Entenda como esta ferramenta pode aumentar o engajamento com sua marca e as novas possibilidades para seu marketing digital

 

O chatbot é uma ferramenta inteligente que faz um atendimento automatizado com opções de respostas baseadas na captura de dados e da identidade dos visitantes.

Com ele você cria dados de engajamento do cliente e responde às perguntas, tudo em tempo real, sem deixar ninguém esperando.

Assim, seu website ou redes sociais vão poder atender a todos que abrirem uma conversa com a sua empresa em tempo real.

Com o chatbot você obtém informações valiosas como:

  • Data, hora, localização geográfica e informações do dispositivo
  • Se o cliente está em um desktop ou em um aplicativo para dispositivos móveis
  • Se o cliente pediu para conversar com um chatbot ou recebeu um convite
  • Quando começou a interação com o chatbot e quando terminou
  • Primeiras impressões sobre o chatbot

A partir do perfil do cliente e suas preferências coletadas no atendimento, as empresas começam a enxergar uma nova oportunidade de comércio e as agências digitais começam a ter mais insights sobre o cliente.

Esses dados são coletados de várias formas e normalmente direcionadas para sistemas de gerenciamento de relacionamento com clientes (o CRM).

Fazendo o chatbot ficar humanizado

O chatbot cria mensagens escritas, áudios ou imagens (fotos e GIFs) através de modelos pré-definidos pelo administrador da ferramenta. É importante lembrar de usar sempre uma linguagem natural que interaja com o que o cliente escreveu.

Essa interação é personalizada para o cliente em decorrência de informações fornecidas como a página da web em que o cliente estava ao se envolver com o chatbot e o perfil dele. Coletando informações através de um chat nos seus canais, você amplia suas chances de converter leads em clientes.

O que é um Facebook Messenger ChatBot?

Até aqui descrevemos o que é um chatbot. Agora é hora de voltar nossa atenção para a implementação que achamos mais interessante até agora: no Facebook Messenger.

A grande vantagem do Facebook Messenger Bots é que eles aproveitam o enorme público da rede social, combinando três tecnologias diferentes.

A melhor maneira de entender esses chatbots é você mesmo usar. E acredite, são muito fáceis de se instalar e colocar para funcionar. Para este exemplo vamos usar o aplicativo ManyChat, que instalamos na fanpage da Carratu Publicidade.

Os três principais itens que achamos legais para interagir com os chatbots são as seguintes:

1) Keywords

Você pode criar inúmeras situações com palavras chaves. Como exemplo podemos criar uma palavra chave “Baixar eBook”. Esta palavra-chave, indicada por uma mensagem previamente enviada na conversa, destrava um gatilho com uma mensagem e um link para download do eBook em PDF.

2) Automação

Neste aplicativo enxergamos uma ótima opção: automatizar mensagens em até 5 passos (para a opção gratuita). Esta opção faz com que o usuário do Facebook receba mensagens (jornada de compra) para que alguma das informações torne-se relevante para ele.

3) Inserção de GIFs

Não poderíamos deixar de citar esta opção. Sem dúvida, para quem quer humanizar cada vez mais as mensagens automatizadas o GIF é uma ótima maneira para isso. Nesta ferramenta, a cada resposta de gatilho criada, você pode adicionar um GIF ou outros formatos de mídia. Bem legal isso!

Uma vez que você tenha uma compreensão clara do papel do seu chatbot e procurar aperfeiçoar cada vez mais suas respostas, chegará a hora de fazer novos experimentos, como o atual momento que estamos vivendo aqui na agência.

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