Investir em mídias tradicionais — como jornal, revista e rádio — já não apresenta mais os bons resultados de antes. Por outro lado, o marketing digital aparece como uma solução para atrair clientes e aumentar o faturamento.

Nesse artigo explicaremos o conceito de inbound marketing e as vantagens de aplicar essa metodologia em sua empresa. Acompanhe a leitura e fique por dentro!

O que é inbound marketing?

Em uma tradução literal para o português inbound marketing é o mesmo que “marketing de entrada”. E, simplificadamente, é exatamente este o seu papel: transformar visitantes em clientes para promover o negócio.

Em outras palavras, inbound marketing é um conjunto de estratégias que visa atrair usuários e consumidores para o site da sua empresa baseando-se em relacionamento e em conteúdo relevante para gerar interesse pela marca, produto ou serviço.

Como acontece a conversão no funil de vendas?

A metodologia do inbound marketing baseia-se em direcionar clientes através do funil de vendas, composto por 4 etapas!

  1. Atração: por meio de artigos no blog com estratégias de palavras-chave e redes sociais.
  2. Conversão: troca de conteúdos ricos — e-books, whitepapers e outros — em landing pages por informações do usuário.
  3. Fechamento: baseado no relacionamento e nutrição de leads por e-mail, CRM e Workflows.
  4. Encantamento: por meio de monitoramento social e conteúdos dinâmicos.

Uma estratégia bem executada em seu blog ou site tende a converter desconhecidos em visitantes (atração), no próximo estágio qualificam-se como leads (conversão), realizam a compra e tornam-se clientes (fechamento) e por meio de estratégias de pós-venda, passam a divulgar sua marca (encantamento).

Qual a importância de ter um blog otimizado para SEO?

Usuários, na maioria, das vezes chegam até o seu blog por meio de mecanismos de buscas (Google, Bing, Yahoo). A otimização de SEO serve para tornar o seu blog amigável para esses buscadores e bem rankeado nas páginas de resultados.

Além disso, é fundamental dar importância à escolha das palavras-chave e agregar links ao longo dos textos relacionados aos assuntos que os usuários estão buscando para gerar direcionamentos internos e maior retenção no seu blog.

Como captar leads, qualificá-los e ter melhores oportunidades de negócios?

Para captar leads é necessário gerar conteúdo de interesse. Por isso, é fundamental conhecer profundamente as suas personas (público-alvo) e saber usar a linguagem ideal para atraí-los.

No primeiro momento, os usuários têm um problema, mas ainda não têm certeza sobre o produto que procuram. Por isso é importante educá-los sem mencionar ainda a sua empresa. O próximo passo é direcioná-los para outros posts que comecem a apontar a solução para o problema deles e estimular a troca de conteúdos ricos por dados de contatos.

Com o e-mail em mãos, você irá nutrir esses leads através de e-mails marketing para qualificá-los e gerar oportunidades de negócios para as empresas.

Quais as vantagens de investir em um sistema de automação de marketing?

As ferramentas de automação de marketing são capazes de gerar relatórios que apontam em qual estágio do funil de vendas o seu cliente está. Entendendo melhor os interesses dele, é possível produzir campanhas e estratégias para estimular as vendas ou o avanço para a próxima etapa.

Os sistemas permitem também a automação dos disparos de e-mails e outras ações de relacionamento com seu cliente. Assim, adotar um sistema de automação de marketing é uma ótima oportunidade para otimizar custos, já que em uma única plataforma você reúne todo o fluxo da sua estratégia de marketing.

Atualmente grandes empresas vêm substituindo o marketing tradicional pelo inbound marketing com ótimos resultados. Como exemplo, podemos citar as grandes redes hoteleiras que abandonaram as estratégias focadas em banners e a mídia convencional e passaram a gerar conteúdos para os seus blogs com a finalidade de educar as personas a respeito de atrações turísticas, lazer e entretenimento em seus locais de atuação.

Gostou desse artigo sobre inbound marketing? Então comente aqui no post quais estratégias você aplica ou pretende adotar em sua empresa!

 


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