o código-fonte de uma página? Se ainda não teve essa oportunidade, basta clicar com o botão direito do mouse na tela e escolher a opção “Exibir código fonte da página”. Caso não tenha conhecimento de programação, você se deparará com uma sopa de letrinhas.

Entre tantas informações, o Google precisa achar “pistas” sobre o conteúdo do site. Para isso, ele avalia pontos específicos do código: as tags (ou “etiquetas”). E algumas delas se destacam. Veja a seguir:

  • title: a tag title é o título da página, que aparece na parte superior do navegador — geralmente, consta na title o nome do site e, às vezes, algumas palavras-chave;
  • description: a tag description traz uma descrição breve do conteúdo — é importante usar as palavras-chave principais. A descrição aparece abaixo do link do seu site nos resultados de busca;
  • keywords: as keywords são, literalmente, as palavras-chave do negócio — use apenas as principais;
  • header: as tags h1, h2, h3 (e assim por diante) são os títulos que você vê na página — é importante ter as palavras-chave aqui também;
  • alt: o Google não é capaz (ainda) de ler imagens e, por isso, a tag alt é importante, já que descreve o que aparece nas imagens do seu site — se você usa WordPress, basta preencher os campos de descrição da imagem para garantir que ela seja encontrada.

Na programação, também são essenciais cuidados com o robot.txt, que mostra ao Google como indexar o endereço, e o XML Sitemap, que lista as páginas do seu site. Nessa parte técnica, é altamente aconselhável procurar profissionais qualificados para otimizar o seu site, de preferência desde sua construção.

7. Conteúdo de qualidade

Produzir conteúdo de qualidade ainda é a forma mais eficaz de conseguir um bom posicionamento. Lembre-se: o Google trabalha para oferecer os resultados mais relevantes para seus usuários, de acordo com a busca de cada um. Logo, a melhor forma de aparecer em primeiro, claro, é ser relevante.

A boa notícia é que você sempre será um especialista em sua área de atuação. Aproveite! Sua empresa, além de estar por dentro das novidades do mercado, certamente conta com profissionais qualificados, que podem enriquecer o conteúdo de seu site, do blog e de suas redes sociais, entre outros. Produza sempre conteúdo original e de credibilidade.

Existem, ainda, algumas boas práticas que ajudam bastante no posicionamento. Confira:

  • títulos: trata-se da tag mais importante — faça um título atraente e com as palavras-chave principais;
  • subtítulos: nos subtítulos, use palavras-chave principais e secundárias sempre que possível;
  • corpo do texto: colocar as palavras-chave no início e no fim do texto ajuda, mas lembre-se de que o conteúdo deve ficar natural — jamais “force” palavras-chave nele;
  • descrição de imagens: como dissemos, o Google não lê fotos e vídeos — por isso, sempre preencha as descrições;
  • links: use links para conteúdo relevante externo, quando for preciso, e para outras páginas da empresa;
  • conteúdo duplicado: o Google penaliza textos idênticos ou muito parecidos — por isso, é preciso tomar cuidado com o uso das tags canônicas (ou canonical tags), que indicam quais páginas devem ser indexadas ou não, por apresentarem esse tipo de conteúdo.

8. Network na web

Um dos parâmetros usados pelo Google para avaliar a qualidade do site são os links. Quanto mais endereços com boa reputação apontarem para o seu, melhor. Também é importante ter bons links em sua página, o que indica mais conteúdo e qualidade. Trata-se dos chamados links internos e externos.

Esse relacionamento com outros sites pode ser construído de várias formas. Quanto às ligações internas, procure enriquecer seu conteúdo com links para fontes confiáveis, em que seus leitores possam encontrar mais informações. Use-os também para outras postagens de seu blog, site e suas redes sociais, para manter os usuários em seus canais.

Já os links externos precisam de um pouco mais de atenção. Além de usar seus próprios canais para conseguir linkar para seu site, procure por páginas que possam ser suas parceiras. Você pode, por exemplo, fazer postagens colaborativas em um jornal da sua região ou em um blog com boa reputação.

9. Tendências

Ao consultar o Google Trends, é possível encontrar uma lista de assuntos que estão bombando no momento. O Facebook e o Twitter, entre outros, também oferecem uma boa noção dos temas em alta.

Fique sempre atento a essas temáticas e àquilo que pode ser aproveitado por sua empresa. Imagine, por exemplo, que você tem uma clínica de estética e uma notícia sobre um procedimento malsucedido começa a bombar. Aproveite o fluxo para fazer postagens sobre o procedimento, seus riscos e as formas de evitá-los.

Também é importante ter um calendário de eventos e campanhas que sua marca pretende fazer ao longo do ano. Procure aproveitar datas ou períodos que já sejam conhecidos, como:

  • Dia dos Pais;
  • Dia das Mães;
  • Natal;
  • Réveillon;
  • férias;
  • inverno;
  • verão etc.

Produza conteúdo sobre esses assuntos, sempre relacionando-os ao seu negócio. Uma loja de sapatos, por exemplo, pode dar dicas de moda para o verão que se aproxima. Isso é importante porque, nessas épocas, algumas buscas costumam ter um crescimento significativo — e sua empresa pode pegar carona.

10. Usabilidade

O Google tem valorizado cada vez mais a experiência do usuário na web. Sites com conteúdo de qualidade, fáceis de navegar e com uma parte técnica impecável tendem a aparecer antes nas buscas. E, aqui, é preciso ter atenção quanto aos detalhes.

Em 2011, o Google lançou o Panda — código que servia como filtro e foi incorporado ao algoritmo do gigante das buscas neste ano. Além de valorizar sites com boa qualidade, baseado nas dicas anteriores, o Panda penaliza aqueles que têm pop-ups, por exemplo, que interrompem a navegação e costumam frustrar usuários.

O Panda também pune comentários spam e até excesso de anúncios. Por isso, é importantíssimo cuidar da arquitetura do site e de sua usabilidade. É possível avaliar o seu endereço eletrônico em ferramentas como o Website Grader e WooRank.

Como você pode perceber, o Google é cuidadoso no ranqueamento dos melhores resultados: ele busca por sites que, de fato, tenham qualidade. Os usuários sabem disso e confiam nas primeiras colocações. Estar entre os primeiros é, também, estar entre os melhores.

Quais as melhores ferramentas de SEO para posicionar bem o seu site?

Agora que você já entende todo o conceito de SEO, pode estar se perguntando quais as melhores ferramentas para aprimorar o posicionamento de seu site, não é mesmo? Não se preocupe, pois temos várias delas para apresentar e ajudar você nesse processo.

Você verá que o não faltam são alternativas, sobretudo quando se tem as informações corretas sobre elas. Veja logo abaixo algumas das principais ferramentas que auxiliarão você a chegar lá!

AuthoritySpy

O nome já diz muito, percebe? Se um dos maiores objetivos a ser alcançado na otimização para mecanismos de busca é a construção da autoridade do seu site, a ferramenta AuthoritySpy será o seu guia nessa caminhada. Nela, você consegue rastrear todos os grandes nomes do seu nicho e os que eles têm feito para estarem lá.

Por ser capaz de extrair dados de diversas fontes, como Google Plus, Twitter, Facebook e outras mais, ele é bastante confiável, chegando às fontes de referência que servirão de inspiração e conexão para ter a sua página citada por autoridades do seu nicho.

Lembre-se de que muito da estratégia de link building tem a ver com ser mencionado e linkado em sites de peso no seu ramo de atuação até que você mesmo também se torne uma autoridade. O AuthoritySpy consegue fazer isso com bastante precisão e mostrará o caminho das pedras. Não abra mão dessa facilidade e use-a seu favor.

HARO (Help A Report Out)

Em bom português, a ferramenta HARO significa nada mais que ‘ajude um repórter’, e talvez você esteja se perguntando: por que eu ajudaria um repórter?

Bom, considere que a maioria das pessoas hoje acessa notícias pela internet e dispositivos móveis. Imagine que um jornalista esteja procurando fontes para falar sobre um tema que tenha diretamente a ver com o seu nicho… boom! Você pode ter a chance de ser uma das referências daquele profissional e ter o seu site citado na notícia e até mesmo ganhar um link na matéria, construindo autoridade e relevância para sua página.

Um dos grandes desafios de quem ainda não atingiu relevância no meio digital é justamente criar esse tipo de oportunidade — e a ferramenta HARO possibilita isso ao permitir que você se inscreva e forneça dados sobre sua empresa.

A partir daí, ela enviará três e-mails por dia a você apresentando oportunidades de mídia para o seu site. O melhor de tudo é que essa é uma ferramenta gratuita e que pode muito bem ser aproveitada por todos interessados em melhorar o SEO de seus sites.

Linkody

O Linkody talvez seja uma daquelas ferramentas indispensáveis quando você pensa em backlinks. Caso não saiba, backlink é apenas um outro termo para definir a presença de links internos e externos em uma página. No seu caso, você deve se preocupar com aqueles que enviam o visitante para suas postagens mais visitadas.

Em vez de fazer isso manualmente e ocupar bastante tempo procurando citações e referências que levam ao seu site, o Linkody consegue fazer isso de forma bastante precisa, apresentando dados sobre os seus links, como:

  • data em que foi adicionado;
  • URL de origem;
  • status;
  • landing page.

Como se não fosse suficiente, é capaz ainda de rastrear as atividades da concorrência e demonstrar quando você perde um backlink que é substituído para o direcionamento a outro site. Isso também permite que você aprenda a ser mais estratégico na forma de conseguir ser citado por nomes de referência no ambiente digital.

Muck Rack

Agora há pouco afirmarmos que é importante que você foque em seus links de maior peso, não é? Então, o Muck Rack pode ser bastante eficiente nisso e é hora também de você começar a considerar a importância do Marketing de Conteúdo em suas estratégias de SEO. Dizemos isso porque o Muck Rack é especializado em encontrar jornalistas que possam ter interesse no conteúdo que você tem a oferecer.

Diferentemente da HARO, mas tão importante quanto, é que o MR se concentra em achar profissionais e permitir que você os contate por meio das redes. Dessa forma, não é simplesmente descobrir quais as pautas de relevância para a imprensa em um dia específico, mas sim encontrar as pessoas que podem fazer de você referência naquele assunto.

Quanto mais você a usar, mais se familiarizará com ela, ficando cada vez mais fácil encontrar profissionais que sejam centrais para a sua estratégia e possam se conectar com o que você tem a oferecer. Não subestime o poder dessa ferramenta e aproveite para alcançar resultados melhores.

All in One SEO Pack

Como o próprio nome sugere, a ferramenta All in One SEO Pack é um pacote com diversas ferramentas que facilitarão a otimização do seu site para mecanismos de busca.

Mesmo que a sua página esteja hospedada no WordPress, que é uma das plataformas mais amigáveis às técnicas de SEO, isso não elimina a necessidade de você dar um passo à frente e tornar o seu site ainda mais bem ranqueado nos mecanismos de busca.

O All in One SEO Pack possibilita que você otimize a sua página em diversos quesitos mesmo que não tenha domínio sobre SEO, trabalhando de forma automatizada. Alguns dos critérios que essa ferramenta traz são:

  • canonização de URLs avançadas;
  • compatibilidade com diversos plugins de configuração de site e SEO;
  • suporte para Google Analytics;
  • suporte para XML SiteMap;
  • disponibilidade em mais de 57 línguas.

Há vários outros recursos que podem ser aproveitados nesse pacote de ferramentas e sua grande vantagem consiste justamente em facilitar a adequação do seu site à otimização para mecanismos de busca. Como as técnicas de SEO formam uma lista extensa e detalhista, nada melhor que poder contar com uma ferramenta que ajudará nesse processo de ranquear bem o seu site.

Como pôde ver, são muitas as maneiras de melhorar o posicionamento no Google e, neste post, apresentamos com profundidade como você pode fazer isso. Se quiser ter mais segurança nesse processo e desenvolver ações mais acertadas contrate colaboradores interdisciplinares que saibam de todas essas recomendações e as executem de modo profissional e cuidadoso.

Agências de marketing digital são as mais indicadas, pois contam com equipes completas. Elas podem oferecer, portanto, um trabalho mais focado, que ajudará o site da sua empresa a ficar bem posicionado na rede.

Se gostou de descobrir como melhorar posição no Google, aproveite para assinar nossa newsletter e continuar por dentro do melhor conteúdo sobre marketing digital!

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