Começe agora mesmo a melhorar o posicionamento do seu site no Google

Noventa por cento dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar, mas 70% deles não passam da primeira página de resultados. Os sites que ocupam as primeiras posições ficam com 60% dos cliques. São pesquisas que mostram que melhorar o posicionamento no Google já não é mais luxo, mas obrigação das empresas.

Por isso, no post de hoje, separamos algumas dicas básicas de Search Engine Optimization (SEO), a otimização do site para que ele apareça entre os primeiros resultados dos buscadores, principalmente no maior deles: o Google. 

Palavras-chave: o coração da estratégia

A estratégia de SEO começa com as palavras-chave. É preciso listar as principais para o seu negócio, dando preferência não às mais buscadas, mas às mais específicas. Um morador de São Paulo que queira comprar produtos naturais não vai procurar apenas pela palavra ampla “produtos naturais”. Ele provavelmente vai buscar por “lojas de produtos naturais em São Paulo”, ou algo semelhante.

Outra vantagem das palavras mais específicas é que a concorrência por elas é menor e o público atraído é mais qualificado.

Já sabe quais são as suas?

1. Diga ao Google o que há em seu site

Você já viu o código fonte de uma página? Se não, basta clicar com o botão direito do mouse na tela e escolher a opção “Exibir código fonte da página”. Se você não tem conhecimento de programação, você vai se deparar com uma sopa de letrinhas.

Entre tantas informações, o Google precisa achar “pistas” sobre o conteúdo na página. Para isso, ele avalia pontos específicos do código: as tags, ou “etiquetas”.

E algumas delas se destacam:

  • Title: a tag title é o título da página, que aparece na parte superior do navegador. Geralmente, consta na title o nome do site e, às vezes, algumas palavras-chave;
  • Description: a tag description traz uma descrição breve sobre o conteúdo. É importante usar as palavras-chave principais. A descrição aparece abaixo do link do seu site nos resultados de busca;
  • Keywords: as keywords são, literalmente, as palavras-chave do negócio. Use apenas as principais;
  • Header: as tags h1, h2, h3, e assim por diante, são os títulos que você vê na página. É importante ter as palavras-chave aqui também; 
  • Alt: o Google (ainda) não é capaz de ler imagens. Por isso, a tag alt é importante. Ela descreve o que aparece nas imagens do seu site. Se você usa WordPress, basta preencher os campos de descrição da imagem para garantir que elas sejam encontradas.

Na programação, também são importantes cuidados como o robot.txt, que mostra ao Google como indexar o site, e o XML Sitemap, que lista as páginas do seu site. Nessa parte técnica, é altamente aconselhável procurar profissionais qualificados para otimizar o seu site, de preferência desde sua construção.

2. Produza conteúdo de qualidade

Produzir conteúdo de qualidade ainda é a forma mais eficaz de conseguir um bom posicionamento. Lembre-se: o Google trabalha para oferecer os resultados mais relevantes para seus usuários, de acordo com sua busca. Logo, a melhor forma de aparecer em primeiro, claro, é ser relevante.carratu

A boa notícia é que você sempre será um especialista em sua área de atuação: aproveite! Sua empresa, além de estar por dentro das novidades do mercado, certamente conta com profissionais qualificados, que podem enriquecer o conteúdo de seu site, blog, redes sociais, entre outros. Produza sempre conteúdo original e com credibilidade. 

Existem, ainda, algumas boas práticas que ajudam bastante no posicionamento:

  • Títulos: o título é a tag mais importante. Faça um título atraente e com as palavras-chave principais;
  • Subtítulos: nos subtítulos, use palavras-chave principais e secundárias, sempre que possível;
  • Corpo do texto: colocar as palavras-chave no início e fim do texto ajuda. Mas lembre-se de que o texto deve ficar natural, jamais “force” palavras-chave nele;
  • Descrição de imagens: como dissemos anteriormente, o Google não lê fotos e vídeos. Por isso, sempre preencha as descrições;
  • Links: use links para conteúdo relevante externo, quando preciso, e para outras páginas da empresa;
  • Conteúdo duplicado: o Google penaliza conteúdos idênticos ou muito parecidos. Por isso, é preciso tomar cuidados com o uso das tags canônicas, ou canonical tag, que indicam quais páginas devem ser indexadas ou não, por possuir esse tipo de conteúdo.

3. Construa relacionamentos na web

Um dos parâmetros usados pelo Google para avaliar a qualidade do site são os links. Quanto mais sites com boa reputação apontarem para o seu, melhor. Também é importante ter bons links em seu site, o que indica mais conteúdo e qualidade. São os chamados links internos e externos.

Esse relacionamento com outros sites pode ser construído de várias formas. Em relação aos links internos, procure enriquecer seu conteúdo com links para sites onde seus leitores possam encontrar mais informações e que sejam fontes confiáveis. Use links também para outras postagens de seu blog, para seu site e redes sociais, também para manter os usuários em seus canais.

Já os links externos precisam de um pouco mais de atenção. Além de usar seus próprios canais para conseguir links para seu site, procure por sites que possam ser seus parceiros. Você pode, por exemplo, fazer postagens colaborativas em um jornal da sua região ou em um blog com boa reputação. 

4. Acompanhe os assuntos relevantes

Se você consultar o Google Trends, encontrará uma lista de assuntos que estão bombando neste momento. O Facebook e o Twitter, entre outros, também oferecem uma boa ideia dos assuntos em alta.

Fique sempre atento a esses assuntos e aos que podem ser aproveitados pela sua empresa. Imagine, por exemplo, que você possui uma clínica de estética, e uma notícia sobre um procedimento malsucedido começa a bombar. Você pode aproveitar o fluxo fazendo postagens sobre o procedimento, riscos e como evitá-los.

Também é importante ter um calendário de eventos e campanhas que sua empresa pretende fazer ao longo do ano. Procure aproveitar datas que já são conhecidas também: Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal, Ano Novo, as férias, o inverno e verão.

Produza conteúdo sobre esses assuntos, sempre relacionado ao seu negócio. Uma loja de sapatos, por exemplo, pode dar dicas de moda para o verão que se aproxima. Isso é importante porque, nessas épocas, algumas buscas costumam ter um crescimento significativo, e sua empresa pode pegar carona.

5. Tenha um site com boa usabilidade

O Google tem valorizado cada vez mais a experiência do usuário na web. Sites com conteúdo de qualidade, fáceis de usar e com uma parte técnica impecável tendem a aparecer antes nas buscas. E, aqui, é preciso atenção aos detalhes. 

Em 2011, o Google lançou o Panda, um código que antes servia como um filtro e foi incorporado ao algoritmo do Google neste ano. Além de valorizar sites com boa qualidade, baseado nas dicas anteriores, o Panda penaliza sites que possuem pop-ups, por exemplo, que interrompem o uso do site e costumam frustrar usuários. O Panda também pune comentários spam e até excesso de anúncios.

Por isso, é importantíssimo cuidar da arquitetura do site e de sua usabilidade. Você pode avaliar o seu endereço eletrônico em ferramentas como Website Grader e WooRank.

Entre os primeiros

Como você pode perceber, o Google é cuidadoso no ranqueamento dos melhores resultados. Ele busca por sites que, de fato, tenham qualidade. Os usuários sabem disso e por isso confiam nas primeiras colocações. Estar entre os primeiros é também estar entre os melhores.

Pronto para fazer a sua empresa melhorar o posicionamento no Google? Compartilhe a sua experiência com a gente nos comentários!

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