O Storytelling é um conceito que vem ajudar as empresas em um de seus grandes desafios, que é impactar o seu público-alvo, de forma que a marca fique guardada em sua memória e desperte o desejo de consumir o produto comercializado por ela.

Num mundo tecnológico, onde todos vivem conectados e estão expostos a informações a todo tempo, é importante pensar em uma estratégia que se destaque em meio à concorrência e marque positivamente o cliente.

Mas o que é Storytelling? O post de hoje explica mais sobre essa prática, mostra quais são suas vantagens e como ela pode ser utilizada. Confira!

O que é Storytelling?

Storytelling é um termo da língua inglesa que significa basicamente contar história. Essa estratégia, portanto, consiste em transmitir uma mensagem de marketing por meio de um exemplo fluido e coeso.

Esse método — justamente por fazer o uso de histórias — é muito mais permissivo do que invasivo e é uma ótima maneira de divulgar a sua marca para o público-alvo, que se sentirá impactado pela narrativa criada.

Quais as vantagens do Storytelling?

1. Tangibilização do produto

A criação de uma narrativa para divulgar algo permite que essa marca ou produto sejam percebidos de maneira “natural” na realidade de seu público-alvo.

Mas como assim? Veja bem, criar uma história e inserir o seu produto nela — mostrando como ele pode ser usado e quais são suas vantagens — é muito mais eficiente do que investir em propagandas caras para exaltar esses atributos e benefícios.

2. Aproximação do público

Com o Storytelling, é possível criar histórias que se encaixem na realidade de seu público-alvo, abordando temas que são relevantes para ele. Com isso, o consumidor se sente compreendido pela empresa e acaba criando um laço com ela, aproximando-se cada vez.

3. Comunicação dinâmica

A propaganda convencional — os anúncios em jornais, revistas, rádio ou TV — ainda tem suas vantagens; entretanto, muitas vezes, ela se torna maçante e faz com que a audiência se disperse. O Storytelling, por incluir conceitos e mensagens relevantes na narrativa, é muito dinâmico, o que costuma gerar cada vez mais engajamento.

4. Engajamento

Criar uma história que impacta o público faz com que as pessoas compartilhem essa experiência publicitária com amigos e conhecidos, divulgando sua empresa de maneira orgânica.

Como ele pode ser usado?

1. Contextualização do produto

Para criar uma narrativa capaz de transmitir sua mensagem de marketing, é importante saber contextualizar o seu produto ou marca na história, de forma que eles não sejam inseridos de maneira aleatória.

Criar um roteiro no qual o seu produto faça sentido e sua marca se mostre útil é a melhor forma de impactar os clientes e comunicar bem a sua mensagem.

2. Contato com o público

A prática do Storytelling tem como um de seus principais objetivos aproximar a marca do cliente. Assim, é extremamente importante conhecer minuciosamente o seu público e se comunicar com ele utilizando a linguagem e os canais certos.

Agora que você já sabe o que é Storytelling, analise bem o seu público e elabore uma narrativa que faça sentido! Assine nossa newsletter para ficar por dentro do assunto e criar histórias marcantes!

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