Google AdWords ou Facebook Ads: qual você deve escolher? Já se fez essa pergunta? Então este post foi feito para você!

Não se discute a eficácia das plataformas de links patrocinados (ou mídia paga). Elas ajudam a aumentar a conversão, o conhecimento da marca e o engajamento do consumidor. Porém, em meio às opções disponíveis, muitos profissionais não sabem ao certo qual escolher.

Para ajudá-lo, no post de hoje, mostraremos o que é o Google AdWords e o Facebook Ads, quais são as principais diferenças e semelhanças entre eles e qual é o melhor para sua estratégia. Boa leitura!

O que é Google AdWords?

Google AdWords é o sistema de anúncios (links patrocinados) do Google. As campanhas podem aparecer em dois locais: nos sites de pesquisa da própria empresa e de parceiros ou em diversos sites e blogs da internet. Os anúncios ainda podem aparecer no Gmail, no Google Maps e no YouTube. 

A principal vantagem da plataforma está nos momentos em que os anúncios normalmente são exibidos. Como são veiculados na rede de pesquisa, suas propagandas aparecerão no exato momento em que alguém desejar um serviço ou produto que você pode oferecer. Se você é um taxista, seus anúncios poderão ser exibidos quando alguém buscar “telefone de táxi”. 

Além disso, você consegue inseri-los quando um potencial cliente pesquisar por páginas cujo conteúdo seja próximo do seu negócio. Uma loja de videogames pode anunciar quando alguém estiver em sites com notícias de jogos.

Ou seja, no AdWords, você exibirá suas propagandas no exato momento em que alguém está pesquisando sobre o assunto. Isso garante que a pessoa possui afinidade com o tema e urgência para adquirir o que você tem a oferecer.

Lembre-se de que o Google AdWords é diferente do Google AdWords Express. O Express é a solução da empresa para pequenos comerciantes e empreendedores que não possuem familiaridade com um sistema completo de anúncios.

Por isso, alguns recursos não estão disponíveis e os anunciantes não terão à disposição todas as ferramentas da plataforma completa. Para que você atinja melhores resultados, é recomendável não usar a ferramenta Express.

O que é Facebook Ads?

O Facebook Ads é a plataforma do Facebook para exibir anúncios na própria rede social e no Instagram. Como as pessoas não estão procurando por seus produtos no momento em que o anúncio é exibido, seu funcionamento é um pouco diferente.

A sua propaganda deve se assemelhar com algo que não é propaganda. Os internautas entram no Facebook em busca de diversão e informação. Por isso, sua campanha provavelmente proporcionará melhores resultados se buscar atrair os usuários para que se engajem e entrem em contato com seu site.

A principal vantagem de utilizar o sistema está na possibilidade de exibir anúncios para perfis de pessoas selecionadas mesmo quando elas não estão diretamente pesquisando algo a respeito. Além disso, suas postagens podem fazer com que mais pessoas se engajem com o conteúdo preparado.

Devemos lembrá-lo de que o Facebook Ads é distinto da ferramenta para impulsionar publicações, pois esta última apenas garante que uma postagem será mais visualizada, e é destinada a usuários que estão iniciando em anúncios no Facebook.

A plataforma completa, porém, possui mais opções para segmentação e configurações úteis para que você atinja seu objetivo. Ela escolhe os usuários que possuem o perfil desejado e que normalmente estão mais propensos a fazer o que você deseja, como interagir com a marca e fazer uma compra.

 

 

Quais são as principais diferenças?

Estas são as principais diferenças entre as plataformas:

  • Enquanto o AdWords trabalha com palavras-chave, o Facebook Ads lida com interesses.
  • O Google AdWords exibe anúncios na Rede de Pesquisa, Display (milhares de sites parceiros), YouTube, Gmail e outros produtos do Google. O Facebook, por sua vez, os exibe na linha do tempo, na tela direita dos computadores e no Instagram.
  • Enquanto os anúncios de texto do Google AdWords ainda são interessantes, no Facebook Ads é praticamente um requisito utilizar imagens.

Quais são as principais semelhanças?

Por outro lado, essas alternativas também possuem semelhanças, como:

  • Em ambos casos, você pode pagar por clique (CPC) ou por mil exibições (CPM).
  • É possível usar remarketing e anunciar para pessoas que já acessaram seu site ou fizeram algum tipo de ação.
  • Você é quem define quanto irá investir na campanha e em cada anúncio.
  • Você consegue segmentar seu anúncio por região, dispositivo utilizado, interesses e afinidades.
  • É possível utilizá-las com desejo de conversão, branding e engajamento com o consumidor.
  • Ambas possuem sistemas mais simples de utilização, como o Impulsionar do Facebook e o Google AdWords Express.

Qual é a melhor para minha estratégia?

Essa complexa pergunta não pode ser respondida genericamente, pois cada estratégia possui suas peculiaridades. Sendo assim, é necessário ver qual plataforma mais se aproxima dos objetivos desejados. A melhor é aquela que renderá os melhores resultados para você.

Normalmente, o AdWords apresenta maior conversão, visto que o público já estava pesquisando sobre o assunto ou o produto. Sendo assim, pode ser uma boa escolha para negócios como lojas virtuais

Já o Facebook Ads pode ser mais eficaz em aumentar o reconhecimento da marca e engajar o público. Dessa forma, novos negócios e empresas que desejam melhorar sua imagem no mercado são beneficiadas com o sistema. Devemos registrar, porém, que ambas plataformas possuem mecanismos para agir em cada um desses pontos.

Por outro lado, muitas vezes, não há necessidade de fazer escolhas. Como todas apresentam vantagens, pense em utilizar as duas. Sendo assim, sua campanha atingirá pessoas diferentes em momentos diferentes. Com o tempo, você decidirá em qual você fará o maior investimento.

Por isso, em vez de pesquisar qual plataforma é a melhor, descubra qual é a mais eficaz para seu tipo de negócio sem se esquecer de que é possível e interessante combiná-las.

Sendo assim, é essencial que você produza um projeto estratégico para que possa estudar como seu investimento será feito, considerando seu mercado e público ideal.

Esperamos ter resolvido a sua dúvida entre Google AdWords ou Facebook Ads. Você já sabe que elas podem andar juntas, então está pronto para entender qual a importância de conciliar o inbound marketing e a mídia paga. Esperamos você lá!

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