Confira dicas de email marketing que vão ajudar a melhorar a performance dos seus envios

Um dos principais aliados do marketing digital já esteve aqui pelo blog em alguns posts, e hoje tem mais: dicas de email marketing! Com alguns toques que vamos lhe passar aqui você vai poder criar campanhas que funcionam junto ao seu público.

Já explicamos aqui a diferença entre automação e email marketing e você também já conferiu dicas para conseguir mais inscrições na sua newsletter. Agora veja algumas dicas estruturar seus emails e, desta forma, aumentar a taxa de abertura e de cliques dos seus envios.

1 – Apresente-se

É assim que você deve começar. Pode parecer óbvio, mas é importante que você se apresente e não a sua empresa. Portanto, adote um nome físico, seja do responsável na empresa pelas campanhas digitais ou um nome da sua equipe que seja referência no mercado.

Identificar seu remetente como uma pessoa ao invés de empresa é uma forma de criar laços entre sua marca e seus potenciais clientes. Dê rostos à sua empresa e mostre que seu marketing e seus envios não são controlados por máquinas.

2 – Use títulos atrativos

O título do email é a primeira característica que as pessoas vão ver. Então procure títulos atraentes, que despertem a curiosidade das pessoas e que as façam clicar. Este é o primeiro passo rumo ao consumo do conteúdo enviado por você.

Seus títulos podem ser atrativos de diversas formas. Você pode criar sensação de urgência, novidade, exclusividade… São muitas as possibilidades que devem ser analisadas para melhor atender ao que seu email propõe.

3 – Menos é mais

Evite muitos disparos e, quando fizer, evite emails longos. Seja sucinto, direto e objetivo, afinal ninguém gosta de ter a caixa de entrada lotada pelo mesmo remetente. Além disso, enviando inúmeros emails você perde a sensação de novidade que pode trazer com seus envios.

E quando for para ser objetivo, seja também no tamanho dos seus emails. Evite textos muito longos e também muitas imagens, essas podem pesar seu envio e dificultar a visualização.

Limite seu email ao papel central dele (seja promoção, desconto, novidades, blogposts ou o que quer que seja) e não discorra muito. Destaque o que pode ser de maior interesse e deixe o resto para os próximos passos da interação entre lead e conteúdo do seu email.

Se você estiver chegando ao público certo e oferecendo conteúdo relevante, você será lido!

4 – Ofereça recompensas

Este é uma ótima forma de abraçar clientes. Faça as pessoas sentirem que estão recebendo algo de valor na caixa de entrada. Leve as pessoas a entender que seus emails trazem também vantagens para quem recebe e não apenas vende seus produtos/serviços.

Você pode oferecer conteúdos ricos (ebooks, webinars, infográficos, dentre outros), materiais gratuitos, descontos, promoções ou novidades. O importante é fazer do email marketing uma estratégia para atrair novos clientes ou, pelo menos, manter as pessoas interessadas nos seus emails.

5 – Divulgue seu site

Por que não mostrar às pessoas as novidades, informações, produtos ou serviços que você dispõe? Melhor, por que não levar essas pessoas ao seu site? Leve os visitantes até sua casa, onde você terá o controle das informações, da ordem de apresentação, navegação e até pode indicar possíveis caminhos para outros interesses dessas pessoas dentro da sua área de atuação.

Além disso, com algumas ferramentas de marketing digital você pode entender a navegação dos visitantes no seu site, compreendendo o caminho percorrido, por onde saem do seu site, quanto tempo permanecem e o que mais os atrai.

Levar as pessoas ao seu site é uma excelente forma de monitorar esses leads, bem como de entender como se relacionam com seu conteúdo online. E você ainda tem a chance de fazê-los conhecer a sua página que, munida de conteúdo relevante, poderá fazer com que essas pessoas voltem a te procurar.

6 – Não esqueça dos CTAs

Os “Call To Action”, ou chamadas para ação em tradução livre, são estratégias para guiar as próximas ações de quem acabou de lidar com seu material. Você pode usar botões direcionando para seu site, para suas páginas nas redes sociais, fazer uma compra ou assinar sua newsletter.

Independente da função final do CTA, o importante é usá-lo.

Dê preferência aos botões, pois eles são mais visíveis e chamam mais atenção dos leitores. Caso não seja possível, use banners, imagens e frases. Além da orientação que você vai dar no CTA, mais importante é ter, independente do direcionamento ou formato. Evite que seu lead se distraia antes de chegar onde você quer.

Agora é hora de fazer!

Agora que você já conferiu essas dicas de email marketing, que tal colocar esses direcionamentos em prática? Você pode trabalhar essas sugestões em disparos específicos de email marketing ou dentro de um fluxo de automação.

Importante mesmo é aplicar essas sugestões na rotina do seu marketing digital para observar as mudanças sobre abertura e cliques. Desenvolva essas ações com foco na objetividade e relevância do seu conteúdo. Desta forma você garante leads interessados e comprometidos em acompanhar as novidades da sua empresa.

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