INBOUND MARKETING, EXEMPLOS DE SUCESSO!

Se você busca conhecer melhor sobre Inbound Marketing, exemplos de empresas que usam estratégias de sucesso podem ajudar.

A teoria mostra tendências assertivas, mas sabemos que cada negócio tem sua própria realidade.

Assim, fizemos este artigo para ajudar você a identificar negócios que estão passando pelas mesmas dores que o seu, para que você tenha exemplos claros de Inbound Marketing de sucesso que conversam com o seu segmento B2B.

Por que procurar exemplos de sucesso em Inbound Marketing?

No Inbound Marketing, exemplos tornam a teoria mais palpável e você consegue identificar quais estratégias dão mais certo.

Sabemos que você pode estar passando por alguns desafios que tornam urgente demonstrar os resultados efetivos do Inbound.

Como gerente de marketing, pode ser difícil defender a aplicação prática do Inbound Marketing para a diretoria.

E, para isso, você precisa entender, de fato, os resultados dessa estratégia e como ela pode alavancar o negócio da sua empresa.

Além disso, analisando exemplos bem-sucedidos de Inbound Marketing, você pode identificar pontos de similaridade com o seu negócio para traçar estratégias mais assertivas.

Se você quiser uma ajuda mais personalizada, nós podemos fazer uma consultoria analisando a sua situação e identificando as melhores soluções gratuitamente. Então fale conosco.

Que tipo de negócio pode ser considerado um exemplo em Inbound Marketing?

Primeiramente, vamos definir o que consideramos negócios exemplos em Inbound para B2B.

Esse é o caso das empresas que conseguem gerar um volumoso tráfego orgânico por meio de palavras-chave estratégicas relacionadas à solução das dores dos seus clientes.

Além disso, após atrair leads, essas empresas conseguem transformá-los em clientes através de um funil de vendas bem estruturado e focado em conversão.

Diante disso, vamos mostrar cases reais de negócios que fazem bem esse processo e nós consideramos exemplos em Inbound Marketing.

Mercado Livre (B2C e B2B)

O site do Mercado Livre tem um tráfego mensal superior a 106 milhões de pessoas. Isso o torna o quinto site mais acessado do Brasil, de acordo com o Google.

Ele conseguiu transformar isso em Vendas investindo na boa experiência do usuário, desde o momento de uma pesquisa até a conclusão da compra.

Rock Content (B2B)

A Rock Content tem um tráfego mensal de 6 milhões de visitantes.

O blog da empresa cresceu mais de 15 vezes em menos de um ano, apenas considerando o tráfego orgânico.

Isso foi possível através de um forte investimento em produção de conteúdo de qualidade e SEO.

Assim, a empresa focou em criar respostas para as dúvidas do seu público-alvo, traçar boas estratégias de link building e guest post e, ainda, adaptar o blog para outras línguas a fim de atrair um público ainda maior.

Jusbrasil.com.br (B2C e B2B)

O Jusbrasil tem um tráfego mensal superior a 16 milhões de visitantes.

Muitas delas chegam ao site pelo blog, através de uma pesquisa em um buscador sobre uma dúvida.

O blog da empresa foca em ajudar os usuários com conteúdos relevantes sobre direito e assuntos relacionados ao meio jurídico.

Outro ponto interessante é que o site/blog permite o download de certos artigos, permitindo que as pessoas o leiam offline.

Assim, esse portal é considerado referência em sua categoria e consegue transformar, de forma eficiente, leads em vendas.

Como fazer Inbound Marketing corretamente

Para fazer inbound corretamente, o cliente precisa encontrar você naturalmente e enxergar valor no serviço que você oferece.

Ou seja, a venda acontece de maneira orgânica, porque o seu lead percebe que aquela compra faz sentido para ele.

Diante disso, podemos definir que a forma correta de fazer inbound é seguir os 6 passos abaixo.

Primeiramente, você precisa atrair possíveis clientes.

Esse é o momento de investir em marketing de conteúdo e outras estratégias que gerem visitantes para o seu site.

Em seguida, é a etapa de converter.

Aqui você precisa transformar esses visitantes em leads. Isso pode ser feito através de um formulário que o visitante precisa preencher para receber algum conteúdo, por exemplo.

Com isso, ele fornece a você informações sobre ele.

O próximo passo é relacionar. Você precisa criar uma conexão com o cliente para conduzi-lo até o momento da venda.

Depois, você pode vender e fechar o negócio. Esse é o resultado do trabalho de marketing feito até essa etapa.

O processo não termina na venda.

Você precisa analisar todo o procedimento feito para entender quais estratégias foram de sucesso e podem dar certo com outros clientes.

Por fim, há a etapa de reter.

Aqui você busca fidelizar os clientes para que eles façam novas compras.

Lembre-se de que é mais fácil fazer um cliente comprar novos produtos do que atrair novamente outros leads.

Também podemos explicar isso pensando no funil de vendas, que mostra todo o caminho que um cliente faz até finalizar uma compra.

Esse funil segue o seguinte caminho: visitantes, leads, oportunidades e vendas.

O topo do funil é grande, com muitas pessoas conhecendo o seu negócio.

Porém, apenas parte delas se converterá em leads e um pequeno grupo fechará a venda.

Por isso, o funil vai se afunilando cada vez mais.

O que aprender com esses exemplos de Inbound Marketing?

Para aprender com os exemplos vistos neste artigo, você deve analisar a atração orgânica que cada estratégia traz.

Vale lembrar que o investimento feito em Inbound Marketing gera resultados a médio e longo prazo (entre 3 a 6 meses eles começam a aparecer) e você precisa ter paciência e persistência.

Para que esse trabalho seja bem-feito, é preciso ter uma equipe completa que consiga analisar as estratégias SEO usadas, a evolução dos números, as palavras-chave escolhidas.

Ou seja, você precisaria de, pelo menos, um redator, um designer, um analista de SEO, um revisor gramatical e um desenvolvedor.

Porém, sabemos que isso é difícil e custoso.Por isso, oferecemos a solução da Carratu Digital que permite a você ter uma equipe de especialistas em todas essas áreas pelo custo de um analista de marketing em regime CLT.

Converse com a gente e saiba mais sobre a nossa solução, e receba um diagnóstico gratuito da sua atual estratégia, agende um horário aqui

Sem comentários

Post a comment