Blog Carratu

CERTIFICAÇÃO DO GOOGLE: AUMENTE SEU SALÁRIO

Ter uma Certificação do Google é uma competência quase que obrigatória para profissionais de Marketing Digital. E na hora de definir uma vaga na área, como é que o gestor irá decidir por qual profissional vai se dar melhor em uma vaga ou promoção na empresa? Simples, o que tiver as certificações adequadas.

Para muitos, as certificações têm um peso maior até mesmo do que uma graduação universitária. O principal motivo delas serem tão bem vistas pelo mercado é o fato de deixar o profissional melhor preparado para desempenhar funções específicas em determinadas áreas.

Além disso, existem inúmeras marcas/empresas no mercado. Todas procurando por um bom profissional de PCC especializado em serviços de Google Ads (antigo Google AdWords) dentre milhares de resultados, necessitando de ajuda para entender quem é bom e que não é.

Por isso estou aqui. Durante minhas consultorias de Marketing Digital, me deparo com gestores que me perguntam se é necessário contratar profissionais ou até mesmo agências certificadas.

Sempre afirmo que sim. Pois quem faz a prova e se certifica, nos gera a certeza de que pelo menos entende as regras do jogo. A experiência virá depois com a prática, justamente da oportunidade de poder trabalhar na área com a certificação do Google.

Neste texto, eu irei abordar pontos para ajudar a você profissional de Marketing Digital ou até mesmo você que está começando sua carreira profissional a trilharem uma carreira mais segura nesta área.

  1. Como organizar minha rotina para fazer os cursos?
  2. Onde devo achar o guia de estudos?
  3. Quais as certificações disponíveis?
  4. Quanto custa e quantas vezes posso fazer?
  5. Onde faço as provas de certificação do Google?
  6. O que devo fazer depois de me certificar?
Leia também:  EMPRESAS JUNIORES: ELAS AJUDAM A TE INSERIR NO MERCADO?

certificação de google ads

Como organizar minha rotina para fazer os cursos

Bem, essa parte é uma das mais importantes, sabe por quê? Sem um tempo exclusivo, você não conseguirá aprender nada. Além disso, se o que você for aprender é algo que você não usa no seu dia a dia, fica ainda mais complicado.

Dessa forma, vamos direto ao ponto? O que é preciso para definir uma rotina saudável de estudos? Confira abaixo:

  • Tenha um caderno de anotações;
  • Tenha um computador com acesso a internet e audio bom;
  • Reserve pelo menos 1 hora por dia para realizar seus estudos;
  • De cara já pode criar uma conta no Google (Gmail) para usa-la como sua conta MCC;
  • Cuidado com o celular e as distrações;
  • Esteja sempre em um local confortável e com pouco barulho.

Onde devo achar o guia de estudos?

Para começar essa saga de estudos, eu vou disponibilizar aqui um vídeo do pessoal que eu já usei para me certificar e que vale a pena, pois são bons e bem descontraídos.

Curto muito o João Dalla e o Rodrigo Câmara. Através da Goobec, eles oferecem cursos pagos para quem quer aprender com um suporte melhor.

Ps. Só um detalhe, esse vídeo é de 2017. Então, se liga, porque algumas pequenas coisinhas podem ter mudado já.

Outra forma de estudar e passar nos exames é usando a própria plataforma do Google. Lá, eles disponibilizam conteúdos em formato de apostila ou artigo para que você possa ler e realizar seus testes.

Para achar o conteúdo, basta acessar plataforma Skillshop e escolher o curso. Dentro do curso, você encontrará o que será estudado e o tempo que precisará para cada um dos itens de estudo, bem como o grau de estágio para este estudo (iniciante, intermediário ou avançado).

Leia também:  HISTÓRIA DO MARKETING, EVOLUÇÃO E DIGITALIZAÇÃO.

Ps. No Skillshop, os conteúdos obrigatoriamente estarão sempre atualizados em relação as perguntas das provas.

banco-de-talentos

Quais as certificações disponíveis?

Listo aqui a relação das 10 provas de certificação do Google que você pode fazer de casa. Assim, através do seu computador pessoal, fica ainda melhor para você tirar seu certificado e se destacar no mercado.

Google Ads

  • Certificação em Rede de Pesquisa do Google Ads;
  • Certificação em Rede de Display do Google Ads;
  • Certificação em vídeo do Google Ads;
  • Certificação em anúncios de Shopping;
  • Certificação em análise no Google Ads;
  • Google Analytics Individual Qualification.

Analytics Academy

Google Marketing Platform

YouTube

Waze Academy

Quanto custa e quantas vezes posso fazer?

A parte boa disso tudo é que o conteúdo oferecido pelo Google na plataforma Skillshop e todas as certificações são gratuitas.

Além disso, você pode fazer a prova quantas vezes quiser, não existe um limite de tentativas e ao final da prova se achar que deve cancelar resposta sobre o que foi feito, sem problema. As únicas preocupações que você deve ter são:

  • Ter uma média de acerto de 80% para ser aprovado;
  • Realizar a prova em 1h15 (com exceção Google Analytics Individual Qualification que é 1h30);
  • Nesse período, realizar as questões que variam de 46 a 70, dependendo da prova.

Onde faço as provas de certificação do Google?

As provas do Google estão na plataforma de estudos, chamada Skillshop.

A Skillshop é a central de treinamento em produtos para todos que usam as ferramentas e soluções profissionais do Google. Para receber dicas, comunicados sobre cursos e sugestões personalizadas, acesse “Meu perfil” e, em “Editar meu perfil”, selecione “Sim” e “Salvar”.

Leia também:  MARKETING DE CONTEÚDO PARA JORNALISTAS

IMPORTANTE: Para fazer seu cadastro na Skillshop, é preciso ter uma conta no Google (a antiga MCC). Embora ainda seja conhecida na prática como MCC, o Google agora chama de Conta de Administrador do Google Ads (Google Adwords).

O que devo fazer depois de me certificar?

Uma dica que eu sempre dou a todos que fazem os exames e passam é que mostrem em uma rede social profissional, como o LinkedIn, que conseguiram uma certificação importante. Assim, eles podem criar um texto explicando como acham que esta certificação ajudará as empresas que ele procura atuar. Você poderá fazer o mesmo!

Ah, e também não se esqueça de colocar na parte de certificados do LinkedIn a sua conquista sobre certificação do Google. Dessa forma, ela fica no seu skill.

otimizar campanhas

E por fim, se você acha que já está pronto para dar os primeiros passos, estruture uma campanha com o cupom de incentivo de 150 reais* que a Carratu Digital pode te oferecer para iniciar um trabalho de prospecção de empresas, agências ou seja lá qual for o seu foco para oferecer seus serviços.

*Este cupom é válido para contas que irão pela primeira vez anunciar no Google Ads.

Foto de carratu

carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads. Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

Não encontrou o que busca?