Muito se fala sobre Inbound Marketing e suas grandes vantagens. Com ele, você atrai seu público em vez de procurá-lo. Outro ponto positivo é o preço relativamente menor com efeitos mais duradouros, visto que os materiais e ferramentas continuarão disponíveis.

O que fazemos, porém, com a mídia paga? Devemos abandoná-la de vez e permanecer apenas com o Marketing de Atração? No post de hoje mostraremos como a união das duas estratégias é benéfica para sua empresa. Você melhorará o alcance da sua marca e atingirá seus objetivos mais rapidamente, além de otimizar seus conteúdos.

Pronto para entender tudo isso? Venha com a gente!

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é a forma de atrair interessados com o perfil da empresa a partir de conteúdo de qualidade, relevante e útil para o público-alvo.

Enquanto o marketing tradicional de alguma forma interrompe o usuário que está lendo jornais e revistas, ouvindo rádio, navegando na internet ou vendo tevê, o método Inbound deseja captar a atenção das pessoas.

Os internautas não gostam tanto de anúncios quanto de ver materiais que acreditam ser interessantes para suas vidas pessoais e profissionais. Por isso, é mais fácil captar a atenção deles utilizando aquilo que precisam e desejam do que com o batido sistema de anúncios.

Dessa forma, o investimento é para produção de conteúdo, e não, simplesmente, para veicular uma propaganda em um canal pago. A principal vantagem oferecida por esse meio é ter publicações que continuem atraindo pessoas ao longo do tempo. As outras formas necessitam que o anunciante continue a investir para que a veiculação não saia do ar e os resultados sejam minimizados.

O que é Mídia Paga?

Mídia Paga é qualquer canal em que haja espaço para veiculação de anúncios. A principal utilidade para os anunciantes é aumentar a visibilidade de suas ações e marca, além de melhorar as vendas. As ferramentas mais conhecidas são o Google AdWords e o Facebook Ads.

A plataforma do Google é responsável por veicular anúncios na Rede de Pesquisa em sites parceiros e nos aplicativos da empresa, como Youtube e Gmail. O Facebook Ads, por sua vez, é usado para anunciar na própria rede social e no Instagram.

Normalmente, as principais plataformas admitem pelo menos duas opções: custo por clique (CPC) ou custo por mil visualizações (CPM). Na primeira opção, as empresas pagam apenas quando uma pessoa clica em um anúncio. Na última, os pagamentos acontecem quando o material atinge mil visualizações. Dessa forma, os anunciantes só pagarão quando seus objetivos forem atingidos.

A principal vantagem desse tipo de mídia é a garantia de obtenção rápida de resultados. Como o anunciante paga para exibir seus anúncios, ele pode controlar melhor os resultados que espera. Além de não estar à mercê de atualizações dos motores de busca que podem levá-lo a perder posições importantes, a audiência continua fixa. Então, o número de pessoas é pouco modificado com o tempo.

Caso, porém, a empresa invista apenas em anúncios, ignorará as formas atuais de fazer marketing. Embora ainda seja efetivo usar mídias pagas, seu público-alvo espera mais da sua empresa. Ele quer ser auxiliado e confiar em seu negócio antes de adquirir seus produtos ou serviços.

Então, pensar na interação das duas estratégias é um caminho interessante para seu negócio. Veja como elas podem caminhar juntas.

Como as duas estratégias podem caminhar juntas?

Muitas pessoas defendem os dois métodos com unhas e dentes. Será que realmente é necessário escolher apenas uma opção? A resposta é não.

Sua empresa pode utilizar a estratégia de mídia paga dentro da Inbound. O que está por trás disso? Aumentar a visibilidade de seu conteúdo. Quando você investe bastante em produção de materiais úteis, relevantes e interessantes para seu público, nada melhor do que dar um empurrãozinho para que ele atinja todo seu potencial, não é mesmo?

E é exatamente isso que as mídias pagas podem fazer por você. Isso fará com que seu material seja divulgado e todos os principais aspectos do Inbound sejam mantidos.

Melhorar o alcance da marca

Sua empresa pode melhorar o alcance da marca ao inserir anúncios para atingir seu público de maneira mais completa.

Atingir resultados rapidamente

A utilização de mídia paga proporcionará resultados mais imediatos. Entende-se que com o Inbound Marketing, os objetivos (embora mais duradouros) não são atingidos com a mesma velocidade dos links patrocinados. Sendo assim, você pode auxiliar sua campanha e dar aquele empurrãozinho que ela tanto precisava.

Otimizar seus conteúdos

Você fez pesquisas para criar e-books, demandas para palavras-chave e criou peças gráficas. Depois de tanto trabalho, você não quer ter apenas poucos downloads ou visualizações, não é mesmo? Então, uma boa forma de conseguir que seu material planejado atinja seu ápice é veiculá-lo nos locais em que seu público-alvo está mais presente.

Como começar?

Você não precisa escolher entre mídias pagas e Inbound Marketing. Embora atrair seu usuário com conteúdo relevante e de qualidade seja um caminho sem volta, isso não significa que você deva abandonar suas estratégias em publicidade paga.

Pelo contrário, integrá-las aumenta a exposição do material que você produziu com muito suor, pesquisa e carinho. Caso seu negócio esteja ainda no início, essa estratégia é ainda mais interessante.

Vale lembrar que você pode se perder nesse processo. Então, faça um bom planejamento de marketing. Defina quais são seus objetivos e metas. Decida qual será o investimento realizado e quanto será dedicado para cada mídia.

Produza conteúdo atrativo para seus usuários. Assim, seus anúncios não serão responsáveis por atraí-los, mas por maximizar seus resultados. Seu negócio continuará baseado na atração! O Inbound Marketing modifica até a forma de produzir campanhas pagas.

Você não falará da sua empresa em todos os anúncios. Só faça isso quando seus usuários já estiverem no ponto de tomar uma decisão. Portanto, suas campanhas são importantes para:

  • atrair pessoas para o primeiro contato com a empresa;

  • incentivar as pessoas a continuarem se engajando com o site e as redes sociais;

  • recuperar bons contatos que tenham se perdido;

  • levar seus leads a tomar decisões e converterem;

  • lembrar os clientes da importância e vantagem de fazer novas compras.

Atrair seu público é uma tarefa que pode ser difícil, porém renderá bons frutos no futuro. Obter auxílio das mídias pagas fará com que seus resultados sejam mais rápidos. Ter a ajuda de uma agência especializada nessa missão é um diferencial interessante para o Inbound Marketing. Entre agora em contato conosco e receba nossas ideias e soluções para seu negócio!

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