Quer atualizar um blog, mas não sabe mexer no WordPress? Confira esses 8 passos e esteja pronto!

Escrever e publicar um post no WordPress é bastante simples. Aqui estão os passos básicos, bem como algumas dicas úteis. Seguindo esses passos você aprenderá todo o processo de publicação nesta plataforma e poderá dar início a uma estratégia de marketing de conteúdo através de blog. 

É importante também aprofundar-se nas diversas estratégias possíveis, variados formatos de conteúdo e também na distribuição desse material. Mas certamente o uso do blog já é um passo para criar relacionamento com potenciais clientes.

Confira agora os 8 passos para publicar seu blogpost:

Passo 1: Iniciar sessão no WordPress 

Você receberá suas informações de login quando a sua agência ou desenvolvedor entregar o seu site em WordPress. Para acessar a tela de login do seu site WordPress, basta digitar www.seudominio.com.br/wp-admin no campo da URL do seu navegador.

Passo 2: No menu Posts, clique em Adicionar Novo 

No Dashboard do WordPress, vá ao menu lateral onde está escrito Posts, e clique em “Adicionar novo” na coluna da esquerda. Você também pode passar o mouse sobre o link “+ Novo” na parte superior da tela e escolher “Post” no menu suspenso que aparece.

Aqui está um resumo de diagrama da nova janela de postagem com as etapas correspondentes abaixo.

wordpress

Passo 3: Mais opções de formatação

Verifique se você está na guia Visual para a escrita mais fácil. (Se precisar digitar HTML, mude para a guia Texto).

Na aba Visual existem opções de formatação na parte superior da caixa de texto, como negrito, itálico, centralização, cabeçalhos, etc. No fim da primeira linha de opções de formatação na parte superior do campo de texto, o último ícone permite alternar a barra de ferramentas, deixando mais ou menos opções visíveis. Clique no ícone representado pelo número 2.

Depois disso, você verá mais opções de formatação como sublinhado, mudança de cor da fonte, adição de títulos, entre outros.

Essas ferramentas de formatação extra são úteis. O que eu uso mais é a sequência de títulos pré-formatados no dropdown. Quando estou escrevendo minhas postagens, posso selecionar o texto, ir até o cabeçalho e escolher o tipo de cabeçalho para fazer esse texto, sempre seguindo as regras do SEO.

Passo 4: Escreva sua postagem

Digite o título da sua postagem no campo superior e seu corpo de postagem na caixa de texto principal. Aqui estão as minhas dicas para escrever um grande post no blog.

Se você compõe suas postagens diretamente no WordPress, pode ser facilmente distraído por todas as coisas na tela, então você pode eliminar distrações facilmente. Na janela Adicionar Novo Post, clique no ícone que se parece com uma caixa com setas apontando para os cantos. Isso removerá as barras laterais da sua janela do WordPress para que você veja apenas a caixa de postagem.

Para voltar, clique no ícone novamente.

Passo 5: Edite seu link permanente

Antes de publicar sua postagem (não depois, caso contrário você pode quebrar seu link!), edite o link permanente se você quiser. Use palavras-chave e torne-o mais próxima da maneira como alguém pesquisaria seu conteúdo no Google. Essa estratégia otimiza seu endereço e também está relacionada aos ajustes de SEO para melhor ranqueamento nos sites de pesquisa.

Passo 6: adicionar mídia ou criar links em sua postagem

Para adicionar mídia, como imagens ou vídeos, simplesmente coloque o cursor no corpo do texto onde deseja que a mídia apareça. Clique no botão Adicionar mídia na parte superior da caixa de postagem. É possível ajustar a dimensão que a imagem ocupará no espaço de texto, largura, posicionamento, entre outras configurações.

Para criar um link em sua postagem, destaque o texto que você deseja linkar e clique no ícone de hiperlink (parecido com uma corrente) na linha superior da barra de formatação. Um pop-up aparecerá onde você pode colar o URL que você deseja adicionar como destino.

Anexando um vídeo do YouTube

Vá para o site e copie o snippet de código de incorporação fornecido. Em seu post no WordPress, primeiro mude para a guia “Text” (em oposição à guia “Visual” como na etapa 3 acima). Cole o código fornecido para que o item a ser incorporado apareça.

Você também pode alterar o tamanho do vídeo incorporado seguindo esses passos:

  1. Acesse à página do vídeo do YouTube que pretende incorporar.
  2. Clique no link “Compartilhar” no nome do canal.
  3. Clique na guia “Incorporar”.
  4. Clique em “Mostrar mais” por baixo do código realçado.
  5. Role para baixo e escolha um tamanho diferente no menu suspenso “Tamanho do vídeo”.
  6. Depois de escolher um novo tamanho, encontre o novo código realçado diretamente acima da visualização. Copie este novo código, volte à sua postagem no WordPress e cole o código na guia Texto.

Adicionando um PDF à sua publicação

Depois de criar o PDF usando um programa de edição de texto como o Microsoft Word (salve um documento como PDF) ou o Google Docs, faça o seguinte:

  1. Destaque o texto em sua postagem que você deseja que os leitores cliquem para acessar o PDF. Em outras palavras, você pode dizer: “Faça o download do arquivo agora.” Destaque essa frase.
  2. Clique no botão “Adicionar mídia” no topo de sua janela de postagem para fazer upload de seu PDF.
  3. Escolha o seu PDF a partir do seu computador e faça o upload.
  4. Clique em “Inserir no post”.

Etapa 7: Selecione a categoria e a tag no WordPress

No lado direito da tela, você terá a opção de selecionar categorias e tags para sua postagem. (Para adicionar uma nova categoria, basta clicar no link + Adicionar nova categoria na parte inferior da caixa Categoria.) Veja a diferença entre categorias e tags.

Passo 8: Salvar, agendar ou publicar sua postagem

Use a caixa Publicar e na janela Novo envio para salvar seu rascunho ou publicar sua postagem. Salvar seu rascunho é útil se você não estiver pronto para que ele seja ativado. Ao clicar no botão Publicar, ele será ativado imediatamente.

Você tem outras opções nesta caixa também. É possível tornar este post público, privado ou protegido por senha. O público é normal e o torna disponível para todos. Privado mantém o acesso apenas para quem tenha o link da publicação. Já o Protegido por senha significa que qualquer pessoa que queira ver a postagem precisa, além de ter o link, ter a senha definida por você.

Você também pode agendar esta publicação para publicar mais tarde, se desejar. Basta clicar no link Editar (ao lado de Publicar Imediatamente) e você poderá escolher uma data e hora para publicação. Clique em OK para o botão Publicar mudar para Agendar. A definição da data e da hora não é suficiente. Você também deve certificar-se de clicar no botão “Schedule “ou “Agendar” para que ele seja publicado no momento especificado.

Dica: Verifique se o fuso horário está definido corretamente no WordPress. Para isso, acesse Definições> Geral> Fuso Horário. As publicações programadas são publicadas de acordo com esta definição. Por isso, se não estiver definida corretamente, você vai se perguntar por que suas postagens não estão saindo nos momentos certos!

Se estiver pronto para o seu post, clique no botão “Publicar”.

Agora é hora de começar!

Parabéns, você escreveu seu primeiro post! Agora você já sabe o passo a passo e está pronto para desenvolver sua estratégia de conteúdo em blog e pode começar a gerar novos leads.

Se ainda ficou alguma dúvida, veja o nosso vídeo elaborado pelo diretor de planejamento Ubirajara Carratu.


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