Nosso perfil como consumidor mudou bastante nos últimos tempos. Não aceitamos mais aquelas vendas forçadas, anúncios interruptivos e invasivos. Nos tornamos mais exigentes e críticos, buscando informações para embasar uma decisão de compra. Nesse sentido, as empresas enxergaram o grande potencial em investir em marketing de conteúdo.

Essa estratégia representa uma forma inteligente de criar canais de conhecimento e conquistar clientes.

Se você deseja conhecer mais sobre esse assunto, confira nosso post de hoje. Vamos citar 5 dos principais motivos para investir nessa ferramenta.

1. Conteúdo é indispensável para o inbound marketing

Se olharmos para os anúncios antigos das empresas, a maioria ocorria em jornais impressos, radio ou durante os intervalos dos programas televisivos de maior audiência. As matérias de um jornal ou a programação de uma TV, noticiário, novela ou filme eram interrompidos para mostrar um determinado produto a você.

Esses anúncios não deixaram de existir, mas a forma com que eram expostos era bastante forçada. Na maioria das vezes, os espectadores não conheciam a marca e não tinham conhecimento daquela necessidade.

Com a internet, a busca por informações foi amplamente facilitada. É possível encontrar e comparar ofertas de empresas de todo o mundo, com praticidade. Você encontra depoimentos de clientes, compara produtos e ofertas, visualiza os detalhes em uma foto ou um vídeo bem explicativo. Tudo isso para embasar a decisão de compra.

O inbound marketing é a promoção do conhecimento e investir em marketing de conteúdo é uma grande oportunidade. Quando uma empresa cria um artigo, disponibilizando em seu blog ou redes sociais, seu público-alvo tem acesso à informação e pode escolher as melhores ofertas de acordo com sua necessidade.

2. Marketing de conteúdo se integra a diversas estratégias

Pensando no marketing digital, várias estratégias são criadas. Estar presente nas redes sociais, criar um site responsivo, oferecer o atendimento por um chat online, utilizar os influenciadores digitais, manter uma boa lista de e-mail marketing, entre outras.

Todas essas ações representam grandes oportunidades para atrair novos clientes, fidelizar os consumidores, aumentar o conhecimento da marca, conquistar uma posição de destaque no mercado e, assim, atingir o sucesso com a marca.

O marketing de conteúdo é interessante, justamente, porque pode aliar todas essas estratégias citadas. Vamos utilizar exemplos para mostrar como isso pode ser feito, em cada caso:

Redes sociais

Você pode publicar conteúdos nas redes sociais, mantendo uma frequência de postagem e levando os leitores até o site, de forma a fazer a conversão posteriormente.

Site responsivo

Grande parte dos consumidores utilizam seus dispositivos móveis para acessar a internet. Então, ao colocar o conteúdo no site, é importante que ele também possa ser acessado nesses aparelhos, sem perder a funcionalidade ou qualidade da experiência.

Além disso, formalizando o site como um canal de conhecimento, ele será bem pontuado na busca orgânica, fazendo com que apareça entre as primeiras posições da página de resultados e atraia bom público.

Atendimento por chat online

Durante o atendimento, você pode fazer uso dos artigos já publicados. Sempre que surgir uma dúvida, indique a leitura ao usuário para que ele tenha acesso às informações.

Influenciadores digitais

O marketing de conteúdo pode ser utilizado para embasar um posicionamento de um influenciador. Ele pode fazer referência a uma pesquisa que está contida em um artigo do seu blog, por exemplo.

Lista de e-mail marketing

Que tal segmentar a sua lista de contatos e enviar conteúdos diferentes para cada grupo? Dessa forma, você conseguirá enviar o material certo, para a pessoa certa, no momento certo. Essa ação qualifica os leads e os aproxima da decisão de compra.

3. Investir em conteúdo custa menos do que você imagina

Cada estratégia desenhada tem um custo e retorno. É interessante conhecer esses dados antes de tomar alguma decisão. Investir no marketing de conteúdo é uma estratégia que apresenta ótimo retorno sobre investimento. O custo é baixo. Inicialmente, você pode fazer o trabalho internamente.

Você precisará de uma pessoa focada na produção dos artigos, um blog e um site. Além disso, claro, muita criatividade, empenho e busca por conhecimento. Apesar disso, é bastante indicado contar com uma empresa especializada na criação dos conteúdos. Ela saberá exatamente as melhores práticas para alcançar os resultados.

Como falamos no item anterior, o marketing de conteúdo pode ser utilizado em outras estratégias. Então, esse investimento acaba sendo compartilhado e você pode traçar um grande plano a partir dos conteúdos.

4. Conhecimento gera fidelização do cliente

Como dissemos, o perfil dos consumidores mudou e é necessário investir em conhecimento. As empresas que têm essa preocupação conseguem adquirir autoridade. Elas provam que se preocupam em oferecer mais do que um simples produto ou serviço. Essa ação é bem vista no mercado e o público retorna com a fidelização.

Além disso, é importante lembrar que investir em marketing de conteúdo, além de atrair novos consumidores, consegue manter sua lista de clientes bem informada quanto às ações da empresa. Nesse sentido, citamos a famosa frase de Philip Kotler, uma referência em marketing mundial:

Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um antigo.

Essa frase mostra o grande potencial ao utilizar o conteúdo para engajar seu público e mantê-lo por perto.

5. Marketing de conteúdo gera resultados sólidos e duradouros

Se você deseja investir em marketing de conteúdo, deve saber que essa estratégia apresenta resultados de médio a longo prazo. Os usuários, que se interessarem pelos artigos, vão começar a acompanhar as postagens e buscar mais informações, até que cheguem ao momento da compra. Essa jornada do cliente pode demorar um pouco.

Dentre as práticas de SEO — otimização do site para mecanismos de busca orgânica —, o marketing de conteúdo se mostra como um grande potencial. Mas até que suas páginas apareçam nas primeiras posições, pode levar um certo tempo.

Porém, essa espera vale a pena. Depois que os resultados dos conteúdos começam a aparecer, a tendência é que os benefícios sejam duradouros. Afinal, você está se tornando uma referência no mercado. Tem que conquistar a confiança do público e manter a comunicação.

Essa é a ideia ao investir no marketing de conteúdo. Com as ações, você não terá resultados imediatos e efêmeros. As vantagens aparecerão em alguns meses e se prolongarão por muito tempo.

Portanto, como vimos em nosso artigo, investir em marketing de conteúdo pode promover o seu negócio, ajudando a conquistar diversos benefícios. Lembre-se de que ele é indispensável para o inbound marketing e pode ser integrado com diversas estratégias do marketing digital. Além disso, essa ação tem ótimo retorno sobre investimento, com baixo custo. A fidelização dos clientes também é um benefício adquirido com os conteúdos, além de trazer resultados sólidos e duradouros.

Então, vamos investir em marketing de conteúdo? Para saber mais sobre essa importante ferramenta, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

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