CERTIFICAÇÃO DO GOOGLE: AUMENTE SEU SALÁRIO
Ter uma Certificação do Google é uma competência quase que obrigatória para profissionais de Marketing Digital. E na hora de definir uma vaga na área, como é que o gestor irá decidir por qual profissional vai se dar melhor em uma vaga ou promoção na empresa? Simples, o que tiver as certificações adequadas. Para muitos, […]
Publicado por carratu
Ter uma Certificação do Google é uma competência quase que obrigatória para profissionais de Marketing Digital. E na hora de definir uma vaga na área, como é que o gestor irá decidir por qual profissional vai se dar melhor em uma vaga ou promoção na empresa? Simples, o que tiver as certificações adequadas.
Para muitos, as certificações têm um peso maior até mesmo do que uma graduação universitária. O principal motivo delas serem tão bem vistas pelo mercado é o fato de deixar o profissional melhor preparado para desempenhar funções específicas em determinadas áreas.
Além disso, existem inúmeras marcas/empresas no mercado. Todas procurando por um bom profissional de PCC especializado em serviços de Google Ads (antigo Google AdWords) dentre milhares de resultados, necessitando de ajuda para entender quem é bom e que não é.
Por isso estou aqui. Durante minhas consultorias de Marketing Digital, me deparo com gestores que me perguntam se é necessário contratar profissionais ou até mesmo agências certificadas.
Sempre afirmo que sim. Pois quem faz a prova e se certifica, nos gera a certeza de que pelo menos entende as regras do jogo. A experiência virá depois com a prática, justamente da oportunidade de poder trabalhar na área com a certificação do Google.
Neste texto, eu irei abordar pontos para ajudar a você profissional de Marketing Digital ou até mesmo você que está começando sua carreira profissional a trilharem uma carreira mais segura nesta área.
- Como organizar minha rotina para fazer os cursos?
- Onde devo achar o guia de estudos?
- Quais as certificações disponíveis?
- Quanto custa e quantas vezes posso fazer?
- Onde faço as provas de certificação do Google?
- O que devo fazer depois de me certificar?
Como organizar minha rotina para fazer os cursos
Bem, essa parte é uma das mais importantes, sabe por quê? Sem um tempo exclusivo, você não conseguirá aprender nada. Além disso, se o que você for aprender é algo que você não usa no seu dia a dia, fica ainda mais complicado.
Dessa forma, vamos direto ao ponto? O que é preciso para definir uma rotina saudável de estudos? Confira abaixo:
- Tenha um caderno de anotações;
- Tenha um computador com acesso a internet e audio bom;
- Reserve pelo menos 1 hora por dia para realizar seus estudos;
- De cara já pode criar uma conta no Google (Gmail) para usa-la como sua conta MCC;
- Cuidado com o celular e as distrações;
- Esteja sempre em um local confortável e com pouco barulho.
Onde devo achar o guia de estudos?
Para começar essa saga de estudos, eu vou disponibilizar aqui um vídeo do pessoal que eu já usei para me certificar e que vale a pena, pois são bons e bem descontraídos.
Curto muito o João Dalla e o Rodrigo Câmara. Através da Goobec, eles oferecem cursos pagos para quem quer aprender com um suporte melhor.
Ps. Só um detalhe, esse vídeo é de 2017. Então, se liga, porque algumas pequenas coisinhas podem ter mudado já.
Outra forma de estudar e passar nos exames é usando a própria plataforma do Google. Lá, eles disponibilizam conteúdos em formato de apostila ou artigo para que você possa ler e realizar seus testes.
Para achar o conteúdo, basta acessar plataforma Skillshop e escolher o curso. Dentro do curso, você encontrará o que será estudado e o tempo que precisará para cada um dos itens de estudo, bem como o grau de estágio para este estudo (iniciante, intermediário ou avançado).
Ps. No Skillshop, os conteúdos obrigatoriamente estarão sempre atualizados em relação as perguntas das provas.
Quais as certificações disponíveis?
Listo aqui a relação das 10 provas de certificação do Google que você pode fazer de casa. Assim, através do seu computador pessoal, fica ainda melhor para você tirar seu certificado e se destacar no mercado.
- Certificação em Rede de Pesquisa do Google Ads;
- Certificação em Rede de Display do Google Ads;
- Certificação em vídeo do Google Ads;
- Certificação em anúncios de Shopping;
- Certificação em análise no Google Ads;
- Google Analytics Individual Qualification.
Quanto custa e quantas vezes posso fazer?
A parte boa disso tudo é que o conteúdo oferecido pelo Google na plataforma Skillshop e todas as certificações são gratuitas.
Além disso, você pode fazer a prova quantas vezes quiser, não existe um limite de tentativas e ao final da prova se achar que deve cancelar resposta sobre o que foi feito, sem problema. As únicas preocupações que você deve ter são:
- Ter uma média de acerto de 80% para ser aprovado;
- Realizar a prova em 1h15 (com exceção Google Analytics Individual Qualification que é 1h30);
- Nesse período, realizar as questões que variam de 46 a 70, dependendo da prova.
Onde faço as provas de certificação do Google?
As provas do Google estão na plataforma de estudos, chamada Skillshop.
A Skillshop é a central de treinamento em produtos para todos que usam as ferramentas e soluções profissionais do Google. Para receber dicas, comunicados sobre cursos e sugestões personalizadas, acesse “Meu perfil” e, em “Editar meu perfil”, selecione “Sim” e “Salvar”.
IMPORTANTE: Para fazer seu cadastro na Skillshop, é preciso ter uma conta no Google (a antiga MCC). Embora ainda seja conhecida na prática como MCC, o Google agora chama de Conta de Administrador do Google Ads (Google Adwords).
O que devo fazer depois de me certificar?
Uma dica que eu sempre dou a todos que fazem os exames e passam é que mostrem em uma rede social profissional, como o LinkedIn, que conseguiram uma certificação importante. Assim, eles podem criar um texto explicando como acham que esta certificação ajudará as empresas que ele procura atuar. Você poderá fazer o mesmo!
Ah, e também não se esqueça de colocar na parte de certificados do LinkedIn a sua conquista sobre certificação do Google. Dessa forma, ela fica no seu skill.
E por fim, se você acha que já está pronto para dar os primeiros passos, estruture uma campanha com o cupom de incentivo de 150 reais* que a Carratu Digital pode te oferecer para iniciar um trabalho de prospecção de empresas, agências ou seja lá qual for o seu foco para oferecer seus serviços.
*Este cupom é válido para contas que irão pela primeira vez anunciar no Google Ads.
carratu
20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads. Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.