Saiba o que é automação de marketing e como essa estratégia pode otimizar seu marketing digital e seu time de vendas

Automação de marketing está no centro das atenções no mercado quando o assunto é marketing digital. As empresas que construíram sua presença digital entendendo a importância da internet produziram muito conteúdo e se depararam com um problema: administrar e extrair o potencial de um número tão alto de leads.

Mas antes, vamos esclarecer o que é automação para garantir que ninguém vai ficar perdido neste post. Em resumo, automação de marketing se refere a softwares que automatizam o marketing da sua empresa. Eles ajudam seu time de marketing a criar prioridades e executar tarefas que são importantes de forma eficiente e organizada.

Implantar a automação não exclui a necessidade de você ter um bom time de marketing. Isso porque esse processo busca otimizar o trabalho da sua equipe, sem prejudicar sua produção de conteúdo, por exemplo.

Boas estratégias de marketing ajudam o seu negócio a gerar mais receita. Para isso você precisa atrair mais visitantes para sua página, convertê-los em leads, nutri-los, então convertê-los em clientes e depois em defensores da sua marca. O que a automação faz é agilizar esse processo, aumentando a efetividade dele e aprimorando as conversões.

Quando pensamos em automação, a primeira coisa que vem à cabeça é a nutrição de leads com o objetivo de prepará-los para o momento de compra. Realmente essa é uma das mais importantes formas de usar a automação de marketing, mas é apenas uma das formas.

Muitas empresas não atentam para a automação como forma de extrair mais oportunidades e fechar o ciclo de marketing, enviando automaticamente leads mais preparados para seus times de vendas.

Veja agora alguns motivos para não perder mais tempo e começar a investir em automação de marketing para suas estratégias digitais.

Capturando leads

Muitas empresas pensam que ter uma página na internet apresentando suas empresas e seus serviços basta. Investir em formulários, newsletter e produção de conteúdos ricos lhe dá respaldo para solicitar alguns dados dos visitantes do seu site e, assim, ter contatos dos seus leads.

Tudo isso baseado na teoria do inbound marketing, que aponta a produção de conteúdo de relevância para consolidar sua marca. Então invista em materiais interessantes para sua persona, educando público e mercado sobre seus serviços, produtos e área de atuação.

Com conteúdos ricos você tem argumento para solicitar dados como nome e email desses possíveis clientes e trabalhá-los na automação. Invista em ebooks, webinars, planilhas, cursos, pesquisas dentre outros materiais que podem salvar a vida dos seus visitantes. Crie uma landing page para download desses conteúdos, jogue os dados obtidos no fluxo da automação e…

Nutra seus leads!

Com a automação de marketing você pode criar fluxos baseados em interesses mais específicos dos seus leads. Dentro da área de atuação da sua empresa, veja por qual produto/serviço seu lead se interessou e alimente-o nos fluxos. Oferecendo conteúdos (como blogposts) relevantes você mantém sua marca em contato constante com esses possíveis compradores e ainda educa o mercado.

E educar o mercado não significa que as pessoas não conhecem seu campo de atuação. Mas aprofundar métodos, processos, conteúdos e ferramentas, mostra que sua empresa domina o assunto e ajuda a lhe consolidar como uma referência.

Essa nutrição deve ser constante, com frequência regular e de interesse dos leads que constam nessa base de contatos. Recebendo seus materiais e conteúdos, essa pessoa pode se interessar por outros assuntos ainda da área da sua marca e você tem a possibilidade de trabalha-la em outro fluxo.

É importante destacar que um lead sempre alimentado que não se converte em cliente não é, necessariamente, um contato perdido. Como você vai trabalhar relevância, caso essa pessoa não torne-se seu cliente mas continuar abrindo seus emails, você tem em mãos um potencial divulgador da sua marca. Isso de forma espontânea, porque seu negócio mostrou a essa pessoa que tem autoridade.

Menos tempo, mais vendas

Adotando esse processo de automação você otimiza sua equipe de vendas e o contato com seus leads. De que forma?!

Bem, ao identificar qual o produto/serviço de interesse do lead você fornece conteúdo mais direcionado. Assim ele perde tempo com emails inúteis quem lotam a caixa de entrada e você ainda qualifica possíveis compradores.

Seguindo este processo, quando seu time de vendas receber esse lead qualificado terá um possível comprador com mais potencial que um lead não trabalhado. E um lead bem trabalhado e qualificado significa muito mais chances de um negócio fechado. Uma equipe que não perde tempo é uma equipe otimizada e com resultados reais para aumentar o faturamento da empresa.

Além disso, na automação a distribuição de conteúdo para esses possíveis leads é otimizada em tempo, já que a seleção de destinatários e distribuição são automatizadas.

E aí, convencido que a automação de marketing é uma estratégia que pode mudar os rumos do seu negócio? Então basta assinar nossa newsletter para continuar recebendo posts como este direto na sua caixa de entrada!

Comentários