O consumidor utiliza cada vez mais a internet como maneira de se informar na hora de fazer uma compra. Com o avanço da presença online das marcas, as exigências por informações de qualidade e um bom suporte são cada vez maiores — e os clientes pedem por respostas mais rápidas e completas.

É por isso que todo empreendimento que possui um site, ou quer criar um, precisa se preocupar com o atendimento online ao público. As ferramentas que são utilizadas para se comunicar com o cliente exercem um papel importante nisso. O meio escolhido precisa fazer com que a empresa seja capaz de oferecer auxílio para o consumidor na hora da compra.

O chat online entra como uma alternativa incrível e fundamental para que um negócio atenda ao consumidor de forma rápida e eficaz. A partir dele, é possível conversar diretamente com o cliente para tirar dúvidas, dar dicas e oferecer consultoria. Além disso, também é uma ótima ferramenta para aumentar as conversões no site.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o post de hoje!

Quais são os benefícios do chat online?

O chat online é uma ferramenta quase que indispensável para qualquer site empresarial. Trata-se de um canal de comunicação direto entre o consumidor e o seu negócio.

O cliente envia uma mensagem dentro do seu site e aguarda uma resposta, que pode ser automática ou feita por um atendente. Assim, é possível esclarecer qualquer dúvida que surja no processo de compra ou oferecer alternativas.

Essa ferramenta é bastante útil para otimizar a forma como o usuário acessa seu site e melhorar seu atendimento digital. Além disso, o chat online oferece uma série de benefícios para as empresas que o utilizam, como veremos a seguir.

Custos reduzidos

Investir em um suporte online não demanda um valor muito alto. Inclusive, existem algumas opções gratuitas no mercado que talvez já sirvam para o que seu empreendimento precisa.

Se você deseja uma ferramenta mais completa, pode investir em uma alternativa paga. O serviço será de maior qualidade e com mais recursos — ainda assim, a mensalidade cobrada costuma ser baixa.

O chat fica ainda mais barato se comparado com serviços de atendimento telefônico, que rendem altos custos com ligações.

Aproximação entre empresa e cliente

O relacionamento entre a organização e o consumidor é algo que pesa bastante na decisão de compra. Com o chat online, é possível conversar diretamente com o cliente; assim, seu atendimento se torna mais humanizado.

Isso gera uma aproximação e faz com que o consumidor confie mais no seu negócio.

Comunicação rápida

Muitas plataformas de atendimento online permitem que sejam definidas algumas mensagens automáticas, agilizando o suporte. E mesmo quando a resposta é feita por um atendente, ela é bem rápida.

Dessa maneira, você se comunica com o consumidor justamente na hora que ele está mais interessado no seu serviço e evita que ele busque outras opções só porque houve uma demora.

Por que o chat online ajuda a aumentar as conversões no site?

Com base nos benefícios que ele oferece, a principal vantagem do chat online é a otimização da assistência ao cliente na web. Seu site se torna mais atraente e confiável para o consumidor, o que gera mais visitantes que interagem com seu endereço eletrônico.

É possível utilizar o atendimento online como uma ferramenta de captação e conversão de leads. A partir da conversa que você constrói com o usuário, pode-se identificar problemas e dúvidas que ele possui e, com isso, oferecer soluções.

Assim, sua empresa identifica aqueles que estão mais aptos a se interessar mais pelo que ela pode oferecer.

Dentro do chat, você pode direcionar a pessoa para links específicos do seu site, como páginas de produtos ou serviços, ou para entrar em contato com um vendedor especializado. As mensagens podem ser personalizadas de acordo com as necessidades do usuário, o que faz com que ele se sinta mais envolvido com sua organização.

Com tudo isso, seu atendimento se torna mais humanizado. Os consumidores se sentem mais à vontade para tomar uma decisão quando conversam com uma pessoa, em vez de confiar apenas no que um site fala.

As possibilidades que o chat online oferece e o bom suporte que você pode realizar facilitam bastante o processo de venda. Dessa forma, as conversões que você realiza no site aumentam.

Quais cuidados devo tomar para o chat não prejudicar o site?

Não vá achando que basta colocar um chat online no seu site que suas vendas aumentarão. Existem dois fatores que podem fazer com que esse canal de comunicação, na verdade, prejudique seu empreendimento.

O primeiro deles ocorre se o atendimento online não for bom para seu modelo de negócio. A principal funcionalidade de um chat online é construir relações e permitir que se converse com o usuário para tirar dúvidas.

Esse é um tipo de situação mais comum para compras que levam mais tempo para serem feitas, ou com aspectos mais técnicos. Se sua empresa tem uma jornada de compra mais curta, o chat pode acabar distraindo ou afastando o consumidor.

Isso pode acontecer, por exemplo, em lojas virtuais de varejo, pois o usuário acessa diretamente o produto que ele está interessado. Nesse caso, fazer a compra apenas pelo site é mais fácil do que conversar com alguém.

O segundo fator é o atendimento de baixa qualidade. Se você demora a responder ou não responde com mensagens úteis, o consumidor pode perder o interesse e procurar por outras opções.

Como aprimorar o meu atendimento online?

Então, como fazer com que o chat online funcione de verdade para seu empreendimento? Reunimos algumas dicas que vão ajudar você nisso, veja só!

Defina o objetivo do chat online

Como falamos, se esse canal de comunicação não for adequado para seu modelo de negócio, ele pode acabar te prejudicando caso seja usado de qualquer jeito. Portanto, você precisa identificar como o suporte online deve se encaixar no seu site.

Para isso, pense na jornada de compra do seu cliente. Se for mais demorada, pode ser válido acompanhar o usuário desde o início. O chat pode ser ativado logo que uma pessoa entra no site, para dar qualquer auxílio.

Se a trajetória for mais rápida, isso não é tão necessário. O atendimento online pode servir apenas para a pessoa entrar em contato se tiver algum problema maior com a compra, por exemplo.

Otimize sempre o atendimento

O chat online nada mais é do que uma ferramenta que possibilita o atendimento na internet. Ele não vai fazer todo o trabalho por você. Sua empresa precisa construir estratégias para que o consumidor se sinta bem atendido.

Monte mensagens automáticas para agilizar a resposta, treine os atendentes e utilize mensagens personalizadas. Identifique o problema e sempre direcione o usuário para uma solução.

O horário de atendimento é outro fator importante. Se você não oferecer um suporte online 24 horas, deixe visível no seu site o horário em que isso será feito.

Não deixe os leads de lado depois do atendimento

Um erro comum é não transformar o usuário em um lead. Se ele não fizer a compra na hora, isso pode se tornar uma conversa perdida.

Se um atendente conversa com alguém, oriente-o a coletar dados como e-mail e telefone da pessoa. Assim, será possível entrar em contato com ela posteriormente.

E não deixe esse lead de lado. Envie mensagens interessantes e ofereça soluções por e-mail ou telefone. Isso fará com que ela se lembre da sua empresa e possa se interessar mais por voltar e fazer a compra.

E agora, entendeu como o chat online pode ser usado para aumentar as conversões no site? Fique atento às nossas dicas na hora de implementar essa ferramenta em sua página na internet. Para receber mais conteúdos que ajudarão seu negócio a vender mais, assine nossa newsletter!


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