Esta é uma das perguntas mais recorrentes que ouvi em toda a minha vida profissional. Claro que sempre inserida em momentos distintos, mas todos eles sempre oriundos do universo de tecnologia.

Esta pergunta tem uma razão: as mudanças que a tecnologia traz para a vida das pessoas e o questionamento que surge como a voz da razão dos que não querem aceitar a mudança, que normalmente são a maioria. A realidade é que mais cedo ou mais tarde cada mudança realizada pela tecnologia, trará mudanças significativas para o futuro. Acreditem, esse futuro pode ser uma questão de dias.

Na época que a Carratu Publicidade foi criada, o fax era algo importante na vida do departamento de mídia. Hoje nem o fax e nem o departamento de mídia existem mais aqui. Claro, há 15 anos não existia Twitter, Facebook, Instagram, e muito menos celulares e tablets que foram os responsáveis pelo BOOM final entre usuários que achavam desnecessária a internet.

Mas então o que foi que mudou com a tecnologia?

O que mudou foi que a tecnologia abriu oportunidades em um mercado que estava saturado de ideias similares e sem impacto real na vida das pessoas. Com essa mudança ocorrida desde a chegada dos dispositivos mobile, o mundo começou a ficar mais imediato, escrito e assistido. Ah, e muito mais fácil.

É assim que encaramos esta nova fase da economia, que originalmente se baseia no conceito de economia compartilhada.

Para ser mais clichê, posso usar como bons exemplos o UBER e o AIR BnB, mas para ser mais colaborativos, fiz duas listas pequenas das empresas que já usam este conceito e as que em 2017 prometem fazer a diferença:

Empresas que vão fazer a diferença no mercado em 2017

  • Instacarro.com
    A partir de agora você vai vender ou comprar seu carro de uma forma diferente, e muito mais fácil.
  • Spacehop.com
    Uma forma de compartilhar seu espaço com pessoas que querem trabalhar em ambientes legais sem ficar isolada das outras
  • Dinneer.com
    Dinneer conecta pessoas que amam novas experiências gastronômicas com anfitriões que oferecem almoços e jantares exclusivos em suas casas em 38 países

Empresas que já atuam com sucesso na economia compartilhada

  • TruckPad.com.br
    Localize Caminhoneiros e contrate online. O TruckPad tem mais de 521 mil caminhoneiros cadastrados em todo Brasil
  • Bynd.com.br
    Para você que tem carro mas não quer tirar da garagem, ou ainda precisa usá-lo, mas está sempre sozinho e disposto a oferecer uma carona
  • Gowork.com.br
    Coworking é uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho. Seguindo as tendências do freelancing e das start-ups, os coworkings reúnem milhares de pessoas a fim de trabalhar em um ambiente inspirador. Essa união de pessoas permite que mais e mais escritórios se espalhem pelo país.

E como esta história vai acabar?

Bem, ela acabará com um ciclo de vida baseado em hábitos industriais, e começará a criar novos hábitos, onde as pessoas enxergarão novas possibilidades e irão encarar o fato de novidades serem cada vez mais bem aceitas, quando a mudança de fato traz benefícios para o seu dia-a-dia.

Se você faz parte deste grupo, então sinta-se em casa. Caso não faça parte, sugiro você ler mais sobre economia compartilhada e começar a entender que antes as coisas realmente eram bem diferentes, mas o mundo está em constante mudança e nós estamos vivendo um novo desafio a cada dia.

ubirajara carratu

 

Ubirajara Carratu
Diretor de Planejamento da Carratu Publicidade
[email protected]
Linkedin

 


Comentários