Você deseja ter sucesso com o seu e-commerce, se tornar uma referência no mercado e obter bons números de vendas? Então, para alcançar tudo isso, você tem que se preocupar com a visibilidade online da marca.

Com a ascensão das vendas pela internet, as estratégias de marketing digital têm grande importância no planejamento das equipes. Com tantas opções disponíveis aos consumidores, é preciso se diferenciar para atrair a atenção deles e conquistar um espaço de destaque no mercado.

Se o seu objetivo também é aumentar a visibilidade online da sua marca, nosso post será extremamente útil para você. Vamos dar dicas importantes para que você alcance o sucesso. Boa leitura!

1. Estude o seu público-alvo

Estudar e conhecer o público-alvo é a base de qualquer estratégia. Uma técnica pode ter alcançado resultados incríveis com outras empresas, mas não necessariamente ela será eficiente no seu nicho de mercado. Isso porque cada público é diferente e reage de formas diversas.

É preciso entender suas necessidades, prioridades, características, formas de se posicionar e de comunicar. Com um estudo profundo, as estratégias se tornam mais eficientes, aumentando a taxa de conversão e reduzindo os custos.

2. Planeje seus passos e objetivos

Mais do que simplesmente criar estratégias e analisar os resultados, você e sua equipe precisam criar um planejamento. Sem uma definição nesse sentido, você pode acabar perdendo o rumo das ações e se afastando das metas.

Por isso, crie um planejamento para aumentar a visibilidade online. Com os dados do público-alvo já obtidos, você pode listar os principais canais de comunicação que seus potenciais clientes utilizam, as formas como buscam conhecimento, a linguagem que preferem.

Quanto mais dados relevantes do público, melhor será o planejamento das estratégias e mais eficientes elas serão.

3. Crie conteúdos relevantes

Cada vez mais os consumidores estão buscando dados para embasar suas decisões de compra. Por isso, para quem deseja aumentar a visibilidade online, um bom caminho é produzir e divulgar conteúdos relevantes.

Esses conteúdos devem abranger toda a jornada de compra dos consumidores. Ela tem início na descoberta de um problema existente, passa pelo esclarecimento das dúvidas e pela comparação das opções e, por fim, chega até a decisão de compra.

Cada estágio da jornada exige estratégias diferentes. Você não pode, por exemplo, fornecer um conteúdo muito específico sobre o seu produto para um lead que ainda está na fase de descoberta. Ele não entenderia o conteúdo e poderia até se afastar de uma possível solução.

Da mesma forma, se você enviar um material de descoberta para um lead qualificado, que já está comparando diferentes ofertas para decidir qual deve comprar, com certeza ele não terá utilidade. O possível cliente pode, inclusive, procurar uma outra fonte de conhecimento para terminar a jornada — seu concorrente!

Então, você deve planejar toda a sua jornada de compra e criar conteúdos relevantes que façam com que os potenciais consumidores percorram todo o percurso, chegando até a compra.

Lembre-se também de variar o formato dos conteúdos. Você pode e deve utilizar textos, imagens, vídeos etc.

4. Aplique as técnicas de SEO

A sigla SEO — Search Engine Optimization — representa as técnicas que aumentam a visibilidade de uma determinada página na busca orgânica. Entre outras palavras, são ações que vão evidenciar suas páginas nas buscas não pagas.

Quando os consumidores buscam uma solução para um problema existente, o Google ou outro canal de pesquisa são muito utilizados. Na página de resultados da busca, o Google mostra, nas primeiras posições, alguns anúncios patrocinados. Logo após eles, estão os resultados da busca orgânica.

Estar nas primeiras posições da busca orgânica eleva bastante a chance de um usuário abrir o seu site. Se ele não visita sua página, ele não vê seus produtos e não tem a chance de comprar. Então, para aumentar a visibilidade online, você deve conhecer e aplicar as técnicas de SEO.

Os conteúdos são boas ferramentas para aprimorar essa questão. Os textos contêm várias estratégias que são pontuadas pelo sistema de pesquisa. Uma marca que investe em um bom blog provavelmente estará entre as primeiras posições da busca.

5. Invista em anúncios patrocinados

No item anterior falamos sobre a busca orgânica, aquela não paga. Ela é uma ótima forma de exposição nas ferramentas de pesquisa. Porém, conquistar uma das primeiras posições requer planejamento, muito trabalho e tempo. As técnicas de SEO vão apresentar os resultados em médio ou longo prazo.

Para contornar essa situação e obter resultados imediatos, os anúncios patrocinados são boas opções. Com o Google Adwords você pode selecionar as melhores palavras-chave do seu mercado e avaliar um investimento.

Esse valor investido pode ser facilmente retornado se a estratégia for bem planejada. A visibilidade que os anúncios alcançam são ótimas e apresentam grandes possibilidades de negócio.

Avalie as melhores palavras-chave, entre head tail (palavras curtas, muito buscadas, mas com alta concorrência) e long tail (códigos específicos, longos, com baixa concorrência e alta taxa de conversão).

Alinhe ainda o investimento com os melhores horários e dias de acesso, de acordo com o seu público e mercado.

6. Crie um site responsivo

Com a crescente utilização dos aparelhos móveis como meio de compra e navegação, é muito importante investir em sites responsivos, aqueles que se adaptam à tela dos aparelhos sem perder a qualidade de visualização.

Dessa forma, não importa como for o acesso do usuário ao seu site, as informações serão disponibilizadas e a facilidade de acesso será mantida. Além disso, em sua última atualização o algoritmo do Google passou a privilegiar sites responsivos — ou seja, essa é uma maneira de investir também em SEO.

7. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais não poderiam estar de fora da nossa lista de dicas para aumentar a visibilidade online. Hoje, elas ocupam parte da rotina da maioria dos usuários de internet. Gastamos uma boa parte do tempo navegando, buscando informações ou como entretenimento.

Para as empresas, as redes sociais são ótimas formas de postar conteúdos, divulgar produtos, mostrar diferenciais, tudo isso com um enorme alcance.

8. Monitore sua visibilidade online

Por fim, é muito importante que você monitore a visibilidade online da sua marca. Assim como planejar os primeiros passos, controlar os resultados faz parte do ciclo.

Se você tem todas as suas estratégias bem alinhadas e consegue medir os resultados, você conseguirá identificar as ações que estão trazendo bons números e o que está deixando a desejar. Isso permitirá otimizar suas campanhas, potencializar os resultados e reduzir os custos.

Gostou de conhecer as 8 maneiras inteligentes de aumentar a visibilidade online da sua marca? Então compartilhe em suas redes sociais e passe esse conhecimento aos seus amigos!

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