Entenda as diferenças e veja como essas estratégias ajudam a sua marca quando bem trabalhadas

É muito comum nas empresas de pequeno e médio porte equipes de comunicação reduzidas e que desempenham diversos papéis. Esses profissionais muitas vezes exercem funções distintas como assessoria de comunicação e marketing de conteúdo por falta de pessoal ou para limitar gastos.

Mesmo que esses dois assuntos sejam relacionados à comunicação da empresa, é importante ter clareza da diferença de cada um. Enquanto um se dirige ao consumidor final, outro fica responsável pela comunicação interna e com a imprensa. Não é o caso de um ser mais relevante que outro, mas entender a necessidade e função de cada um.

Antes de aprofundarmos os pontos convergentes e divergentes entre essas duas áreas, que tal entender melhor como cada uma atua?

Assessoria de comunicação

A assessoria deve levar sua marca aos meios de comunicação (televisão, jornal, rádio e portais de notícia) para ganhar destaque na imprensa. Também cabe a ela tratar da comunicação entre setores da própria empresa, sejam demandas do RH ou divulgação de eventos internos.

No contato com a imprensa, o assessor deve identificar pontos relevantes e de interesse para serem abordados nos veículos. Inclui-se aí: agendar entrevistas, entregar declarações, gerir crises que venham a ocorrer envolvendo a marca, além de criar o clipping de mídia reunindo todas as citações da empresa na mídia.

É indispensável que a assessoria entregue informações corretas e precisas aos veículos de comunicação, pois é a partir dos releases divulgados e contatos diretos que sua empresa vai ser mencionada.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos braços do inbound marketing mais eficientes para divulgar sua marca e seus produtos. Ele consiste em produzir conteúdo relevante para o público final a ser veiculado em plataformas digitais próprias, como site da empresa, blog e redes sociais.

Normalmente feito por agências, seu objetivo é mostrar as soluções que a sua empresa oferece através de conteúdo relevante, sem citar diretamente seu produto/serviço ou preço. Também faz parte do marketing de conteúdo educar seu público sobre sua área de atuação e temas relacionados à sua marca.

Compartilhando informações interessantes com as pessoas, a empresa ganha respeito e se torna referência, essencial para conquistar novos clientes e fidelizar antigos. Sua marca passa a ser o canal de comunicação direto com o cliente oferecendo e-books, vídeos, blogposts, artigos, infográficos, treinamentos ou distribuindo e-mail marketing.

As possibilidades do marketing de conteúdo são várias, desde conteúdos “ricos” até postagens em blogs mostrando soluções que sua marca pode trazer.

Quando convergem e quando divergem?

As duas estratégias de comunicação têm o interesse de expandir a visibilidade da sua marca. Se por um lado a assessoria leva seu nome aos veículos, o marketing de conteúdo consolida a relação empresa-consumidor. 

Enquanto a assessoria fortalece sua aparência junto à imprensa, através do marketing de conteúdo sua empresa dialoga diretamente com seus consumidores. Um foca em aparência e visibilidade e o outro em informação e educação – para aumentar suas vendas.

Ora, se o consumidor final lhe reconhece como autoridade, se você fornece materiais interessantes a ele, caso não se torne um cliente, você deverá ser, ao menos, recomendado. Mas é importante lembrar: além dos conteúdos relevantes, suas estratégias precisam proporcionar uma boa experiência aos seus clientes! 

E aí, entendeu o que é marketing de conteúdo e assessoria de comunicação? Este também foi o tema de uma live na nossa página do Facebook, com a jornalista Cledivânia Pereira.

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