Quando se trata da indústria da hospitalidade, eu vejo o assunto chatbot em alta. Já que muitos empreendedores e organizações estão buscando olhar para aplicativos de mensagens instantâneas. Embora ainda esteja em sua infância, o chatbot para hotéis pode ser uma opção revolucionária para atender a vários propósitos.

Como desde uma simples reserva de quartos a passeios turísticos e muito mais.

Então, como exatamente um chatbot poderia mudar a indústria hoteleira?

1. Faça sua reserva pelo chatbot

As agências de viagens on-line (OTAs) são boas para os negócios. Mas os hotéis têm receio de se tornarem muito dependentes delas. Desta forma, preferem que os viajantes venham diretamente a eles e não tenham que pagar a comissão.

Os chatbots fornecem uma plataforma de consulta online para os viajantes reservarem diretamente através dos aplicativos de mensagens instantâneas já disponíveis em seus telefones celulares, como o Facebook Messenger, o WeChat, o Skype, com a garantia adicional de ter qualquer pergunta respondida.

2. Enriquecer a experiência da chegada do hospede ao destino

Muito do precioso tempo e mão-de-obra da equipe do hotel geralmente é consumido para não só acompanhar a chegada do hóspede. Como também sugerir comodidades como aluguel de carros, tratamentos de spa e salão de beleza. Mas tudo isso seria mais simples se você pudesse providenciar ocasiões especiais por telefonemas ou até mesmo por e-mails automatizados.

Você não preferiria investir esse tempo valioso em outro lugar?

Aqui é onde você pode dar forma à automação no seu negócio hoteleiro. Permita que os chatbots cuidem de enviar ofertas e ofertas automatizadas e façam follow-ups com seus clientes. Além disso, os hóspedes podem fazer o check-in no quarto do hotel antes da chegada ao hotel. Precisando apenas de um pequeno bate-papo no smartphone equipado com bot.

3. Interação no hotel

Para servir ainda melhor seus hóspedes, os chatbots também podem ser programados para fornecer serviços de concierge. Assim, se o seu hóspede quiser fazer uma ligação internacional, enviar um e-mail ou precisar ser acordado de manhã para um compromisso, o dispositivo que estiver ao seu lado em todos os momentos deve ser capaz de ajudá-lo com isso.

Chatbots podem fazer isso e muito mais, você precisa apenas permitir.

Ao fazer isso, você não apenas facilitará as coisas para sua equipe. Já que não haverá alguém sempre ao lado do telefone da recepção, mas também reduziria o tempo em que o hospede investiria para encontrar o número certo a ser chamado.

Já se foram os dias em que os hospedes se atrapalhavam com o diretório do quarto tentando descobrir se para atender às suas necessidades, deveriam ligar para o número do serviço de limpeza ou recepção. Deixe-os pedir por qualquer coisa, de uma toalha a flores, champanhe ou comida, sempre atendendo aos pedidos diretamente no quarto.

4. Aproveitando dados usando perfis de hospedes

Você deve ter, obviamente, trabalhado duro e empenhar grandes esforços para agradar seu hospede. Você quer que eles voltem para mais. Como você garante que conquistou um cliente fiel?

Um bot integrado ao PMS que interage com os hóspedes em todos os estágios da jornada do cliente pode coletar dados valiosos, que podem ser usados ​​por algoritmos e funcionários do hotel para fornecer serviços personalizados. Ao contrário das interações humanas localizadas, conversas e resultados inteiros do chatbot podem ser armazenados e recuperados para futuras trocas relevantes.

O bot não só armazenará os dados pessoais do seu hospede como nome, endereço, idade, data de nascimento, etc., mas também salvará suas preferências como seu prato favorito, culinária, tipo de quarto e similares. Também lhe dará uma ideia do seu orçamento e despesas. O que, por sua vez, o ajudará a melhor servi-lo da próxima vez, acomodando mais serviços com o mesmo orçamento.

5. Redução da dependência de OTAs

Como hoteleiro, você deve ter se associado a várias agências de viagens on-line (OTA, na sigla em inglês), não é? Com a finalidade de alcançar um público maior para fornecer reservas de viagens e de quartos. Ao associar-se a eles, você também acaba pagando uma comissão. E perde sua receita que, de outra forma, poderia ter sido só sua.

Embora cumpram o propósito de reservar quartos, os OTAs não compartilham muitas informações sobre o cliente com você. Os clientes em potencial inserem suas informações pessoais, como nome, endereço de e-mail e números de telefone nos sites de viagens. O que por sua vez poderia inevitavelmente ser muito essencial para você construir e manter um relacionamento com seus valiosos clientes.

Depois de adquirir essas informações, é essencial manter e aumentar esse relacionamento com o cliente. Seus hospedes podem optar por compartilhar sua experiência em seu hotel na forma de avaliações, depoimentos e avaliações; onde mais, mas na mesma plataforma em que eles se envolveram com você.

Está certo! Através do seu Chatbot.

Parece um monte de coisas boas, mas muito trabalho duro também?

Tenha certeza de que os chatbots serão o seu salvador, uma vez que você os envolva em seus negócios. Se você achar que a Carratu Digital pode te ajudar com esta tarefa, não pense duas vezes! Entre em contato agendando uma reunião com nosso Diretor de Planejamento.

 

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