Blog Carratu

MELHOR CRIADOR DE SITES PARA O SEU NEGÓCIO: SABE QUAL É?

Você quer criar um site, mas não sabe como? Nós da Carratu Digital te damos dicas de como construir a sua presença digital e descobrir qual o melhor criador de sites para o seu negócio!

Antes de tudo, é sempre bom esclarecer que uma presença digital eficiente se dá com uma participação ativa nas redes sociais, é verdade, mas os sites são igualmente fundamentais. Muitos donos de empresa cometem o erro de não considerar a criação de um site como uma etapa importante de seu negócio, mas ela é!

Ao construir um bom site, você passa a ter uma ótima fonte de atração para possíveis compradores. Além de ter onde hospedar os seus visitantes e fazer com que eles se familiarizem e se identifiquem com o seu negócio, é claro.

Os sites geram autoridade e ajudam a sua marca a ser encontrada online. E nos dias atuais, onde a Internet gera conteúdo a cada minuto, ser achado por um usuário é um tremendo ganho!

wordpress cta

Além disso, você precisa saber que um site deve ser trabalhado com um pensamento em três etapas. Dessa forma, a primeira delas trabalha abordando a entrega tecnológica, a segunda entregando uma boa arquitetura de site e a terceira se preocupando com o conteúdo ofertado.

Seu site precisa ser moderno e principalmente ter layout responsivo. Ou seja, que se adapte conforme a tela acessada – seja smartphone, computador ou tablet. É importante sua plataforma atender a essa demanda porque a empresa Google costuma ter como critério de avaliação para ranqueamento de sites a responsividade de cada um.

Inclusive, a Rock Content tem um texto sobre os princípios básicos do Web Design Responsivo que pode ser útil para você!

E não adianta se preocupar com nada disso se o seu conteúdo não é atrativo. A principal lei que movimenta o Inbound Marketing é que seu negócio precisa ser encontrado pelo público. Portanto, para atingir essa meta, seu site precisa atender um desejo ou solucionar um possível problema.

O Ubirajara Carratu explica melhor sobre Inbound Marketing e o que ele significa para a sua empresa em um post aqui no nosso blog. Esse material pode te ajudar a entender melhor esse mundo. Mas o principal você já compreendeu, não é? É preciso criar um bom conteúdo. E ele precisa ser útil e atrativo.

Agora você já sabe com o que deve se preocupar para atrair um leitor. Principalmente, para fazê-lo permanecer em sua página consumindo mais conteúdo e dando mais visualização, não é? Assim, ciente dessas três etapas, você poderá criar o seu site!

E sabemos que construir um site pode não parecer fácil. Por isso estamos aqui: para te mostrar que não é preciso ter amplos conhecimentos técnicos sobre programação e design para dar um start em sua plataforma.

Leia também:  YOUTUBE PARA B2B: VALE A PENA INVESTIR?

Te mostraremos então 5 serviços de hospedagem de sites existentes no mercado e ao final vamos dizer qual deles acreditamos ser o melhor criador de sites para você! Vamos com a gente?

Blogger

Esse construtor de sites foi lançado em 1999, há exatos 20 anos! Ele foi uma das primeiras ferramentas dedicadas à publicação de blogs e é responsável por popularizar o formato.

Ele fez tanto sucesso porque o usuário poderia criar facilmente sua plataforma sem precisar necessariamente saber usar HTML. Dessa forma, quem sabia mexer no código, poderia fazer isso para aumentar a potência do site, mas não era uma obrigatoriedade.

Porém, outro motivo também contribuiu e muito para essa fama! Inicialmente, o Blogger foi criado pelo Pyra Labs, mas foi comprado pela Google em 2003 e aí que a popularidade realmente chegou. Funções especiais que tinham a necessidade de serem pagas para serem acessadas tornaram-se grátis e ganhou o gosto de todos.

Assim, a Google acertou em cheio e o mundo dos blogs pessoais e empresariais elevou em cheio. Em 2010, o Blogger era só o que se falava e todo mundo tinha, ou queria ter, um blog. Criar um site se tornou fácil e rápido!

WordPress

Outra ferramenta é o WordPress! Surgido em 2003, chegou parar disputar com o Blogger e, hoje em dia, é uma das plataformas mais utilizadas para conteúdo na web!

Naquela época, o WordPress foi adotado por aqueles que queiram uma página com maior personalização e recursos diferenciais. A popularização veio por causa do seu tipo de licença de código aberto, facilidade de uso e sua versatilidade.

Dessa forma, nele é possível desenvolver lojas virtuais, revistas, portfólio, gerenciador de projeto, agregador de eventos. Tudo isso por causa de sua capacidade de extensão através de plugins e temas!

Assim como no Blogger, no WordPress é possível ter acesso ao domínio grátis do site. Porém, se o usuário preferir, pode pagar por um domínio personalizado!

Wix

O Wix é bem fácil e simples de usar também, não necessitando de conhecimentos avançados em programação ou design. Seu diferencial é que seu sistema de edição por HTML5 permite o famoso “arrasta e solta” de itens. Isso facilita e muito na personalização!

Outro diferencial é que ele permite criar e editar a versão Mobile do seu site! A função foi incluída pelo construtor em 2013 e faz com que os usuários tenham liberdade para adaptar a versão para smartphone e tablet como melhor desejarem.

Leia também:  ROI: CONHEÇA O SEU RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO

Fundado em 2006, os usuários do Wix podem usar sua versão gratuita. Porém, domínio gratuito do site pode ser um empecilho para dar a cara profissional que você precisa para a sua loja online, por exemplo. Então, vá sabendo que precisará gastar para um domínio pago logo de cara!

A URL costuma ter o nome de usuário do criador do site em primeiro lugar e o nome do site vem após uma barra (/): www.nomedousuario.wixsite.com/nomedosite! É diferente de como o Blogger e o WordPress oferecem o domínio gratuito. E se as opções de URL grátis desses sites já podem não ser bem vistas no mercado, a opção do Wix é ainda pior.

Weebly

Perfeito também para a hospedagem de uma loja virtual, o Weebly é um criador de sites que se assemelha também com o Wix. É uma plataforma intuitiva que utiliza do sistema de “arrastar e soltar” para facilitar a construção do site.

Ademais, seus planos são econômicos e viáveis para os diferentes públicos encontrados na internet. Porém, com certeza, seu diferencial não se encontra nesse ponto. O Weebly se destaca por ser integrado com várias ferramentas do Google. Dessa forma, oferece o serviço de envio de Email Marketing direto pela própria plataforma!

Muitos optam pela plataforma por ser focada em serviço de e-Commerce e Marketing. Essa característica faz com que as pessoas que estão começando no mercado se sintam mais seguras e apoiadas!

uCoz

Provavelmente não deve ter escutado sobre o uCoz. Ele é uma plataforma recomendada para quem já tem conhecimento avançado ou intermediário em programação. E por quê estamos falando sobre ele? Por que você precisa saber sobre as qualidades desse criador.

Ele funciona desde 2005 em versão russa e a partir de 2007 começou a circular com a em inglês. Hoje em dia sua versão em português está disponível e ele oferece espaço ilimitado em disco para hospedar seu website, mesmo no plano gratuito.

Além disso, ele tem o código 100% aberto, onde você pode manipular e criar o que quiser tanto no sistema quanto no layout. E fora isso, tem 15 módulos prontos para você manipular e usar. Como formulários, fórum, chat, integração com redes sociais, galeria de fotos e vídeos!

Afinal, qual é o melhor criador de sites para você?

A hora chegou! Você está preparado para descobrir o melhor criador de sites que indicamos para o seu negócio?

Bem, a Carratu Digital considera o WordPress o melhor criador de sites! E não estamos sozinhos! A Rock Content, em texto sobre os benefícios e qualidades do WordPress, apontou que a plataforma comanda 59,1% do mercado mundial de CMS (sistemas de gerenciamento de conteúdo).

Leia também:  QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA STARTUPS?

O número é alto visto que as outras plataformas coordenam menos de 10% do mercado! Porém, para definir que uma plataforma é o melhor criador de sites, mostrar apenas o número de usuários não é o bastante, sabemos. Vamos então repassar as vantagens do suporte?

  • Ele é intuito, fácil de instalar e utilizar!
  • Grande oferta de pugglins e extensões!
  • Possui código aberto!
  • É fácil de usar e é versátil! 
  • É constante atualizado para garantir a segurança do usuário!
  • Você pode mudar o seu template sem prejudicar o conteúdo postado no site!

É tudo o que você precisa e mais um pouco. Por isso, o WordPress é o melhor criador de sites indicado para você construir o seu negócio online!

Além disso, ele abre espaço para que provedores de suporte técnico e hospedagem especializados na plataforma atuem para potencializar os resultados do WordPress. O BlogLite é um exemplo desses provedores. Essa plataforma de hospedagem é 100% voltada para sites e blogs que queiram um painel especializado para trabalhar.

E quem utiliza a plataforma?

Além de todas as qualidades que falamos, o melhor criador de sites que indicamos para você também é usado por instituição e marcas famosas no mercado! O tradicional site norte-americano de notícias The New Yorker é hospedado no WordPress, sabia?

E adivinha? A Sony Music, marca empresarial de extremo sucesso, também utiliza a plataforma. Assim como o site oficial (.gov) da Casa Branca dos Estados Unidos. Além da própria Beyoncé, que utiliza o serviço para hospedar seu site!

E não são só exemplos norte-americanos que temos. Os sites institucionais do Rock in Rio, da Gisele Bündchen e do Santos Futebol, assim como a loja virtual da Dafiti Mag e todos os sites das revistas da Editora Abril são hospedados no WordPress.

Tantas instituições, marcas e pessoas utilizando o serviço conferem autoridade ao WordPress ser conhecido como o melhor criador de sites atualmente! Inclusive, a Carratu Digital é adepta à plataforma desde 2005.

Durante essa época, a ferramenta ainda era novidade no mercado e nós fomos um dos negócios a confiar no WordPress. Assim, podemos concluir que crescemos junto com a plataforma durante todo esse tempo!

E aí? Gostou nosso conteúdo de hoje e da nossa indicação de melhor criador de sites para o seu negócio? Aproveite e confira abaixo nosso material sobre SEO para otimizar o seu conteúdo! Afinal, após a criação do site, há muito para se trabalhar ainda!

 

Foto de Marcelha Pereira

Marcelha Pereira

Não encontrou o que busca?