Vivendo no Brasil, todos aprendemos a lidar com adversidades econômicas em menor ou maior grau. Sem adentrar o campo da economia, devemos apontar que, de acordo com especialistas, as crises acontecem de tempos em tempos.  

E, muitas empresas, quando veem seus lucros caírem, começam um processo de redução de custos. Muitas vezes, o primeiro setor a sofrer esse desfalque é o de comunicação.

Deixar de investir em marketing não é necessariamente cortar gastos, mas diminuir investimentos que acabam limitando novas oportunidades de vendas. Neste post, nós listamos algumas das perdas que esse corte pode trazer e mostramos como não cair nessa armadilha. 

Queda das vendas 

Todas as ações de marketing e comunicação, direta ou indiretamente, visam a viabilização de trocas comerciais. Basta uma conta bem simples para ver a implicância dessas reduções: menos investimentos significa menos vendas e lucros.

No marketing digital é possível mensurar detalhadamente quanto custavam os investimentos para obter cliques e conversões — e os benefícios dessas ações. 

Diferente do marketing convencional, o marketing digital permite maior controle sobre o dinheiro gasto e o retorno alcançado, seja em forma de cliques, vendas, visualizações, novos seguidores e curtidas em redes sociais e muitos outros indicadores de performance.

Perda de visibilidade 

A relação cliente/empresa é muito parecida com as relações interpessoais: é necessário manter contato para desenvolver confiança e carinho. Mantendo a analogia, você até pode convidar clientes para um café de vez em quando — caso tenha tempo para fazer isso com todos.

Mas como a estratégia do café pode ser um pouco difícil de implementar, você precisa estar presente por meio de campanhas, conteúdo de qualidade, email marketing, SMS, WhatsApp etc. As opções são muitas, mas uma coisa é certa: é preciso continuar investindo em comunicação para se manter relevante e ser lembrado.

Como aliviar a redução de custos

Ok. Você tentou de todas as formas e viu que, realmente, precisa mudar algo na sua estratégia de marketing. Nesse caso, o caminho ideal é a otimização do orçamento por meio de uma análise sistemática. Dessa forma, é possível manter um padrão e até alavancar os resultados, em vez de cortar investimentos desenfreadamente.

Para fazer essa otimização, é recomendável uma revisão do plano de marketing, começando pelos objetivos e metas. Com esses dados é possível analisar onde se deseja chegar e quais as ferramentas usadas para isso atualmente.

Assim, fica mais fácil definir em quais pontos as modificações devem ser feitas. Talvez você conclua que, com campanhas no Facebook, Instagram e Google, sua empresa atinja o mesmo número de pessoas que usando rádio e revista — ainda com uma melhor segmentação.

Outra ação que pode reduzir custos sem perder resultados é contratar uma agência de marketing e terceirizar o setor de comunicação. Assim você pode tornar as ações mais eficientes e ganhar expertise para decisões estratégicas relacionadas ao marketing.

Agora que você leu sobre redução de custos com comunicação e suas consequências, compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais!

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