É provável que você já tenha ouvido algo sobre leads. Tão falada atualmente no meio digital, essa palavrinha traduz algo muito importante para a sua empresa: contatos. Em inglês, a expressão pode ser traduzida como “levar” ou “conduzir”. Além da definição do termo, é importante aprender como gerar leads e usá-los em seu favor.

Essa expressão se refere a um contato, geralmente com nome e e-mail, que é entregue por meio de um formulário e tem como objetivo efetuar uma transação que pode ser convertida em uma venda. 

No post de hoje, vamos descobrir técnicas e recomendações para ajudar você nesse aprendizado de como gerar leads e criar oportunidades de negócio para a sua empresa. Confira!

Entregue algo de valor para entender como gerar leads

Conforme explicado acima, um lead muitas vezes chega por meio de uma transação. Para que essa transação ocorra, é preciso haver 2 objetos de valor, sendo 1 deles o lead em si. A outra parte é o que a sua empresa entregará em troca desse contato.

O potencial cliente deseja receber algo especial — e existem várias opções para você!

Uma estratégia muito usada e eficaz é oferecer e-books. Mas existem outras alternativas, como a disponibilização gratuita de uma videoaula, um trial (teste) do seu serviço, uma amostra de produto e muito mais. Tudo dependerá do seu tipo de negócio.

Crie uma landing page atraente 

Uma landing page é uma página de internet criada com foco em converter visitantes em leads. Dessa forma, ter uma página atraente, com cores e imagens que reflitam a identidade da sua empresa e ilustre o que é ofertado, se torna essencial. Lembre-se também da importância de uma mensagem clara e persuasiva.

A otimização da página para o perfeito funcionamento nos vários dispositivos, como celular, tablet e notebook, é fundamental para quem deseja saber como gerar leads.

Utilize as redes sociais 

Antes ainda de obter leads, é necessário conseguir visitantes para a sua página na internet. E uma das melhores alternativas para essa finalidade são os anúncios pagos em redes sociais. 

No Facebook Ads (sistema de anúncios do Facebook e Instagram), existe a opção de criar campanhas automaticamente otimizadas para conseguir conversões no seu site. Além disso, a ferramenta possui também uma opção de lançar anúncios específicos para a geração de cadastros dentro do próprio Facebook. Basta desenvolver o texto, escolher uma imagem e definir os campos do formulário. 

Anuncie no Google

O Google é uma ótima ferramenta de marketing digital e, consequentemente, um ótimo instrumento para gerar leads. Por meio do seu engenhoso mecanismo de anúncios, é possível segmentar públicos e trazer tráfego qualificado para o seu site. Em outras palavras: você consegue atingir as pessoas certas no momento certo.

Ao atingir pessoas próximas do perfil da sua persona, a taxa de Custo por Lead (CPL) aumenta as chances de ficar em uma margem satisfatória. Para calcular o CPL basta dividir o valor investido em uma campanha pela quantidade de leads obtidos.

Dessa forma, fica fácil mensurar, por exemplo, que foram investidos R$ 1 mil para anunciar por uma semana no Google e 25 leads foram gerados a partir dessa campanha. Assim, o CPL é de R$ 40. 

Otimize o seu website

Desenhe o website da sua empresa para converter visitantes em leads. Uma boa forma de fazer isso é manter na barra lateral do seu site um anúncio com link para a landing page.

Se você tiver uma newsletter, é recomendado deixar sempre à vista um formulário que permita a inscrição dos visitantes do seu site.

Lembre-se de que é importante entregar valor ao seu público, a fim de transformá-lo em leads e, posteriormente, em clientes. 

Agora que você aprendeu como gerar leads para o seu negócio, curta nossa página no Facebook e fique de olho nas novidades sobre marketing digital!


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