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BRIEFING DE MARKETING DIGITAL: ELABORE UM CORRETAMENTE

BRIEFING DE MARKETING DIGITAL

O briefing de marketing digital é um documento conceitual que soluciona vários problemas de origem de produção, inclusive o de planejamento dentro do departamento de marketing

Isso porque, manter a organização, alinhamento e estrutura de um projeto, é algo que demanda esforço de organização em relação ao que foi proposto inicialmente.

Entretanto, muitos profissionais de marketing ou da área de comunicação ainda têm dificuldade para enxergar como construir um briefing bem feito e quais perguntas realizar para ter o melhor controle do projeto.

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Neste artigo, iremos te explicar o que é um briefing de marketing digital, quais são suas vantagens e como ele pode aumentar os resultados e auxiliar o planejamento da equipe.

  • Briefing: é um termo para definir o ato de dar informações e instruções concisas sobre algo. O briefing é um documento conceitual que reúne várias ideias para o desenvolvimento de um projeto. 
 

O que é um briefing de marketing digital 

O conceito de briefing de marketing digital mantém a linha de raciocínio utilizada em seu termo geral, que no caso é o ato de dar informações e instruções sobre algo. 

Dessa forma, o briefing de marketing digital é um documento, que compila todas as ideias do cliente para um projeto. 

Alguns exemplos práticos do uso de briefing no marketing digital são: criação de websites, campanhas de Google Ads, preenchimento de pautas de conteúdo e muitas outras coisas.

O briefing pode ser utilizado de diferentes formas, se ajustando a cada contexto e tipo de projeto, mas ele sempre será um documento de consulta da origem do pedido.

Pois, a partir do briefing, os profissionais que irão trabalhar na tarefa, terão um objetivo em comum e detalhes das necessidades de seu cliente.

Isso significa, que ter um bom briefing é tão importante quanto conhecer e entender uma estratégia de marketing e vendas

O motivo é simples: o briefing de marketing digital está relacionado com todos os objetivos finais do cliente, e cada cliente tem o seu, correto?

Conheça as vantagens de utilizar um briefing

O briefing de marketing digital é o primeiro e mais seguro passo para o início de uma produção de uma peça publicitária ou ainda de uma produção de conteúdo, além de muitos outros exemplos que poderia dar aqui.

Por esse motivo, separamos a seguir algumas das principais vantagens de utilizar um briefing nos projetos de marketing digital. 

Confira!

Mantém a organização

Em primeiro lugar, o briefing no marketing digital irá auxiliar na organização dos projetos, pois ele reúne todas as informações relacionadas à demanda. 

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O benefício de ter essas informações, na prática, é justamente manter o time de marketing com um alinhamento de objetivos mais claro no projeto a ser executado.

Pois, imagine um cenário oposto, sem o briefing. Quantos contatos seriam necessários com o cliente para acertar os detalhes e coletar informações?

Com o briefing todo esse processo pode ser realizado de maneira mais simples e que irá otimizar o tempo e o trabalho da equipe. 

DICA: A primeira organização deve ser feita no briefing, por isso lembre-se de pensar em uma sequência para as perguntas, lembrando-se sempre das fases do projeto. 

Favorece o planejamento

A segunda vantagem de utilizar um briefing de marketing digital é uma sequência do tópico acima, estamos falando do planejamento. 

Temos certeza de que você já percebeu, em algum momento de seu trabalho, que ter todas as informações facilitam o desenvolvimento das etapas. 

O alinhamento de expectativas, tem muita relação com o que será brifado pelo cliente, pois no planejamento, o briefing acaba absorvendo mais a projeção de satisfação do cliente do que de fato a produção do trabalho como resultado.

No entanto, quando não há essa informação, o cliente pode se frustrar com as entregas do planejamento, e isso pode fazer com que o seu projeto comece a ter problemas desde o início, o que não é nada bom.

Além disso, ter um briefing de marketing digital no planejamento também melhora a imagem da empresa, pois mostra para o cliente que há uma estruturação e organização interna. 

DICA: Lembre-se de que o briefing não é apenas um documento para entender o projeto, mas sim um aliado para a estruturação do planejamento, trazendo expectativas e visões de um universo que cabe ao planejador absorver e aplicar suas técnicas de planejar o marketing.

Diminui o tempo de produção

Entendemos que um projeto ou um job que com briefing teria um trabalho de 5 dias, sem o briefing de marketing digital pode se transformar em 10 dias ou mais. 

Isso realmente acontece, pois utilizar um briefing de qualidade pode diminuir o tempo de produção, transformando o projeto de 5 dias em 3, por exemplo.

Uma vez que seu objetivo é exatamente fazer com que a execução de tarefas seja mais ágil, por meio da descrição completa e unificada do projeto. 

Essa é uma vantagem que está muito relacionada com o customer success, pois o cliente terá cumprimento correto dos prazos, além de diminuir seu tempo de espera, o que é muito positivo em sua experiência. 

Nesse sentido, a equipe de marketing poderá passar mais credibilidade e profissionalismo nos serviços que oferece. 

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DICA: Um briefing de qualidade não deve deixar dúvidas ou questionamentos para os profissionais que irão desenvolvê-lo, por isso antes de usar um briefing, reúna-se com o seu time e pergunte se existe algo que está faltando para a boa condução do trabalho por parte deles.

Entrega resultados alinhados

Por fim, o briefing de marketing digital também auxilia na entrega de resultados alinhados. Essa vantagem está relacionada com todas as outras. 

Isso porque, para alinhar o resultado é preciso de organização, planejamento e cumprimento dos prazos, há uma coexistência entre as vantagens. 

Tudo isso é possível quando há uma boa comunicação entre todos a equipe envolvida na execução da tarefa. 

Um dos maiores problemas para a equipe é desenvolver essa comunicação e é nesse ponto que entra o briefing, com todos os detalhes do que o cliente espera receber.

Dessa forma, um time que utiliza corretamente o briefing de marketing digital, poderá entregar o alinhamento completo em seu resultado final. 

DICA: Para alinhar os resultados de sua equipe com o briefing, lembre-se sempre de incluir perguntas comuns e objetivas. 

Como preencher um briefing de marketing digital 

Já citamos que para obter bons resultados com o briefing de marketing digital, é preciso que ele seja feito e utilizado de maneira correta.

Isso porque, um briefing desorganizado, com perguntas vagas e pouco descritivas, acaba se tornando um vilão ao invés de um aliado. 

Nesse sentido, é preciso que o briefing seja preenchido com os seguintes princípios:

  • O colaborador deve saber repassar as informações importantes, sem perder a essência original;
  • É preciso de conhecimento do cliente, entender seu perfil e seus serviços ou produtos, um portfólio pode auxiliar muito nesta etapa;
  • As reuniões entre o colaborador e o cliente para preencher o briefing devem ser curtas e objetivas;
  • Ao invés de tornar o briefing um documento técnico, com termos difíceis, opte por manter a clareza em palavras simples;
  • Aprofunde no histórico do cliente e no contexto dos concorrentes;
  • Entenda o budget do seu cliente, ou seja o quanto ele está disposto a investir no projeto;
  • Defina os prazos e conecte-se ao planejamento;
  • Verifique se o cliente deseja incluir algum material complementar;
  • Não deixe de pergunta ao cliente no briefing o que ele espera deste trabalho.

O que não pode faltar em um exemplo de briefing de marketing digital

A qualidade do briefing de marketing digital está diretamente relacionada com o que ele abrange, e de que forma isso é feito.

Nesse sentido, existem alguns pontos que não podem faltar em um briefing, confira os principais a seguir.

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Personalidade do cliente

Não há como saber se o resultado final é o esperado quando não há conhecimento sobre a personalidade do cliente. 

Isso porque, cada cliente tem suas preferências e gostos, que afetam os projetos no marketing digital.

Por isso, um briefing não pode deixar de ter referências, projetos aprovados e os principais detalhes sobre o solicitante da peça.

Uma ótima dica aqui, é ir em busca de cases de sucesso deste cliente, dessa forma é possível entender melhor a persona da empresa. 

Objetividade

É muito comum que o cliente se estenda para falar sobre o projeto, no entanto, é dever do colaborador buscar objetividade. 

Isso porque, se o documento for muito extenso, ou possuir detalhes desnecessários, a equipe de desenvolvimento poderá se perder nas ideias e não entregar o resultado esperado.

Mas, a busca pela objetividade não deve ser feita interrompendo a fala ou passando para outro assunto, mas sim na escrita do documento. 

É preciso que o profissional envolvido com essa tarefa descreva de maneira objetiva, porém clara, quais são os desejos e necessidades do cliente. 

Interação e sugestão

Muitas vezes, o cliente pode acabar propondo um projeto inviável, que está muito acima do seu orçamento ou que simplesmente não irá funcionar. 

O profissional deve então, ser muito educado para iniciar sua fala, buscando persuadir o cliente a escolher outra opção para desenvolver o projeto. 

Outra situação que pode acontecer, é a dificuldade do cliente em relacionar todas as ideias que tem ou explicá-las de maneira clara. 

Nesse caso, o profissional que irá realizar as reuniões devem estar preparado para interagir e dar sugestões, com intuito de nortear as ideias. 

Como executar o briefing de marketing digital junto ao time 

Ao longo deste artigo, nós te mostramos o que é o briefing de marketing digital, seu preenchimento e dicas importantes. 

No entanto, como de fato executar o briefing junto ao time? Por onde começar a desenvolver esse manual de instruções para guiar os projetos?

Essas são dúvidas muito comuns e muitas pessoas buscam até exemplos de briefing de marketing digital. Em primeiro lugar, devemos destacar que criar um briefing do zero demanda uma certa expertise. 

Mas, isso não precisa ser tão complicado quanto parece. Pois, nossa equipe preparou um modelo de briefing que irá transformar o gerenciamento de tarefas de sua equipe. 

Para acessar o modelo de briefing que iremos disponibilizar, basta preencher o formulário a seguir.

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carratu

20 anos de experiência em Marketing Digital, totalmente dedicado a guiar empresas de médio e grande porte para o melhor resultado de Vendas com o apoio do Inbound Marketing e o Google Ads.Quer saber quem faz a diferença no Nordeste, pesquise no Google.

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