A estrada para o sucesso de uma empresa não é um caminho simples, mas por meio da execução de boas ações de gestão e comunicação, é possível chegar lá e conquistar excelentes resultados.

Para auxiliar você a alcançar estes resultados, trouxemos uma postagem com alguns pontos que devem ser observados, tanto na gestão de sua empresa, quanto na gestão da comunicação. Acompanhe!

A gestão administrativa

De nada adianta você traçar metas e objetivos para a sua empresa se a gestão não ocorre de uma maneira eficiente. O primeiro ponto a ser observado em uma gestão é o setor financeiro da empresa.

Somente se sua empresa possuir uma gestão financeira bem-feita é que será possível realizar investimentos em melhorias e expansão de seu negócio, evitando o uso de recursos com tarefas ou despesas desnecessárias.

Por isso, a gestão de estoque e de processos também deve estar presente em seu cotidiano, sempre buscando a otimização dos procedimentos a fim de se reduzir custos e aumentar os lucros.

Além disso, é fundamental que não se negligencie a gestão de pessoas de sua empresa. Ofereça treinamentos e cursos de aprimoramento aos seus colaboradores, aumentando a sua força de vendas com profissionais altamente qualificados, que proporcionarão experiências a seus clientes, realizando o processo de fidelização com eles.

A gestão da comunicação

Se sua empresa já está familiarizada com os processos de gestão administrativa de um modo geral, com certeza você já ouviu falar na gestão da comunicação. Infelizmente, muitas empresas não dão atenção a ela, o que acaba impactando negativamente no faturamento da organização.

Definitivamente, é preciso realizar um diagnóstico de comunicação, o que compreende analisar os setores de marketing, publicidade, relações públicas e assessoria de imprensa de uma empresa.

Se sua empresa possui somente um desses setores, estas dicas também lhe servirão. Elas servem como base para montar uma estratégia de comunicação eficiente para melhorar resultados e gerar visibilidade para a sua empresa, independentemente do tamanho dela.

Os setores de comunicação de uma empresa devem ser encarados como parte fundamental de qualquer estratégia financeira de uma empresa, uma vez que eles são os responsáveis pela captação de novos negócios e oportunidades para a empresa, além da fidelização de clientes.

O diagnóstico de comunicação

Para elaborar um diagnóstico de comunicação, é preciso analisar, detalhadamente, os cenários internos e externos à sua empresa no que se refere à gestão e à comunicação de sua empresa ou marca.

  • Cultura organizacional: a missão, a visão e os valores de sua empresa estão alinhados à visão geral do negócio? Seu discurso está condizente com as suas ações?
  • Mercado: qual é o tamanho do seu mercado e qual o potencial dele? Qual a segmentação que ele possui? Quais são as tendências para seu segmento?
  • Clientes: quem são? Onde estão? Quais os seus hábitos, costumes e comportamentos?
  • Concorrentes: quantos e quem são? Como se posicionam em suas ações de comunicação?
  • Produtos: quais são seus principais produtos? Quais os seus diferenciais?
  • Distribuição: onde serão distribuídos? Quais os níveis de faturamento esperados e qual a eficácia desses canais?
  • Vendas: quanto você precisa vender? Quanto você deseja vender? O que você vai precisar para vender as quantias estabelecidas?
  • Publicidade e Relações Públicas: o que já foi feito? Quanto foi investido? Quais os resultados obtidos?

Após responder a essas perguntas, você terá as informações necessárias para iniciar um planejamento estratégico de comunicação eficiente, pois terá o conhecimento de seu mercado de uma maneira mais ampla.

Com o resultado levantado no diagnóstico, você deverá definir para qual público sua comunicação será dirigida, traçar objetivos e metas, selecionar os canais ou as ferramentas de comunicação a serem utilizados e o orçamento disponível para, então, elaborar sua estratégia criativa e o plano de mídia.

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