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CASE DE MARKETING: Lojão das Peças atravessa pandemia com Google Ads

Um case de marketing é sempre motivo de orgulho para uma agência de marketing digital, pois é assim que nós podemos mostrar como somos eficientes ao tratar das soluções que apresentamos em nosso portfólio.

Medir resultados da estratégia digital é essencial para saber se as ações estão dando certo, verificar o que pode ser feito para aperfeiçoamento do planejamento que está em curso e, claro, fazer uma análise de tendências futuras. 

Visando esses objetivos, a Carratu foi acionada e, graças a um trabalho personalizado, vem contabilizando retornos muito positivos em mais um projeto.

Por isso, temos grande satisfação em apresentar o Case de Marketing do Lojão das Peças. Acompanhe e saiba o porquê!

Conheça a história do Lojão das Peças, mais um de nossos Cases de Sucesso

Antes de contar de que modo transformamos mais um cliente em Case de Marketing, vamos conhecer um pouco da história dessa empresa nordestina que conquistou a confiança do mercado por conta de sua forma de atuação.

O Lojão das Peças foi fundado em 1986, na cidade de Mossoró, no Rio grande do Norte, com o propósito de atender uma demanda de varejo de autopeças voltado a veículos utilitários e leves.

Com um atendimento especializado – dividido em Lojão da Volks e Lojão da Fiat – a expansão foi uma consequência e a empresa chegou às cidades de Natal e Parnamirim, as duas no Rio Grande do Norte; Fortaleza, no Ceará, e João Pessoa, capital da Paraíba.

Com a abertura de mercado verificada no Brasil – ocorrida nos anos 90 -, houve um grande e acelerado processo de importação de veículos de variadas  montadoras mundiais. 

Assim, a partir de 2006, a empresa passou a oferecer peças para todas as grandes marcas do mercado. No entanto, manteve o atendimento especializado, caracterizado por uma equipe comercial segmentada por marcas, o que proporciona maior eficiência e agilidade no atendimento de seus clientes.

A companhia também oferece, em algumas unidades, serviços de manutenção corretiva e preventiva.

Lojão das Peças: mais de 36 mil itens em seu estoque

Para ter sucesso, uma empresa precisa, entre outros pontos importantes, oferecer bom atendimento, qualidade e variedade – no caso de peças para autos.

E o Lojão das Peças vai muito bem nesses três quesitos. Seus profissionais possuem amplo conhecimento do mercado e dos produtos que trabalham e em seu estoque constam mais de 36 mil itens dos maiores e melhores fabricantes de autopeças do mundo.

Dessa maneira, garante aos seus clientes um atendimento personalizado com acesso a peças de alta qualidade e preços bastante acessíveis. E, quando o assunto são peças para o automóvel, contar com uma empresa que tenha credibilidade, é essencial para garantir a segurança de quem adquire os itens!

Como Carratu e Lojão iniciaram uma parceria de sucesso

Caroline Souza, Diretora Administrativa do Lojão das Peças, conta que já sabia que a Carratu tem grande  força no mercado nordestino. Por isso, resolveu contatar a agência quando concluiu que era preciso melhorar a forma de sua empresa aferir resultados nas estratégias de marketing digital adotadas.

A experiente diretora sabia muito bem que adotar ações mercadológicas sem mensurar os retornos é como comprar um carro e não fazer as revisões para entender como está a performance do veículo, trocar peças que perderam a validade e podem comprometer a segurança oferecida pelo automóvel e, assim, garantir que um bem tão importante seja devidamente preservado.

A Carratu, por sua vez, tinha certeza que seu time de especialistas poderia, não apenas medir os resultados, mas oferecer insights para que o Lojão pudesse ter ganhos significativos em suas ações!

Assim, nasceu a parceria que iria turbinar e potencializar resultados – conheça a seguir mais detalhes de Case de Marketing

O Case de Marketing do Lojão

O Lojão das peças sempre teve um site para divulgar seus produtos e serviços e apresentar seu histórico, mas com a chegada da Carratu Digital em 2019 e a ativação das campanhas pagas de Google Ads, o cenário mudou drasticamente.

Além do Lojão das Peças começar a receber mais visitas em seu website, ele também começou a receber mais ligações telefônicas,

Se deixamos de investir um dia se quer no Google Ads com a Carratu Digital, já sentimos as quedas das ligações na loja e a diminuição de
contatos feitos pelo nosso website.

Pedro Gilson de Souza
Diretor

Ainda segundo a equipe do Lojão das Peças, depois de muitas tentativas com algumas agências de marketing locais, eles já não acreditavam que poderiam acertar com uma agência aqui do nordeste.

Era preciso contar com a expertise de uma agência para avaliar se a estratégia era a mais adequada, bem como avaliar a performance e certificar-se de que o investimento adotado era o mais adequado – e colocar o cliente entre os cases de sucesso da agência.

E, claro, após todo esse levantamento – que envolve uma grande quantidade de dados de fontes diferentes -, identificar os meios de obter os melhores resultados.

Escolhida por sua capacidade de oferecer esse serviço, a Carratu Digital entrou em cena e estabeleceu métricas de marketing digital, entre elas:

  • ROI – Retorno sobre Investimento: essa sigla para a expressão em inglês, Return of Investiment, mede o retorno oferecido por determinada campanha para a organização. Ele mostra qual o percentual de ganho de cada ação a partir de uma conta que envolve valor investido e resultados obtidos – veja aqui fórmula completa sobre cálculo de ROI;
  • Taxa de Rejeição: mede a porcentagem de usuários que abandonam o seu blog ou site logo na primeira página. Ela é medida a partir de algumas ações do usuário, entre elas, fechar a página, clicar em um link que leva para outro site, digitar novo endereço, acionar botão voltar, etc.
  • Taxa de Conversão: utilizada para medir vendas geradas por uma ação de marketing, mas também pode ser usada para mensurar downloads, cadastros em newsletter, acesso a páginas e landing pages, etc;
    Leia este artigo e saiba mais sobre a taxa de conversão! Ela é muito importante para avaliar todo o processo de compras, encontrando acertos e falhas.
  • Custo de aquisição do cliente: esse número é obtido ao considerar gastos envolvidos diretamente na aquisição dos consumidores – por exemplo: comissão de vendas, investimento em marketing e softwares, etc. Após ter esse valor, ele é dividido pelo número de vendas realizadas.Chegar a esse número é imprescindível para redução desse custo.

Resultados do Case de Sucesso Lojão

A parceria entre as duas empresas é um sucesso e as entregas feitas pela Carratu Digital em termos de números são impressionantes.

Só para se ter uma ideia, durante os 30 dias do mês, as campanhas de Google Ads criadas pela Carratu entregam mais de 45 horas contínuas de ligações telefônicas e mais de 17 mil acessos ao site do cliente.

Porém esta parceria ainda tem muito a oferecer ao Lojão, mas segundo a Diretoria Administrativa, Caroline Souza, já é possível verificar algo que era muito importante para a organização e, em especial, para sua equipe comercial.

Está muito evidente que houve significativo aumento de ligações e de contatos pelos canais digitais, após darmos início ao
processo de mensurar resultados.

Caroline
Diretora

A geração de leads é um dos passos mais importantes para aumentar o número de oportunidades de negócio, especialmente quando eles são qualificados – o que ocorre com um projeto de marketing digital bem estruturado é colocado prática, passando por avaliações criteriosas, algo sempre presente nas estratégias delineadas e acompanhadas pela equipe Carratu.

Se sua empresa ainda não faz a mensuração aprofundada de resultados proporcionados por estratégias digitais, é importante começar a colocar essa avaliação em prática o quanto antes. 

Conte com toda a experiência do time de especialistas da Carratu Digital para que sua organização transforme-se em um grande Case de Sucesso de marketing digital.

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