Blog Carratu

POR QUE INVESTIR EM VÍDEO MARKETING?

POR QUE INVESTIR EM VÍDEO MARKETING?

Uma das estratégias que mais se destacam no cenário digital para a divulgação de produtos e serviços é o vídeo marketing. Certamente, o comportamento dos consumidores influenciou na ascensão dessa estratégia, pois estão, cada vez mais, compartilhando vídeos nas redes sociais.

De acordo com o Content Marketing Institute, os conteúdos audiovisuais são as grandes tendências de marketing de conteúdo para 2017. Por meio desse tipo de conteúdo, a informação pode ser passada cada vez mais de forma prática, personalizada e real.

Apesar disso, muitas empresas ainda têm resistência quanto ao investimento para a produção desse tipo de material. Os vídeos podem contribuir diretamente para aumentar as conversões, além de atuarem como ótimos recursos para a fidelização de clientes.

Aqui, vamos apresentar os principais motivos para se investir em vídeo marketing e as principais dicas para implementar essa estratégia. Acompanhe!

Aproveite para Iniciar sua estrategia de Inbound Marketing 1

Quais são os motivos para investir em vídeo marketing?

É um formato educativo

Os consumidores, no geral, sentem mais segurança para comprar de uma certa empresa a partir do momento em que conhecem exatamente o produto ou serviço que ela oferece. Eles precisam ser educados quanto ao seu nicho de mercado e entender bem o que você está oferecendo.

Os vídeos são as melhores ferramentas para conquistar a confiança de seus clientes, pois são educativos. Segundo a Media Buton, 85% das pessoas que assistem a um vídeo que ensina a usar um produto ou serviço estão mais convencidas a comprar.

Por isso, é preciso investir na produção de conteúdos audiovisuais. Você poderá ajudar o seu cliente a compreender mais sobre sua empresa e sobre o que está oferecendo para ajudá-lo. E a decisão de compra poderá ser tomada de forma mais rápida e segura.

Além de vídeos sobre seus produtos, você pode explorar outros conteúdos, como depoimentos de clientes, vídeos institucionais e webinars.

Representa o tipo de conteúdo que os usuários preferem

O YouTube – rede com conteúdos exclusivamente audiovisuais – é uma das mídias sociais com mais usuários ativos em todo o mundo. O Facebook está conquistando espaço com as atualizações relacionadas aos conteúdos audiovisuais. A partir disso, pode-se perceber como os consumidores estão assistindo a mais vídeos.

Como são práticos e de fácil consumo, segundo a PageWix, 60% das pessoas que visitam um site assistem ao vídeo antes de ler o texto. Ou seja, os usuários estão preferindo assistir a um vídeo a ler um texto ou e-mail sobre determinado assunto.

Assim, é preciso que sua empresa apresente conteúdos em formato de vídeo para se mostrar acessível e atualizada para os clientes e estar à frente dos concorrentes.

O principal objetivo do marketing de conteúdo é atrair os consumidores a partir de seus interesses e necessidades. Os vídeos são ótimas ferramentas para aumentar suas vendas, já que são o que os usuários querem ver na Internet.

Aumenta a visibilidade da empresa

Como os vídeos são conteúdos mais fáceis de serem visualizados, eles também contribuem para aumentar a presença e a visibilidade de sua empresa na Internet, assim como o engajamento nas redes sociais.

Se você produz conteúdos que são interessantes e relevantes para o seu público-alvo, eles podem receber mais curtidas e comentários e têm mais chances de serem compartilhados.

Os usuários gostam de compartilhar com seus amigos conteúdos que são emocionantes, engraçados ou úteis, e, por meio dos vídeos, a sua empresa pode crescer ainda mais na web.

Assim, você não só alcança o seu público ideal, como outros usuários que não conhecem sua empresa e podem ter interesse em comprar seus produtos e serviços.

Isso contribui diretamente para o aumento das suas conversões de visitantes em leads. Com uma estratégia de marketing bem planejada, você pode construir um bom relacionamento e levá-los ao último estágio do funil de vendas.

É um ótimo recurso para SEO e posicionamento da empresa

O SEO é um dos recursos mais importantes para que sua empresa tenha destaque na Internet. A partir de um conteúdo de qualidade com um SEO bem trabalhado, sua página terá grandes chances de aparecer entre os primeiros resultados orgânicos dos sites de busca, como o Google.

Mas o que contribui diretamente para o SEO é a presença de vídeos em seu site. Os algoritmos dos mecanismos de busca posicionam melhor as páginas com vídeos, partindo da ideia de que são conteúdos relevantes para os usuários.

Leia também:  VÍDEO COM VERBA CURTA, POSSO FAZER UM LEGAL?

Por isso, é preciso produzir materiais com informações interessantes, educativas e úteis para o seu público-alvo, que realmente podem ajudar a solucionar problemas e dúvidas. Assim, você não só aumenta suas vendas, como também fideliza clientes.

É fácil de ser visualizado em aparelhos móveis

Sem dúvidas, os consumidores estão cada vez mais usando dispositivos mobile nas tarefas diárias, para pesquisar, encontrar ou comprar algo.

Isso também influencia no crescimento dos vídeos como ferramentas para atrair e conquistar os clientes, já que eles são mais fáceis e práticos de serem visualizados por meio dos aparelhos mobile do que um texto.

É preciso apresentar conteúdos acessíveis para seus clientes, principalmente por intermédio dos aparelhos móveis. Ter um vídeo em uma landing page, rede social ou e-mail marketing o ajudará a atingir o seu público-alvo de forma mais eficaz e rápida.

Como começar a utilizar os vídeos na estratégia de marketing?

Agora que você já sabe o que é vídeo marketing e algumas das razões pelas quais ele tem ganhado importância no cenário digital, deve estar se perguntando como começar a utilizá-lo em sua estratégia, não é mesmo? Pois bem, existem alguns passos essenciais e, a seguir, vamos destrinchá-los para você. Veja!

Defina objetivos

Primeiro, você precisa saber aonde quer chegar com o vídeo marketing. Será que o foco principal estará em gerar leads? Caso sim, quantos pretende alcançar em um prazo determinado? Todo objetivo deve ser subdividido em metas temporais e alcançáveis a fim de que você não fique apenas no desejo de fazer e, de fato, realize o que se propôs a desenvolver.

Se quiser aumentar as vendas do seu negócio, estipule também a porcentagem de lucro a ser alcançada e em quanto tempo o vídeo marketing poderá trazer esse resultado até a sua empresa. Só assim, pode-se ter clareza sobre as ações a serem concretizadas.

Decida quais ferramentas utilizará

Existem muitas formas de se produzir um vídeo que vão além de estar em um estúdio com luzes e câmeras preparadas para a ação. A linguagem e o conceito do seu vídeo marketing deverão estar bem amarrados com o posicionamento de marca da sua empresa. Essa estratégia pode, inclusive, melhorar a percepção da clientela sobre o seu negócio, caso produza esse material audiovisual com qualidade, estratégia e inteligência.

Nessas horas, para não errar, o melhor a fazer é colocar a produção nas mãos de quem entende do assunto e domina as ferramentas a fim de que você não dê voltas e perca um longo tempo tentando acertar na feitura dos vídeos. Pense nisso.

Associe o vídeo marketing à produção de conteúdo

Se um dos propósitos do vídeo marketing é justamente engajar o usuário da Internet que tem demonstrado uma clara preferência ao audiovisual em relação ao texto, então, você deve potencializar esse fator associando a produção de vídeo com o conteúdo a ser oferecido ao consumidor.

Você pode gerar materiais diversos que passam por produções do tipo vídeo tutorial, institucional, webinars, teasers, dicas rápidas e tantas outras possibilidades mais.

Acompanhe os resultados

Como tudo que envolve marketing, acompanhar as métricas é essencial para saber se sua estratégia está dando certo e fazer os ajustes necessários ao longo do caminho. Algumas métricas importantes são:

  • retenção: quantos minutos de vídeo as pessoas assistiram em seu canal? Será que o conteúdo audiovisual está sendo capaz de reter a atenção das pessoas e mantê-las por perto?
  • SEO de vídeo: você precisa verificar se as estratégias de Search Engine Optimization (SEO) estão sendo efetivas. Averigue, por exemplo, quantas pessoas atenderam à chamada para ação (CTA) à qual seu vídeo se propôs;
  • engajamento: quantos comentários, curtidas e compartilhamentos o seu vídeo gerou? Será que as pessoas se interessaram, de fato, e foram capazes de demonstrar isso publicamente?
  • abandono: qual foi o momento exato em que a maioria abandonou o que estava assistindo? Isso é tão importante quanto compreender a retenção;
  • conversões: depois da campanha audiovisual, quais foram os resultados na sua landing page? Você pode muito bem acompanhar essa métrica por meio desse critério.

Supervisionando todo o processo, é possível ter discernimento de como você tem se posicionado com essa estratégia a fim de obter os melhores resultados.

Quais as ferramentas necessárias para produzir conteúdo em vídeo?

Conforme dissemos em outro tópico, isso dependerá muito da linguagem e do conceito a ser usado, sendo que ambos precisarão estar alinhados com o posicionamento de marca da sua empresa.

Leia também:  COMO FAZER VÍDEOS PROFISSIONAIS PARA ALAVANCAR O MARKETING DA MINHA EMPRESA?

Em suma, você precisará de profissionais capacitados, equipamentos e uma ilha de edição para dar conta de todo o material produzido e finalizá-lo a tempo para a publicação. Afinal, parte do seu planejamento deverá ser um cronograma de produção e publicação a fim de manter a consistência, a coerência e a coesão no desenvolvimento desse trabalho.

Quais os motivos para investir em vídeo marketing?

A essa altura, já deve estar bem claro por que o vídeo marketing é tão importante no contexto digital atual. Então, agora, é hora de você ter clareza sobre quais os motivos para investir nessa estratégia. Confira!

Aumento do engajamento com o público

Se o que o público quer é assistir a dicas, tutoriais, palestras e tantas outras possibilidades que o audiovisual oferece, então, é isso que você deve oferecer à audiência. Diversos empreendimentos têm alcançado números significativos em plataformas, como o YouTube, por meio dessa abordagem.

Você não precisa ser um gigante do seu nicho para alcançar milhares de visualizações por meio de um material bem produzido. Não fique de fora dessa jogada e aumente o engajamento com o público por meio do vídeo marketing.

Criação de autoridade para a empresa

À medida que o seu alcance e o engajamento com o público crescem e a sua marca torna-se mais notada, falada e respeitada pelas pessoas, você passa a criar autoridade no ramo em que atua. Isso é algo que pode até levar algum tempo para acontecer, mas, se você tiver objetivos claros e trabalhar com afinco, conseguirá chegar a essa relevância tendo resultados extremamente positivos nos negócios.

Condensação da informação

Já parou para pensar que um dos motivos de as pessoas preferirem vídeos a textos é a capacidade de entregar um conteúdo denso em poucos minutos? O que o usuário levaria 30 minutos lendo, em um material rico na Internet, poderá aprender em um intervalo de tempo muito menor assistindo a um vídeo. Esse é certamente um dos maiores apelos do audiovisual com o público atual.

Como pode ver, essa estratégia é uma alternativa e tanto para quem vem buscando se diferenciar no meio online e conquistar o público de uma forma mais eficaz e que traga resultados reais. Se é isso que você quer para o seu empreendimento, não hesite em investir nessa abordagem que só vem se consolidando cada vez mais.

E aí, tem alguma dúvida ou opinião sobre o assunto? Então, deixe um comentário no post! Será um prazer ajudá-lo a entender melhor essa estratégia.

Comece agora mesmo a investir em Vídeo Marketing

Uma das estratégias que mais se destaca no cenário digital para divulgação de produtos e serviços é o vídeo marketing. Certamente o comportamento dos consumidores influenciou na ascensão dessa estratégia, pois estão cada vez mais compartilhando vídeos nas redes sociais.

De acordo com o Content Marketing Institute, os conteúdos audiovisuais são as grandes tendências de marketing de conteúdo para 2017. Através desse tipo de conteúdo, a informação pode ser passada cada vez mais de forma prática, personalizada e real.

Apesar disso, muitas empresas ainda têm resistência quanto ao investimento para produção desse tipo de conteúdo. Os vídeos podem contribuir diretamente para aumentar as conversões, além de atuarem como ótimos recursos para fidelização de clientes.

Aqui, vamos apresentar os principais motivos para se investir em vídeo marketing e as principais dicas para implementar essa estratégia. Acompanhe!

5 motivos para investir em vídeo marketing

  • Vídeos são educativos

Os consumidores, no geral, sentem mais segurança para comprar de uma certa empresa a partir do momento que conhecem exatamente o produto ou serviço que ela oferece. Eles precisam ser educados quanto ao seu nicho de mercado e entender bem o que você está oferecendo.

Os vídeos são as melhores ferramentas para conquistar a confiança de seus clientes, pois eles são educativos. Segundo a Media Buton, 85% das pessoas que assistem a um vídeo que ensina a usar um produto ou serviço estão mais convencidas a comprar.

Por isso, é preciso investir na produção de conteúdos audiovisuais. Você poderá ajudar o seu cliente a compreender mais sobre sua empresa e o que está oferecendo para ajudá-lo. E a decisão de compra poderá ser tomada de forma mais rápida e segura.

Leia também:  DICAS ESSENCIAIS PARA COMEÇAR A INVESTIR EM VÍDEO MARKETING

Além de vídeos sobre seus produtos, você pode explorar outros conteúdos como depoimentos de clientes, vídeos institucionais e webinars.

  • São o tipo de conteúdo que os usuários preferem

O Youtube – rede com conteúdos exclusivamente audiovisuais – é uma das mídias sociais com mais usuários ativos em todo o mundo. O Facebook está conquistando espaço com as atualizações relacionadas aos conteúdos audiovisuais. A partir disso, pode-se perceber como os consumidores estão assistindo mais vídeos.

Como são práticos e de fácil consumo, segundo a PageWix, 60% das pessoas que visitam um site assistem o vídeo antes de ler o texto. Ou seja, os usuários estão preferindo assistir a um vídeo do que ler um texto ou e-mail sobre determinado assunto.

Assim, é preciso que sua empresa apresente conteúdos em formato de vídeo para se mostrar acessível e atualizada para os clientes e estar à frente dos concorrentes.

O principal objetivo do marketing de conteúdo é atrair os consumidores a partir de seus interesses e necessidades. Os vídeos são ótimas ferramentas para aumentar suas vendas, já que são o que os usuários querem ver na internet.

  • Aumenta a visibilidade da empresa

Como os vídeos são conteúdos mais fáceis de serem visualizados, eles também contribuem para aumentar a presença e visibilidade de sua empresa na internet, assim como o engajamento nas redes sociais.

Se você produz conteúdos que são interessantes e relevantes para o seu público-alvo, eles podem receber mais curtidas, comentários e têm mais chances de serem compartilhados.

Os usuários gostam de compartilhar com seus amigos conteúdos que são emocionantes, engraçados ou úteis, e por meio dos vídeos a sua empresa pode crescer ainda mais na web.

Assim, você não só alcança o seu público ideal, como outros usuários que não conhecem sua empresa e podem ter interesse em comprar seus produtos e serviços.

Isso contribui diretamente para o aumento das suas conversões de visitantes em leads. Com uma estratégia de marketing bem planejada, você pode construir um bom relacionamento e levá-los ao último estágio do funil de vendas.

  • São ótimos recursos para SEO e posicionamento da empresa

O SEO é um dos recursos mais importantes para que sua empresa tenha destaque na internet. A partir de um conteúdo de qualidade com SEO bem trabalhado, sua página terá grandes chances de aparecer entre os primeiros resultados orgânicos dos sites de busca, como o Google.

Mas o que contribui diretamente para o SEO é a presença de vídeos em seu site. Os algoritmos dos mecanismos de busca posicionam melhor as páginas com vídeos, partindo da ideia de que são conteúdos relevantes para os usuários.

Por isso, é preciso produzir materiais com informações interessantes, educativas e úteis para o seu público-alvo, que realmente podem ajudar a solucionar problemas e dúvidas. Assim, você não só aumenta suas vendas, como também fideliza clientes.

  • São fáceis de serem visualizados em aparelhos móveis

Sem dúvidas os consumidores estão cada vez mais usando dispositivos mobile nas tarefas diárias, para pesquisar, encontrar ou comprar algo.

Isso também influencia no crescimento dos vídeos como ferramentas para atrair e conquistar os clientes, já que eles são mais fáceis e práticos de serem visualizados por meio dos aparelhos mobile do que um texto.

É preciso apresentar conteúdos acessíveis para seus clientes, principalmente por intermédio dos aparelhos móveis. Ter um vídeo em uma landing page, rede social ou e-mail marketing te ajudará a atingir o seu público-alvo de forma mais eficaz e rápida.

O vídeo marketing é uma das melhores estratégias para sua empresa se destacar na internet e vender mais. Mas toda estratégia deve ser planejada e implementada de forma correta, focada nos interesses e problemas do público-alvo.

Por isso, é essencial entender com quem a sua empresa está falando, a quem mais interessa seus produtos e serviços e o que eles desejam.

Assim, é mais fácil de produzir conteúdos que vão realmente converter e contribuir para que sua empresa conquiste grandes resultados.

Esses são os principais motivos pelos quais sua empresa deve investir em vídeo marketing. Se você gostou do post e quer se informar mais sobre marketing digital, siga os nossos perfis nas redes sociais.

 

cadastra-se

investir em Vídeo Marketing investir em Vídeo Marketing investir em Vídeo Marketing investir em Vídeo Marketing investir em Vídeo Marketing 


 

Foto de carratu

carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?