Comece a linkar páginas no seu site ou blog para melhorar seu posicionamento no Google

Você sabia que linkar páginas bem referenciadas podem melhorar a colocação do seu site nos resultados do Google? Essa estratégia chama-se link building, uma das técnicas atuais mais relevantes para apontar o SEO (Search Engine Optimization) do seu site ou blog.

Mas antes de saber como o link building interfere no rankeamento na principal página de pesquisa do mundo, entenda o que é e como funciona.

Construção (correta) de links

Como a própria tradução literal do termo diz, link building consiste em fazer uma construção de links. Mas é importante destacar que não basta ser qualquer referência. Link building consiste na construção de links de sites de terceiros, bem rankeados, que apontam para o seu domínio.

Um site sem links não consegue se posicionar bem nos buscadores e consequentemente recebe pouco ou quase nenhum tráfego orgânico. Mas não basta fornecer qualquer link. Alguns fatores interferem diretamente na qualidade dos links do seu site:

  • número de links apontando para fora da página – quanto mais referências externas você dá, menor a qualidade do seu link
  • qualidade dos sites que estão sendo linkados na página – para ser um bom link precisa apontar para conteúdos relevantes
  • número de links para esta página – quantos mais links uma página tem, maior o valor dela e do seu link)
  • número de links para aquele domínio – quanto mais links externos de sites que tenham muitos links no nível do domínio, mais forte sua página
  • idade do domínio – domínios antigos são mais fortes e, consequentemente, fazem links mais fortes
  • página acessível aos motores de busca – se as páginas de pesquisa como o Google não indexam sua página, ela não vale de nada

E como fazer link building?

Existem diversas formas de você trabalhar esse método no seu site. Um das formas consideradas mais atuais é produzir conteúdo de relevância. No momento que sua empresa começa a produzir conteúdos interessantes para seu segmento, outros sites e influenciadores, seu material tende a ser compartilhado.

A medida em que seu conteúdo se espalha na internet, em publicações desses interessados no seu material, você cria links referenciando seu site.

Dentre os materiais ricos que você pode desenvolver são: infográficos, tutoriais, vídeos, e-books, gráficos, galeria de imagens… Existem diversas possibilidades, o importante é criar e um material completo, atrativo e interessante. Então evite criar o que já vê disseminado pela internet e invista em algo menos explorado. Assim você tende a produzir um conteúdo rico altamente compartilhável.

Você também pode fazer link building através de guest posts. Essa é a mais conhecida forma de trabalhar links referenciando seu site e consiste em publicar conteúdo sobre sua empresa ou seu mercado em outros sites. A partir desse conteúdo que você vai oferecer junto a página parceira você cria links que destinam os leitores ao seu site ou blog.

Uma terceira forma de trabalhar link building é o ego bait – ou isca para o ego. Basicamente, consiste em “massagear o ego”, nas suas produções, de determinada empresa ou personalidade do seu ramo de atuação. Essa é uma forma de gerar multiplicadores do seu conteúdo, mencionando sua empresa e espalhando seu link na internet. Listas de empresas de determinado setor reforçando suas qualidades ou fazer reviews de serviçoes e produtos é um exemplo dessa prática.

Link building para melhorar rankeamento

Os links são a medida que os motores de busca adotam para definir a popularidade e relevância de um site. Há algum tempo eles respondiam por 100% da efetividade em uma estratégia de SEO, mas muita coisa vem mudando. Agora existem vários outros fatores relevantes, mas estima-se que os links ainda se mantêm como os mais importantes.

Considerando que 95% das pesquisas brasileiras na internet são feitas no Google e que a grande maioria das pessoas sequer chega à segunda página de resultados, estar no topo é importantíssimo. Então não perca tempo tentando alavancar sua página através de técnicas e métodos que você não sabe se funcionam. 

Certamente desenvolver um trabalho de link building, aliado a outros ajustes na sua página para melhorar seu SEO, vai mudar seu posicionamento nos resultados do Google. Assim você torna seu negócio mais visível e mais fácil de ser encontrado por quem pode ter interesse nos seus produtos e/ou serviços.

E aí, gostou desse blogpost? Para receber materiais como este sobre marketing digital basta assinar nossa newsletter. Você terá no se email dicas e orientações do blog #duCarratu.

 


Comentários