AS 10 MELHORES DICAS DE CRESCIMENTO ONLINE

Começar uma estratégia de crescimento online pode parecer assustador para quem está começando. Mas com algumas ferramentas é possível otimizar e aumentar sua presença online de forma eficiente.

Tudo o que você precisa é seguir um passo a passo de sucesso como este que preparamos para você.

Torne o crescimento online do seu negócio um processo contínuo. Confira nossas dicas para ajudar na sua estratégia.

1. SEO

Os navegadores de busca como o Google são a principal fonte de tráfego para a maioria dos sites na internet. Há muitas coisas que você pode fazer para otimizar seu site para os mecanismos de busca, aprendendo a utilizar SEO e a acompanhar as mudanças que o Google faz nos seus algoritmos.

SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de orientações e técnicas que tornam o seu site adaptado aos motores de busca. Existem vários tipos de aplicações de SEO.

Para obter o tráfego dos mecanismos de pesquisa, você precisará de conteúdo, o que nos leva à próxima etapa.

2. Crie conteúdo relevante

O marketing de conteúdo é uma estratégia para criar conteúdo útil e relevante para atrair e construir público que se engaje com o crescimento online da sua empresa. Isso permite que você obtenha mais tráfego segmentado dos mecanismos de pesquisa sem gastar uma fortuna.

Você precisa planejar sua estratégia de conteúdo descobrindo as palavras-chave que seus usuários podem estar procurando.

O marketing de conteúdo é uma estratégia altamente eficaz e comprovada para rentabilizar seus negócios sem a necessidade de ter um orçamento enorme.

3. Use dados a favor do seu crescimento online

Usar dados para desenvolver negócios é a grande aposta de vários setores de mercado para aquecer o crescimento online ampliando a presença digital. E parece ser algo muito distante do orçamento da sua empresa, não é mesmo?

É aí que entra o Google Analytics. Ele permite que você veja quantos visitantes chegam ao seu site, de onde eles vêm e o que fazem enquanto estão acessando sua página. Tudo isso por um custo muito mais baixo do que você imagina.

O grande desafio é que o Google Analytics apresenta muitas informações. Mesmo que os dados sejam apresentados de forma organizada,  ainda assim é preciso saber quais informações são importante s para o seu negócio e como utilizar esses dados a favor da sua empresa.

4. Aproveite a mídia social para expandir seus negócios

As plataformas de mídia social têm audiências altamente engajadas. Use isso a seu favor! Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e LinkedIn têm usuários altamente engajados e trazem grandes oportunidades de negócios.

Use suas redes sociais para publicar seus conteúdos e para interagir com o público nas mídias sociais. A chave é manter seus perfis ativos, aumentar o número de seguidores e engajá-los para trazer tráfego de volta ao seu site.

Veja abaixo algumas estratégias para utilizar as redes sociais em sua estratégia de crescimento online:

  • Criar um grupo no Facebook para leads que tenham relação com seu negócio;
  • Criar grupos de discussão no LinkedIn para se engajar em discussões sobre sua área de atuação;
  • Redirecionar usuários no Facebook com anúncios;
  • Concentre-se nas redes sociais importantes para o seu setor. Onde seus leads estão?
  • Use as redes sociais para aumentar sua lista de e-mails.

5. Crie autoridade participando de comunidades

Como já falamos sobre os grupos de Facebook podem te ajudar na construção de autoridade do seu negócio. Além disso, existem outras comunidades que são feitas por pessoas que têm interesse no que você é especialista. Essas comunidades fornecem acesso a pessoas interessadas em tópicos associados ao seu setor. Você pode investir tempo na construção de autoridade.

Para isso, você precisa descobrir quais comunidades são mais relevantes para sua empresa e onde seus clientes em potencial podem procurar respostas ou conteúdo.

Agora é sua vez de descobrir onde estão as comunidades que interessam ao seu setor de negócio.

Desenvolva autoridade participando genuinamente com conteúdo útil e mencione sua empresa apenas quando for apropriado.

6. Aprenda a usar o marketing de afiliados

O marketing afiliado é um acordo de referência em que um negócio paga comissão a um digital influencer quando os usuários compram um produto através de uma indicação.

A ideia é simples, usar a autoridade de digital influencers que possuem um público fiel e engajado para atrair mais conversões para o seu negócio. Um das vantagens é que essa estratégia ajuda a atribuir valor a sua empresa e é um passo a mais em direção a construção de um autoridade forte na sua presença digital.

Você precisará de um sistema de gerenciamento de afiliados para acompanhar as atividades de indicação e pagar seus parceiros afiliados. Mas nada disso é um bicho de sete cabeças. Basta encontrar a ferramenta correta para ajudar sua estratégia de crescimento online.

7. Deixe que os depoimentos trabalhem por você

Você pode dizer aos clientes em potencial o quanto seu negócio é bom – nem todos acreditarão em você. Mas a história pode mudar radicalmente se os seus clientes compartilharem experiências.

É por isso que depoimentos reais são tão importantes para que as pessoas se identifiquem com as experiências. Mas, atenção os depoimentos precisam ser reais, mesmo que isso inclua escutar alguns pontos negativos. O importante é que seus leads percebam que se trata de um depoimento real e espontâneo. Através dos depoimentos seu crescimento online estará aquecido.

8. Seja autêntico

A melhor maneira de crescer o seu negócio online é ser autêntico. Mostre os processos da sua empresa, demonstre vulnerabilidade, conte do dia a dia do seu negócio, mostre quem são seus colaboradores.

Sendo autêntico, você se torna atrativo, o que resulta na construção de conexão e engajamento.

9. Seu site precisa ser compatível com dispositivos móveis

Quem quer ter crescimento online precisa ter um website compatível com dispositivos móveis. Mais de 54% das pessoas que navegam na Internet fazem isso de smartphones e tablets. Se o seu site não for responsivo, você estará correndo o risco de perder mais da metade dos seus leads.

Ser compatível com dispositivos móveis inclui vários ajustes na sua página. Entretanto, alguns aspectos de compatibilidade com dispositivos móveis não exigem um investimento financeiro. Pequenas adaptações como modificar imagens, redesenhar a barra de menu e muito mais podem ser feitas de maneira rápida e eficaz.

10. Utilize ferramentas para automatizar e acelerar suas tarefas de marketing

A Internet está repleta de ferramentas de marketing e muitas delas são gratuitas. Embora seja necessário um pouco de esforço para encontrar ferramentas que funcionem melhor para você, o resultado final é um sistema muito mais simplificado.

Na verdade, há várias ferramentas de marketing de mídia social que você pode começar a usar agora para impulsionar seus negócios. Enquanto alguns podem ter uma taxa de assinatura mensal, muitos terão versões gratuitas ou de teste que você pode testar imediatamente.

Enquanto você pode receber mais benefícios de certas ferramentas de marketing, pagando pelo serviço premium, às vezes as versões gratuitas são suficientes para ajudar a construir seu crescimento online. Você só precisa explorar essas ferramentas para entender como elas podem ser um suporte para sua estratégia.

Lembre-se de que uma estratégia de marketing que funciona precisa acompanhar o mercado. Para se manter competitivo é preciso estar antenado com as novas abordagens, testar e entender como seu negócio vai responder no novo ambiente e estar sempre alinhado com as necessidades do seus consumidores.

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Por Marcelo Rocha

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